WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Criação de serpentes: um ramo interessante para se explorar

O veneno das serpentes contém substâncias que apresentam muito valor principalmente para a indústria farmacêutica

 Criadores de serpentes

A criação de serpentes ainda não é muito praticada no Brasil. Apesar disso, a extração de venenos desses répteis é um negócio vantajoso, devido ao elevado valor de mercado dessas substâncias, principalmente para o mercado farmacêutico.

O veneno é composto por misturas biológicas complexas de toxinas, enzimas e outras substâncias ativas. Além disso, concentra componentes com funções essenciais na coagulação sanguínea, pressão arterial, agregação plaquetária, transmissão dos impulsos nervosos, funções analgésicas e até anticancerígenas. Muitas outras utilidades para o veneno ainda têm sido pesquisadas, com estudos já avançados no assunto.

Entre os principais motivos para a pouca exploração desse nicho está o fato dessa atividade ser exótica, que a princípio causa estranhamento, principalmente pelo fato de a serpente ser um animal temido por muitos. Configura-se também como um negócio com pouca informação instrucional. Outro empecilho para a sua disseminação são as exigências dos órgãos ambientais que fiscalizam rigorosamente práticas desse caráter, que envolva animais silvestres.

Mas, não se engane com seu alcance limitado, pois de fato essa é uma área lucrativa. Por contribuir muito com pesquisas farmacêuticas e ser uma atividade restrita, que poucos dispõem, seu valor de mercado é excelente.

Pela lógica de mercado, sabemos que quando algo representa um grande valor e é explorado por poucos, com oferta limitada e demanda considerável, o preço desse serviço ou produto será alto, proporcionando um lucro satisfatório para os ofertantes.

Com o objetivo de levar conhecimento técnico aos interessados na criação desses animais, o CPT – Centro de Produções Técnicas, elaborou o curso “Criação de Serpentes para Produção de Veneno”, que aborda a criação de serpentes capazes de inocular peçonha, sobretudo, no que diz respeito à produção para fins farmacêuticos. Nesse curso, você receberá informações do doutor Stefan Tutzer, biólogo formado pela Universidade de Hohenheim, Stuttgart, Alemanha, e especialista em herptologia, que vem trabalhando com serpentes há mais de vinte anos, em quase todos os continentes.

Características das serpentes

 Extração do veneno da serpente

As serpentes surgiram por volta de 110 a 150 milhões de anos atrás, descendendo provavelmente de lagartos de hábitos subterrâneos, que perderam seus membros com o passar do tempo evolutivo.

No Brasil, é comum chamarmos as serpentes de “cobras”, termo trazido pelos portugueses na época da colonização. Os estrangeiros denominam como cobras apenas as serpentes “najas” da África e Ásia. Mas, em nosso país, a palavra “cobra” é utilizada para denominar diversos animais de corpo alongado, sejam eles serpentes verdadeiras ou não.

Todas as serpentes atuais apresentam algumas características que facilitam sua identificação, podemos citar :

* Corpo alongado e sem membros;
* Corpo coberto por escamas;
* Olhos sem pálpebras móveis;
* Língua bifurcada.

Infraestrutura do criadouro

Todos os animais que vivem em cativeiro precisam ter boas instalações para que sobrevivam. Aqueles que são criados com o objetivo de produzir veneno precisam de conforto, um ambiente tranquilo e pessoas competentes, que saibam manuseá-los para alcançar os objetivos propostos.

Para a instalação de um criadouro de serpentes para a extração de veneno, recomendam-se as seguintes instalações:

Internas

Sala de quarentena – sala de triagem, local de recepção dos animais e daqueles que, porventura, estejam com algum problema ou que precisem estar em observação constante.

Laboratório – local destinado aos cuidados com as serpentes, pesquisas e aplicação de medicamentos. Os medicamentos mais utilizados são vitaminas; aplicação de cálcio; soro; remédios diversos para combate a infecções e controle de parasitas, remédios para cura de ferimentos, e outros.

Biotério – local destinado à criação e à manutenção de camundongos e ratos utilizados na alimentação das serpentes. Em biotérios, também são criados aves, insetos e outros répteis que servirão de alimentos a outros animais.

Além desses locais, os ambientes externos também são importantes para a serpente encontrar as condições ideais para a produção do veneno.

O ambiente externo das serpentes é importante para a produção do veneno

Externas

Sistema de criação aberta – baias ao ar livre que contêm uma série de instalações, algumas em área externa, cercadas com telas que impedem a passagem dos animais; piso gramado; grutas; uma parte ensolarada e outra com sombra. Tudo isso para imitar o seu habitat natural.

