WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Manejo de papagaios, araras e maritacas

Nutrição e instalações adequadas são fatores essenciais para manutenção da saúde e procriação dos psitacídeos

Manejo de papagaios, araras e maritacas


Os papagaios, araras e maritacas, na verdade, fazem parte de um grande grupo de aves, os Psittaciformes, chamados popularmente de aves de bico torto.

Esse grupo ocorre não só na América do Sul, mas, também, na África e Austrália; possui mais de trezentas espécies e adicionalmente algumas centenas de subespécies e raças artificiais criadas pelo homem, como os diversos periquitos e agapornis. Os chamados Psitacídeos sul americanos possuem cerca de 65 espécies.

A primeira importação de psitacídeos foi feita pela Europa em 327 a.C., quando um soldado do exército de Alexandre, o Grande, chamado Oneskritosde, resolveu levar para a Grécia algumas aves como lembrança, em seu retorno, após a campanha na Índia contra os Persas. Este contrabando surtiu tanto efeito que, após aquela data, as exportações da Ásia para Europa não pararam.

Essa grande atração que os psitacídeos exercem sobre o homem tem um enorme preço para essas aves. Esse grupo, além de sofrer com a destruição de seus ambientes naturais, sofre com a intensa coleta para abastecimento do mercado de pets.

"Realmente, de todas as demais aves, a ordem Psittaciformes é a que possui maior número de espécies ameaçadas de extinção”, afirma Paulo Augusto Ribeiro Machado, professor do curso Criação Comercial de Papagaios, Araras e Maritacas, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.


Atualmente, uma das soluções para a preservação dos psitacídeos é a sua criação comercial. Sabe-se que a repressão ao tráfico, por mais forte que seja nunca conseguirá acabar com ele. Além disso, o homem tem necessidade de conviver com animais silvestres desde a pré-história.

Assim, pode-se deduzir que é muito difícil impedir que alguém compre um papagaio, mas pode-se fazer com que se compre esta ave de um criador devidamente registrado.


Viveiros e Ninhos Adequados


Pode-se construir um conjunto de viveiros aéreos feitos com tela soldada à prova de camundongos e pardais. Esta possui a vantagem de ser mais higiênica e não exigir armações fortes, porém, é mais cara e de difícil aquisição no país. Como alternativa, pode-se usar tela trançada.

No entanto, o arame deve ser sempre galvanizado e de muito boa qualidade. Como os psitacídeos usam o bico para auxílio na locomoção vertical, já foram observados casos de intoxicação pela ferrugem ou resíduos de metal em aves que habitavam viveiros com telas de má qualidade.

Da mesma forma, é muito importante que os locais onde ficarão os ninhos e comedouros sejam protegidos contra chuvas ou excesso de calor. Assim, deve-se colocá-los em local coberto com telha. Também é interessante permitir certa privacidade às aves perto do local dos ninhos.

Os mais eficientes são aqueles feitos de madeira, podendo possuir várias formas o que depende da espécie de ave em questão. A forma do ninho mais usada e aceita é a retangular. Esta pode ser vertical ou horizontal, ou seja, respectivamente mais fundo ou mais largo.


Dimensões Ideais dos Viveiros e Ninhos


Pode-se, portanto, construir viveiros intermediários que, ao mesmo tempo, contenha as aves e confira certa possibilidade de exercício. Daí a importância dada ao comprimento dos viveiros, permitindo um voo reto e economizando espaço. Para araras maiores, as medidas do viveiro são 4 x 1,5 x 2 ou 6 x 1,5 x 2 m , já as medidas do ninho são 40 x 40 x 90 ou 75 x75x90.

Para papagaios e araras menores, as medidas do viveiro são 3 x 1,2 x 1,5 m , já as medidas do ninho são 35 x 35 x 60 . Finalmente, para as jandaias, as medidas do viveiro são 2 x 0,9 x 1,5 m , já as medidas do ninho são 20 x 20 x 50.


Manejo com os Poleiros


Os poleiros podem influenciar consideravelmente na fertilidade dos ovos. Deve-se sempre colocá-los na horizontal, tomando o cuidado para não escolher poleiros muito grossos ou finos.

A ave deve ser capaz de agarrá- los com firmeza, do contrário, pode não ter equilíbrio na hora do cruzamento. Podem ser colocados apenas dois poleiros nas extremidades dos viveiros para incentivar o voo.

