WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O segundo maior roedor do Brasil? A paca. Conheça!

A paca (Agouti paca) pode medir cerca de 70 cm e pesar até 10 kg, representando um dos maiores roedores do Brasil, perdendo, em tamanho, para a capivara

O segundo maior roedor do Brasil? A paca. Conheça!   Artigos Cursos CPT

 

A paca (Agouti paca) pode medir cerca de 70 cm e pesar até 10 kg, representando um dos maiores roedores do Brasil, perdendo, em tamanho, para a capivara. Em geral, só tem um filhote por vez e até duas gestações por ano.

“Notívaga, a paca se alimenta de frutas e raízes. Assim como a capivara, era encontrada originariamente em quase todo Brasil”, afirma Prof. Fábio Morais Hosken, professor do Curso CPT Criação Comercial de Paca.

Caracteriza-se pelo seu pelame duro e eriçado, vermelho com manchas brancas. As pernas são fortes e terminam em grandes unhas afiadas. Possui quatro dedos nas patas dianteiras e cinco nas traseiras. Sua cauda é minúscula. O comprimento corpóreo da paca é mensurado da cabeça à base da cauda (varia de 32 a 80 cm), com peso variando de 8 a 12 kg, mas podendo chegar até aos 14 kg.

Quanto à gestação verificou-se, por meio de estudos ultrassonográficos, que o período dura entre 135 e 139 dias. Contudo, podem ser observadas até duas gestações por ano, com o nascimento de um filhote em cada parto, medindo aproximadamente 33 cm e pesando em média 741 gramas.

Com a extremidade posterior do corpo mais alta que a anterior, tem as pernas curtas, a cauda reduzida a um cotoco, a cabeça grande e certas saliências nos ossos malares que servem como caixas de ressonância na produção de sons. O pelo castanho, curto e lustrosos, apresenta cinco faixas irregulares de manchas esbranquiçadas dispostas em sequência e mais visíveis nos flancos. Nas patas traseiras, os dedos são providos de cascos.

Espécie menor e de pelo mais denso, a paca-das-montanhas (Cuniculus ou Stictomys taczanowskii) vive nos Andes. Já a pacarana (Dinomys branickii), mamífero roedor da região amazônica, bem mais raro, pertence a outra família, a dos dinomiídeos, e se distingue por ter a cauda algo mais longa e todas as unhas transformadas em cascos.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Como vivem as pacas? Como se comportam na natureza e em cativeiro?
- É permitido caçar pacas no Brasil? Sim ou não e por quê?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Animais Silvestres.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?