WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

#fiqueemcasa Vamos nos unir nessa corrente: só o conhecimento constrói o amanhã!

Criação de pacas - alternativa econômica de produção e conservação do meio ambiente

A criação de pacas, adaptada às condições ambientais locais, favorece a conservação das matas, é uma alternativa de diversificação de produção e causa menos danos ao meio ambiente

Criação de pacas - alternativa econômica de produção e conservação do meio ambiente

 

A criação de animais silvestres, entre eles a paca, em áreas próximas à capoeiras, junto a florestas e reservas, pode ser uma importante alternativa econômica, já que o consumo da carne desses animais é uma realidade, mesmo sem a existência de um mercado formal desse produto. Neste sentido, a criação de pacas adaptadas às condições ambientais locais favorece a conservação das matas, é uma importante alternativa de diversificação de produção e causa menos danos ao meio ambiente.

O termo "paca" se origina do nome tupi para o animal paka, que também significa vigilante, desperto e sempre atento. Embora atualmente esteja em risco de extinção, a paca já foi um animal abundante do sul do México até a Argentina. A população de pacas era tão grande que foi estabelecido período de caça para controle populacional. A princípio, os caçadores deixavam os animais abatidos na floresta, que se tornavam fonte de alimento para aves de rapina e outros animais. Mas, aos poucos, os próprios guias dos caçadores, moradores locais, passaram a consumir a carne das pacas.

“Em pouco tempo, o alimento ganhou a mesa dos restaurantes mais requintados de todo o país, e as pacas passaram a ser abatidas também para a venda. Em pouco tempo, a população de pacas diminuiu drasticamente. Em consequência, as temporadas de caça foram proibidas e o animal passou a ser protegido por lei. Foi aí que o animal começou a ser criado em cativeiro”, afirma o professor Fábio M. Hosken, do curso Criação Comercial de Paca, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Devido aos desmatamentos, queimadas, expansão agropecuária e alterações climáticas decorrentes dessas práticas, as pacas são obrigadas a procurarem alimento nas lavouras próximas ao seu habitat, o que as coloca frente a frente com o seu maior caçador: o homem. O maior caçador da paca, como já mencionado, é o homem, e em seguida o cachorro-do-mato. Quando esses dois se unem, a presa não tem saída. O cachorro mantém a paca acuada na toca e o caçador só tem o trabalho de capturar o animal.

A melhor época de caça é a das chuvas (de novembro a abril). É época de mais frutos, fica mais fácil encontrar os animais, além do que o solo úmido abafa o ruído dos passos do caçador e facilita a identificação dos rastros. Na seca (ou verão) a caça se expõe menos, e o barulho das folhas secas denuncia a aproximação do caçador.

Depois de presas, o processo de adaptação das pacas ao cativeiro é, em geral, lento e complexo, porém, modificando o comportamento original durante as fases iniciais da sua vida, elas se convertem em um animais sociáveis, perdendo sua agressividade. Vivendo em grupos, em vez de pares, é possível aumentar as taxas de reprodução, tornando a criação uma atividade rentável.

Por fim, em virtude da alta qualidade de sua carne, o homem tem demonstrado capacidade para adaptar seus interesses, ajustando a gestão e manejo dos recursos de forma sustentável e economicamente viável. É bom lembrar, que um sistema de produção agropecuário, para ser sustentável, deve ser adaptado às condições ecológicas locais.

Saiba mais sobre a criação de pacas, acessando os artigos abaixo:

Criação de pacas - alternativa econômica de produção e conservação do meio ambiente

Criação de paca - características físicas da  Agouti paca

Criação de paca - comportamento da  Agouti paca

Criação de paca - a  Agouti paca em condições naturais

Criação de paca - captura e contenção da  Agouti paca

Criação de paca - principais doenças e problemas da  Agouti paca

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT da área Animais Silvestres, produzidos pelo Centro de Produções Técnicas.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!