WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão
Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Alimentação de Vacas Leiteiras em Pasto e em Confinamento Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Produção de Leite em Pasto Curso Prevenção e Controle de Mastite Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Melhoramento Genético de Gado de Leite Curso Manejo da Vaca Gestante no Parto e Pós-Parto Curso Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras Curso Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento Curso Conforto Animal para Maior Produção de Leite Curso Cana Ureia - Alimento de Baixo Custo para Bovinos Curso Sistema Superintensivo de Produção de Leite em Pasto Curso Ordenha Mecânica Curso Shamballah - O Segredo da Alta Produtividade Leiteira Curso Produção de Leite em Confinamento Curso Controle de Carrapato, Berne e Mosca-dos-Chifres Curso Recria de Novilhas para Produção de Leite Curso Formação e Manejo de Capineira Curso Sistemas Silvipastoris - Consórcio de Árvores e Pastagens Curso Criação de Bezerros de Raças Leiteiras para Corte Curso Pastejo Rotativo em Capim-Elefante Curso Manejo Homeopático para Gado de Leite Curso Produção de Leite Orgânico Curso Pastoreio Voisin para Gado de Leite Curso Manejo Sanitário de Bovinos para Produção Orgânica de Leite Curso Vacas Meio-Sangue para Produção de Leite Curso Avaliação, Julgamento e Preparo de Vacas Leiteiras para Eventos Curso Produção de Vitelos Áreas Afins 30Gado de Corte 17Pastagens e Alimentação Animal Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Laminite em cascos bovinos: o que é, causa e principais sintomas

A laminite é um processo inflamatório agudo das estruturas sensíveis da parede do casco, que resulta em claudicação e deformidade permanente

Laminite em cascos bovinos: o que é, causa e principais sintomas   Artigos CPT

 

A laminite é um processo inflamatório agudo das estruturas sensíveis da parede do casco, responsáveis pela formação e manutenção do casco, que resulta em claudicação e deformidade permanente do casco, afirma Pacifico Antônio Diniz Belém, professor do Curso CPT Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos.

O que causa a laminite?


É uma condição normalmente associada à ingestão excessiva de grãos, embora também possa estar associada a outros fatores, tais como genéticos, idade, fatores infecciosos como metrite, mastite etc.; fatores ambientais como, umidade, contusão, estresse, traumas, falta de exercícios ou quadros de toxemia. Dependendo da causa e intensidade, a laminite se manifesta em vários tipos de lesões.

Sintomas da laminite


A laminite pode ser aguda, crônica ou subclínica, sendo esta última a manifestação mais comum da enfermidade. Os casos agudos geralmente estão associados com doenças que causam toxemia e, ou excessivo consumo de grãos. São acompanhados de manifestação de dor intensa e expressão de grande ansiedade com tremor muscular, sudorese e aumento da frequência cardíaca e respiratória (Blood e Henderson, 1978).

Os cascos afetados ficam quentes e com sinal visível de inflamação acima deles. O animal apresenta relutância em se mover, permanecendo deitado a maior parte do tempo; se forçado a andar, tenta caminhar sobre os talões.

Nos casos crônicos, os cascos crescem em comprimento e a sola perde sua elasticidade e densidade normais, tornando-se mais quebradiça. Nessa forma, as alterações são facilmente observadas e caracterizam-se por deformações nos cascos. A claudicação pode desaparecer, embora o animal se mostre desajeitado.

A laminite subclínica é a forma mais importante da doença, porque, em geral, está associada a erros de manejo e as alterações nem sempre são observadas pelo produtor.

Lesões associadas à laminite


- Hemorragia de sola: manchas avermelhadas que variam em tamanho, causadas por lesões nos vasos sanguíneos.

- Úlcera de sola ou broca dos cascos: são feridas que causam dor e manqueira e havendo contaminação a lesão pode evoluir para abscessos ou artrites.

- Sola dupla: é uma falha momentânea na produção da sola caracterizada pela presença de duas ou mais solas separadas por espaço normalmente preenchido por sujeira.

- Doença da linha branca: infiltrações que ocorrem ao longo da linha branca decorrentes de falhas na produção da mesma.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Minha vaca foi mordida por cobra jararaca. O que fazer?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Gado de Leite.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!