
Atualmente, nos grandes centros consumidores, observa-se a formação cada vez maior de um mercado de carnes exóticas. A carne de capivara, dentro deste contexto, tem-se mostrado uma promissora alternativa por possuir várias características muito apreciadas pelo público consumidor, como qualidade e baixo teor de gordura.
Uma das grandes vantagens na comercialização da carne de capivara para o consumo humano é o fato de se colocar no mercado uma carne de qualidade, semelhante à do suíno, mas com gordura menos saturada, de maior densidade, rica em ácidos graxos e ômega-3. Esses ácidos graxos possuem a propriedade de reduzir o colesterol e as gorduras de baixa densidade no sangue.
A capivara é um animal de criação, cujo processo de produção pode ficar próximo ao orgânico, pois elas, em geral, são criadas em sistema semi-intensivo a campo, com baixo uso de insumos, permitindo, assim, atingir maior nível de sustentabilidade na criação.
A carne de capivara é considerada saudável, pelo baixo teor de gordura e pela composição dessa fração lipídica. As partes nobres, como pernil e lombo, já são comercializadas regularmente, em alguns pontos específicos de venda, principalmente nas grandes cidades. Além da carne, o interesse comercial pela capivara concentra-se na sua pele bastante elástica, resistente e suave, sendo ótima para a fabricação de luvas, bolsas e calçados.
Saiba tudo sobre a criação de animais silvestres, acessando os Cursos CPT, da área Animais Silvestres, entre eles o Cursos Criação de Capivaras, produzidos pelo Centro de Produções Técnicas.
Aprimore seus conhecimentos sobre a criação de capivaras, acessando os artigos abaixo e sinta-se mais seguro para iniciar o seu próprio negócio. Confira!
Capivara - sistemas de criação e manejo para a produção de carne
Capivara - organização social em cativeiro e genitália
Capivara - vantagens econômicas da criação em cativeiro
Capivara - instalações para a criação em cativeiro em sistema intensivo de produção
Por Silvana Teixeira
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

paulo eduardo
1 de jul de 2014Tenho interesse na criação da capivara mais não sei como começar queria alguma dica ?

Resposta do Portal Cursos CPT
2 de jul de 2014Olá, Paulo!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Quem pode criar capivaras? Todos os produtores rurais podem criar capivara, desde o pequeno produtor até a empresa rural. Todos eles têm de entrar pelo menos no processo que é a oficialização do criadouro, junto ao órgão ambiental (Ibama). Na propriedade algumas características são necessárias como: presença de água em abundância, algum resto de mata e disponibilidade de forrageiras para alimentação desse animal.
Tendo estas características, então a propriedade pode ser utilizada como um possível criadouro de capivaras.
O rebanho deve ser adquirido de outros criadores ou capturado no ambiente natural com autorização do órgão ambiental (Ibama). Os animais deverão pertencer a um mesmo grupo, para evitar infanticídio. Estima-se que um criadouro em escala comercial deve prever instalações para 30 matrizes ou mais.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos