WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Esquenta Black Friday 25%OFF nos cursos online

É permitido caçar pacas no Brasil? Sim ou não e por quê?

Não. A caça à paca está relacionada a dois fatores principais: destruição de lavouras e o sabor de sua carne. A caça predatória e indiscriminada, porém, ameaçam a espécie de extinção

É permitido caçar pacas no Brasil? Sim ou não e por quê?   Artigos Cursos CPT

 

Embora atualmente esteja em risco de extinção, a paca já foi um animal abundante do sul do México até a Argentina. A população de pacas era tão grande que foi estabelecido período de caça para controle populacional.

“Os desmatamentos, queimadas, expansão agropecuária e alterações climáticas decorrentes dessas práticas forçaram os animais a procurarem alimento nas lavouras próximas ao seu habitat. Para resolver a questão, os governos dos vários países instituíram novas temporadas de caça”, afirma Prof. Fábio Morais Hosken, professor do Curso CPT Criação Comercial de Paca.

A princípio, os caçadores deixavam os animais abatidos na floresta, que se tornavam fonte de alimento para aves de rapina e outros animais. Mas, aos poucos, os próprios guias dos caçadores, moradores locais, passaram a consumir a carne das pacas. Em pouco tempo, o alimento ganhou a mesa dos restaurantes mais requintados de todo o país, e as pacas passaram a ser abatidas também para a venda.

Resultou-se, então, em uma drástica diminuição da população de pacas em todas as regiões. Em consequência, as temporadas de caça foram proibidas e o animal passou a ser protegido por lei. Foi aí que o animal começou a ser criado em cativeiro.

A caça à paca está relacionada a dois fatores principais: a destruição das lavouras de cana-de-açúcar, mandioca e outros, e o sabor de sua carne. A destruição de seu habitat e a caça predatória e indiscriminada, porém, ameaçam a espécie de extinção.

Por sua vez, onde a população de paca acaba ou diminui, desequilibra-se a cadeia alimentar. Vários felinos e outros carnívoros dependem da paca, entre outras presas, para viver. É bom lembrar que nas regiões onde falta a caça cresce o número de relatos de ataques promovidos por onças, lobos, cachorros-do-mato e outros predadores a criações de animais domésticos.

Com o crescente interesse dos consumidores por carnes exóticas e as novas técnicas de reprodução, criar paca em cativeiro pode vir a ser o investimento dos sonhos de muita gente. Afinal, para os especialistas em interpretação, sonhar com paca é sinal de lucros nos negócios e boas perspectivas de vida. E nós, ainda, podemos realizar o sonho de provar essa carne incomparável, sem depender da caça.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Como vivem as pacas? Como se comportam na natureza e em cativeiro?
- O segundo maior roedor do Brasil? A paca. Conheça!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Animais Silvestres.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!