A madeira deve ser macia porque os poleiros também servem como um brinquedo para a ave poder roer, exigindo, portanto, frequentes trocas.


Aspectos Relacionados à Alimentação


A semente de girassol, antigamente dada como o alimento básico para a maioria dos psitacídeos, hoje é vista apenas como um dos importantes itens alimentares que, entretanto, deve ser oferecido com cuidado. Apesar do seu excelente nível proteico, o girassol contém uma alta concentração de lipídeos.

Sua administração em excesso engorda a ave e aumenta muito o nível de colesterol no sangue, provocando uma baixa atividade sexual e infertilidade do casal.

Daí a necessidade de se balancear a dieta das aves, fornecendo a elas frutas, legumes e verduras, estes devem ser dados como complemento a uma alimentação básica composta de ração especial e sementes variadas (tanto leguminosas como cereais).

Sementes e ração devem ser dados preferencialmente na parte da tarde por serem mais resistentes ao sol e poderem passar a noite sem perder a qualidade nutricional ou se deteriorarem. Frutas, legumes e verduras, fundamentais para os psitacídeos, são dados na parte da manhã, quando o tempo está mais fresco.

Confira mais informações, acessando os cursos da área Animais Silvestres.
Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Adriano S Weber

24 de set. de 2022

Boa tarde gostaria de mais informações sobre o curso.

Resposta do Portal Cursos CPT

26 de set. de 2022

Olá, Adriano ! Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site.

Fico feliz por ter gostado do nosso conteúdo! 

O CPT disponibiliza cursos em diversas área. O aluno ao adquiri-los terá a oportunidade de se capacitar ainda mais na área desejada.

Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados no curso.

Abraços!

JOAO CARLOS ALCANTARA MAGALHAES JUNIOR

13 de jul. de 2020

Gostaria de informações sobre o curso

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de jul. de 2020

Olá, João Carlos

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Ficamos felizes em saber do seu interesse em nosso curso. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika Lopes



Júlia Maria Ferraz Curvelo

2 de jul. de 2020

Olá, gostaria de receber mais informações sobre o curso de treinamento de papagaios! Aguardo retorno.

Resposta do Portal Cursos CPT

14 de jul. de 2020

Olá, Júlia!

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,

Cursos CPT

Arthur Lisboa

21 de ago. de 2019

Gostaria de saber a respeito do curso, aguardo o retorno.

Resposta do Portal Cursos CPT

26 de ago. de 2019

Olá Arthur Lisboa,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes em saber que se interessou por nosso curso, em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos a respeito do curso.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Maya Valentina Carvalho monteiro

2 de jun. de 2019

O curso de manejo e criação de araras, papagaios e maritacas, você possui para venda? Se tiver, como posso adquirir?

Resposta do Portal Cursos CPT

3 de jun. de 2019

Olá Maya Valentina Carvalho,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

No momento, ainda não possuímos cursos sobre o manejo de tais aves.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Claudia Gonçalves

5 de fev. de 2019

Boa tarde, gostaria de fazer o curso para papagaios. Aguardo um contato. Obrigada Att Claudia Gonçalves

Resposta do Portal Cursos CPT

5 de fev. de 2019

Olá Claudia,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações sobre os cursos.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Maria do Carmo P Jardim

24 de mai. de 2017

Quero fazer o curso para manejo de papagaios. Aguardo retorno.

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de mai. de 2017

Olá Maria do Carmo,

Para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Marcos Menegassi

17 de mai. de 2017

Boa Tarde, como faço para adquirir o material do curso sobre criação de Araras?? Att, Marcos

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de mai. de 2017

Olá Marcos,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Douglas Roberto SIlva

11 de out. de 2016

Bom dia, gostei muito da sua matéria, eu estou fazendo um trabalho sobre as Maritacas com meus alunos para um Torneio de Robótica da First Lego League e gostaria de saber se você pode nos ajudar, dando uma entrevista, via e-mail ou Skype.

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de out. de 2016

Olá Doulgas,

Por encaminhe um e-mail para grupocpt@gmail.com.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Érika Leão

19 de jul. de 2016

Bom dia! Gostaria de saber sobre a convivência de papagaio e maritaca no mesmo viveiro. Obrigada

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de jul. de 2016

Olá Érika,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. É recomendado que estas aves fiquem separadas.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?