WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dia do Cliente

Criação de paca - características gerais da Agouti paca

Criação de paca - características gerais da  Agouti paca

 

A paca (Agouti paca) pode medir cerca de 70 cm, e pesar até 10 kg, representando um dos maiores roedores do Brasil, só perdendo, em tamanho, para a capivara. Em geral, só tem um filhote por vez e até duas gestações por ano. Notívaga, a paca se alimenta de frutas ou raízes. Assim como a capivara, era encontrada originariamente em quase todo Brasil.

Caracteriza-se pelo seu pelame duro e eriçado, vermelho com manchas brancas. As pernas são fortes e terminam em grandes unhas afiadas. Possui quatro dedos nas patas dianteiras e cinco nas traseiras. Sua cauda é minúscula.

As faces lateral e inferior do focinho e do ventre são brancas. A constituição de seu pelame a faz passar despercebida, em meio à vegetação. Seu traço típico está na cabeça, com orelhas pequenas e as laterais do focinho inchadas, devido à presença de uma “caixa de ressonância”, que lhe permite emitir sons. O comprimento corpóreo da paca é mensurado da cabeça à base da cauda varia de 32 a 80 cm, com peso variando de 8 a 12 kg, mas podendo chegar até aos 14 kg.4

Quanto ao período de gestação, verificou-se, por meio de estudos ultrassonográficos que a gestação dura entre 135 e 139 dias, em uma média de 148,6 ± 4,8 dias. Contudo, podem ser observadas até duas gestações por ano, com o nascimento de um filhote em cada parto, medindo     aproximadamente 33 cm e pesando em média 741 gramas.

Com a extremidade posterior do corpo mais alta que a anterior, tem as pernas curtas, a cauda reduzida a um cotoco, a cabeça grande e certas saliências nos ossos malares que servem como caixas de ressonância na produção de sons. O pelo castanho, curto e lustroso, apresenta cinco faixas irregulares de manchas esbranquiçadas dispostas em sequência e mais visíveis nos flancos. Nas patas traseiras, os dedos são providos de cascos.

Espécie menor e de pelo mais denso, a paca-das-montanhas (Cuniculus ou Stictomys taczanowskii) vive nos Andes. Já a pacarana (Dinomys branickii), mamífero roedor da região amazônica, bem mais raro, pertence a outra família, a dos dinomiídeos, e se distingue por ter a cauda algo mais longa e todas as unhas transformadas em cascos.

Saiba mais sobre a criação de pacas, acessando os artigos abaixo:

Criação de pacas - alternativa econômica de produção e conservação do meio ambiente

Criação de paca - comportamento da  Agouti paca

Criação de paca - a  Agouti paca em condições naturais

Criação de paca - captura e contenção da  Agouti paca

Criação de paca - principais doenças e problemas da  Agouti paca


Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT da área Animais Silvestres, produzidos pelo Centro de Produções Técnicas.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!