Sistema de criação em terrários – Geralmente construídos em alvenaria, seu tamanho irá variar dependendo da espécie, dos hábitos e do número de exemplares que viverá neles. Os terrários possibilitam também a exposição dos animais para visitação

Berçário – Criação de sistema aberto, construído em alvenaria e destinado à manutenção de filhotes e serpentes jovens, até se tornarem adultas.

Serpentário extensivo
– São as baias que atenderão aos animais. Elas podem ser cercadas com tela ou feitas com muros de alvenaria, isso depende do grau de perigo oferecido pela espécie que habitará o local.

Essas são apenas algumas informações sobre o mundo das serpentes. No curso do CPT, é mostrada uma infinidade de instruções sobre como é o tratamento adequado desses répteis.

Em meio a ramos de negócios pouco lucrativos, estão outras alternativas interessantes que pela suas especificidades geram valor agregado para o executor. A criação de serpentes é uma delas.

Aproveite esse segmento de mercado pouco explorado, busque capacitação e atinja excelentes retornos.

Leia também:

Veneno obtido da criação de cobras é arma na indústria farmacêutica

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Giorgio Gonçalves

29 de out de 2019

Excelente artigo, bem esclarecedor. Há anos venho acompanhando o nicho e por ser da área de engenharia de processos biológicos, me sinto mais atraído ainda por esses animais. Espero receber novidades do assunto, pois investirei no ramo. Como faço pra começar a elaborar meu plano de negócios?

Resposta do Portal Cursos CPT

30 de out de 2019

Olá,Giorgio 

Como vai?

Ficamos felizes em saber que o nosso artigo contribuiu para o seu conhecimento.

O CPT disponibiliza diversos cursos que auxiliarão você!

Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados no curso em questão.

Atenciosamente,

Erika Lopes

Francisco Timbó Farias Júnior

14 de set de 2019

Gostaria de saber se o curso vai ensinar como adquirir as serpentes, pois procurei na internet e não achei.

Resposta do Portal Cursos CPT

16 de set de 2019

Olá Francisco Timbó Farias,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre o curso de criação de serpentes.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Lenilson lobo

15 de mai de 2019

Quero criar serpente! Como posso me informar mais a fundo sobre a prática de criar serpentes? E onde fazer o curso aqui na BA?

Resposta do Portal Cursos CPT

16 de mai de 2019

Olá Lenilson Lobo,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos em relação ao curso sobre a criação de serpentes. Com ele, você aprenderá os principais segredos para ter sucesso com a criação de cobras.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Gessé schardosim

13 de abr de 2019

Gostaria de iniciar no negócio de criação de serpentes para extração de venenos , preciso apenas do curso ? Gostaria de todos os esclarecimentos , obrigada . Fico no aguardo

Resposta do Portal Cursos CPT

15 de abr de 2019

Olá Gessé,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Para mais informações sobre o curso, nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Luiz Carlos Ribeiro

20 de mar de 2019

Boa tarde, gostaria de receber informações sobre o curso e sobre algumas dúvidas.

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de mar de 2019

Olá Luiz,

Agradecemos a visita e comentários em nosso site.

Para mais informações, nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Nabil Tarcisio Minozzo

12 de mar de 2019

Ainda é um bom negócio?fazendo o curso montando o serpentário como consigo chegar até os clientes?

Resposta do Portal Cursos CPT

15 de mar de 2019

Olá, Nabil!

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. O nosso curso Criação de Serpentes Para Produção de Veneno traz todas as informações necessárias para investir nessa área. Em breve, nossas consultoras entrarão em contato para mais informações sobre o curso.

Atenciosamente,

Lorena Tolomelli

MEIDER MANUEL LEISTER PEREIRA

26 de abr de 2018

Gostaria de saber saber a respeito do curso e instrução de criação do serpentário, aqui em MT. Gostaria de saber passo a passo desde a criação até a venda do veneno.

Resposta do Portal Cursos CPT

26 de abr de 2018

Olá Meider,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso a Distância Criação de Serpentes para Produção de Veneno.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

antonio moreira da silva filho

10 de abr de 2018

Tenho sitio em Santa Catarina como faço para começar o serpentário existe curso em campinas sp ????

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de abr de 2018

Olá Antônio,

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso a Distância Criação de Serpentes para Produção de Veneno.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

José Edson Monteiro

8 de abr de 2018

Eu gostaria de saber mais, eu moro no interior de São Paulo, tem algum serpentário por perto, que dá cursos ou palhetas.

Resposta do Portal Cursos CPT

9 de abr de 2018

Olá José Edson,

Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Ubirajara A Madruga

2 de fev de 2018

Preciso melhores esclarecimentos sobre reconhecimento do curso pelo ibama

Resposta do Portal Cursos CPT

5 de fev de 2018

Olá Ubirajara,

O Curso, é um curso de capacitação a distância livre na criação de serpentes. A criação em si e montagem do serpentário que devem ser sim reconhecidos pelo Ibama. Para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!