WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Alimentação de Vacas Leiteiras em Pasto e em Confinamento Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Produção de Leite em Pasto Curso Prevenção e Controle de Mastite Curso Manejo da Vaca Gestante no Parto e Pós-Parto Curso Melhoramento Genético de Gado de Leite Curso Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento Curso Cana Ureia - Alimento de Baixo Custo para Bovinos Curso Conforto Animal para Maior Produção de Leite Curso Sistema Superintensivo de Produção de Leite em Pasto Curso Shamballah - O Segredo da Alta Produtividade Leiteira Curso Ordenha Mecânica Curso Produção de Leite em Confinamento Curso Controle de Carrapato, Berne e Mosca-dos-Chifres Curso Recria de Novilhas para Produção de Leite Curso Formação e Manejo de Capineira Curso Sistemas Silvipastoris - Consórcio de Árvores e Pastagens Curso Criação de Bezerros de Raças Leiteiras para Corte Curso Pastejo Rotativo em Capim-Elefante Curso Pastoreio Voisin para Gado de Leite Curso Produção de Leite Orgânico Curso Vacas Meio-Sangue para Produção de Leite Curso Manejo Sanitário de Bovinos para Produção Orgânica de Leite Curso Avaliação, Julgamento e Preparo de Vacas Leiteiras para Eventos Curso Produção de Vitelos Áreas Afins 30Gado de Corte 17Pastagens e Alimentação Animal 2Produção Orgânica de Leite Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Alimentação de bovinos com cana ureia oferta forragem de valor nutritivo e baixo custo

A utilização da cana-de-açúcar, na alimentação de bovinos, consiste em um importante aliado para o desenvolvimento do rebanho e para a redução de custo na propriedade

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2267/m-cana.JPG

A cana consiste, hoje, em uma das mais importantes plantas forrageiras na alimentação animal.

A estacionalidade das pastagens determina a necessidade de se produzir e conservar forragens para uso na época de escassez, visando assegurar níveis estáveis de produção de leite e reprodução do rebanho. Diante disso, a Embrapa Gado de Leite vem desenvolvendo pesquisa e transferência de tecnologias orientadas para a produção e uso da cana-de-açúcar, enriquecida com ureia, na alimentação de bovinos no período da seca.

A opção pela cana-de-açúcar levou em conta os atributos favoráveis: cultura permanente, exigindo poucos tratos; baixo custo de produção; elevados rendimentos de forragem rica em açúcar e bem consumida pelo gado; e o fato de dispensar conservação. Também devemos considerar que, economicamente, a mesma é muito importante, sendo utilizada para produção de açúcar; álcool; aguardente; forragem e subprodutos, como: pontas de cana, bagaço, melaço, torta de filtro, vinhaça dentre outros.

Além dessa importância para o setor econômico, ainda tem a questão social. A cana gera milhões de empregos (diretos e indiretos) no pais. No Brasil, existem duas épocas de safra, devido a condições climáticas. No chamado Norte açucareiro (estados da região nordeste), a safra se inicia em agosto/setembro e vai até março/abril. No Sul açucareiro (estados produtores do Centro-Sul), o qual Minas Gerais faz parte, a safra se inicia em maio e se estende até novembro/dezembro.

A cana consiste, hoje, em uma das mais importantes plantas forrageiras (sem contar o uso de subprodutos da indústria sucroalcooleira na alimentação animal), contribuindo para reduções significativas nos custos. Apresenta alto potencial de produção, com cerca de 100 t/ha de massa verde e 30t/ha de matéria seca (média de quatro cortes).

A cana é uma das poucas plantas forrageiras que, depois de crescer ao longo da época das chuvas, consegue manter a qualidade nutricional nesse período. Uma das únicas que, justamente no auge da seca, atinge a sua mais alta qualidade nutricional. Apesar de apresentar um baixo teor de proteína, componente vital para a mantença e o crescimento, para o sistema imunológico dos bovinos e para a produção, esse pode ser corrigido.

A ureia, por ser uma fonte de nitrogênio não-proteica (NNP) de baixo custo e fácil utilização, é adequada para corrigir o baixo conteúdo proteico da forragem da cana. Pesquisas mostram que o emprego da tecnologia cana + ureia é uma estratégia de fácil implementação e reduzido investimento, capaz de assegurar uma maior oferta de forragem de bom valor nutritivo e de baixo custo, aplicável na maioria das fazendas produtoras de leite no Brasil.

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2267/m-cana-ureia.jpg

Para obter altas produções, a cultura da cana-de-açúcar deve ser tecnicamente bem estabelecida e manejada.

Para obter altas produções, a cultura da cana-de-açúcar deve ser tecnicamente bem estabelecida e manejada. Com potencial para produção de 120 t/ha/ano de forragem, a cana é um recurso forrageiro incomparável, com grande potencial para incrementar a indústria de gado nos trópicos. É uma tecnologia simples, de fácil implementação, tornando-se especialmente indicada para produtores com baixa capacidade de investimento.

Com o objetivo de levar informações acerca da utilização da cana corrigida com ureia na alimentação do gado, o CPT – Centro de Produções Técnicas elaborou o curso “Cana Ureia -  Alimento de Baixo Custo para Bovinos”, no qual você receberá informações do pesquisador Rodolpho de Almeida Torres, da Embrapa Gado de Leite, pioneiro nas pesquisas com a cana na alimentação de bovinos.

No curso são abordados os assuntos: uso da cana em diferentes condições; categoria animal e raça; aspectos nutricionais da cana; a ureia corrigindo o baixo teor de proteína; formação e cultivo do canavial; uso da cana com ureia; da colheita ao fornecimento; problemas na utilização; e erros mais comuns cometidos pelos usuários da cana-ureia.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

A adoção dessa tecnologia pode contribuir para o aumento e estabilização da produção de leite aos níveis obtidos durante o período das chuvas. Ajuda, também, na redução da idade ao primeiro parto e do intervalo de partos, manutenção das altas taxas de lotação obtidas pela intensificação, e manejo das pastagens, com retornos econômicos.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!