WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Capivara - instalações para a criação em cativeiro em sistema intensivo de produção

Há várias práticas sobre as necessidades de instalações para a criação da capivara em cativeiro e o sistema intensivo torna viável a sua produção em pequenas propriedades rurais

Capivara - instalações para a criação em cativeiro em sistema intensivo de produção

 

Existem várias práticas a respeito das necessidades de instalações para a criação da capivara em cativeiro. Porém, o sistema intensivo, em virtude das suas características, torna viável a sua produção em pequenas propriedades rurais, porque reduz gastos com instalações e mão de obra permitindo melhor retorno financeiro, principalmente, se essa criação estiver integrada às demais atividades da propriedade.

Área

No sistema intensivo de criação, uma família de animais reprodutores composta por um macho e até oito fêmeas, por exemplo, é mantida em uma pequena área cercada de 350 a 400 m2. Esta área deve conter um tanque (ou um pequeno lago), comedouros, bebedouro e área coberta.

Cópula

A cópula pode ocorrer fora da água, mas como chegam a ocorrer de 10 a 14 acasalamentos seguidos, a água vai propiciar maior conforto por reduzir o peso corporal do macho. Um pequeno lago ou açude já existente na propriedade pode substituir o tanque; mas, caso precise construí-lo, deve ter em torno de pelo menos 20 m2 de superfície (4 X 5 m), a profundidade máxima não precisa ultrapassar os 0,80 m, com pelo menos um dos lados com rampas de declive suave para que os filhotes possam entrar e sair sem problemas e para que as fêmeas possam ficar com a cabeça para fora d’água no momento da cópula.

Fêmeas parturientes

Não há necessidade de separação das fêmeas para parir, quando são montados grupos de fêmeas aparentadas. Nesse caso, os filhotes são tolerados pelo grupo chegando até mesmo a ocorrer a amamentação coletiva que é observada na natureza.

Fornecimento de água

A água fornecida deve ser de boa qualidade, não podendo ser poluída ou contaminada. O consumo médio de água num criatório é de aproximadamente 40 L por animal por dia.

Área coberta

É necessária uma área coberta, para que os animais possam se abrigar do sol mais forte, composto por árvores já existentes ou a serem introduzidas. Uma alternativa são abrigos artificiais, na forma de pequenas coberturas com pelo menos 40 m2, feitos com sombrite, telhas de zinco ou aproveitando-se material da propriedade como telhas de barro velhas e mesmo o sapé.

Comedouros

Os comedouros, preferencialmente, dois ou mais, devem ser espalhados no criadouro e ter o fundo com bordas arredondadas para facilitar a limpeza. Os comedouros de volumosos podem ficar expostos ao tempo, mas os de concentrado e de sal mineralizado devem ter uma pequena cobertura que não precisa ter mais de um metro de altura para evitar que a chuva molhe esses alimentos.

Área de criação

A área de criação pode ser cercada com tela de alambrado para evitar que machos de baias vizinhas possam se ferir quando entrarem em disputas. Seria interessante ter, pelo menos, outra área cercada de 50 a 100 m2 para permitir o isolamento de um animal doente ou apartação de uma ou mais ninhadas que tenham nascido muito antes ou muito depois do restante dos filhotes, para evitar competições entre animais de pesos muito diferentes, o que pode ser prejudicial para o grupo como um todo.

Animais debilitados

Animais debilitados, por não conseguirem se alimentar adequadamente, podem ser a “porta” para a entrada de doenças. Essa área deve conter abrigo, comedouro e bebedouro, mas o tanque pode ser substituído por uma ou mais banheiras velhas enterradas.

Saiba tudo sobre a criação de animais silvestres, acessando os Cursos CPT, da área Animais Silvestres, produzidos pelo Centro de Produções Técnicas.

Aprimore seus conhecimentos sobre a criação de capivaras, acessando os artigos abaixo e sinta-se mais seguro para iniciar o seu próprio negócio. Confira!

Capivara - vantagens econômicas da criação em cativeiro

Capivara - organização social em cativeiro e genitália

Além de exótica, a carne da Capivara é muito apreciada pelo mercado consumidor

Capivara - sistemas de criação e manejo para a produção de carne

Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!