WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Além de exótica, a carne da Capivara é muito apreciada pelo mercado consumidor

A carne de capivara tem-se mostrado uma promissora alternativa de consumo por possuir características muito apreciadas pelo público consumidor como qualidade e baixo teor de gordura

Além de exótica, a carne da Capivara é muito apreciada pelo mercado consumidor

 

Atualmente, nos grandes centros consumidores, observa-se a formação cada vez maior de um mercado de carnes exóticas. A carne de capivara, dentro deste contexto, tem-se mostrado uma promissora alternativa por possuir várias características muito apreciadas pelo público consumidor, como qualidade e baixo teor de gordura.

Uma das grandes vantagens na comercialização da carne de capivara para o consumo humano é o fato de se colocar no mercado uma carne de qualidade, semelhante à do suíno, mas com gordura menos saturada, de maior densidade, rica em ácidos graxos e ômega-3. Esses ácidos graxos possuem a propriedade de reduzir o colesterol e as gorduras de baixa densidade no sangue.

A capivara é um animal de criação, cujo processo de produção pode ficar próximo ao orgânico, pois elas, em geral, são criadas em sistema semi-intensivo a campo, com baixo uso de insumos, permitindo, assim, atingir maior nível de sustentabilidade na criação.

A carne de capivara é considerada saudável, pelo baixo teor de gordura e pela composição dessa fração lipídica. As partes nobres, como pernil e lombo, já são comercializadas regularmente, em alguns pontos específicos de venda, principalmente nas grandes cidades. Além da carne, o interesse comercial pela capivara concentra-se na sua pele bastante elástica, resistente e suave, sendo ótima para a fabricação de luvas, bolsas e calçados.

Saiba tudo sobre a criação de animais silvestres, acessando os Cursos CPT, da área Animais Silvestres, entre eles o Cursos Criação de Capivaras, produzidos pelo Centro de Produções Técnicas.

Aprimore seus conhecimentos sobre a criação de capivaras, acessando os artigos abaixo e sinta-se mais seguro para iniciar o seu próprio negócio. Confira!

Capivara - sistemas de criação e manejo para a produção de carne

Capivara - organização social em cativeiro e genitália

Capivara - vantagens econômicas da criação em cativeiro

Capivara - instalações para a criação em cativeiro em sistema intensivo de produção

Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

paulo eduardo

1 de jul de 2014

Tenho interesse na criação da capivara mais não sei como começar queria alguma dica ?

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de jul de 2014

Olá, Paulo!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Quem pode criar capivaras? Todos os produtores rurais podem criar capivara, desde o pequeno produtor até a empresa rural. Todos eles têm de entrar pelo menos no processo que é a oficialização do criadouro, junto ao órgão ambiental (Ibama). Na propriedade algumas características são necessárias como: presença de água em abundância, algum resto de mata e disponibilidade de forrageiras para alimentação desse animal.

Tendo estas características, então a propriedade pode ser utilizada como um possível criadouro de capivaras.

O rebanho deve ser adquirido de outros criadores ou capturado no ambiente natural com autorização do órgão ambiental (Ibama). Os animais deverão pertencer a um mesmo grupo, para evitar infanticídio. Estima-se que um criadouro em escala comercial deve prever instalações para 30 matrizes ou mais.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

 

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!