WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Solo desgastado e fraco? Fino de carvão nele!

O solo de sua propriedade está fraco, desgastado e você não sabe o que fazer? Melhore a situação aplicando nele fino de carvão. Mas, afinal, o que é isso e como proceder? Isso é simples

Solo desgastado e fraco? Fino de carvão nele!   Artigos CPT

O solo de sua propriedade está fraco, desgastado e você não sabe o que fazer? Melhore toda a situação aplicando nele fino de carvão. Mas, afinal, o que é isso e como proceder? Isso é simples: “o fino de carvão é um subproduto da indústria carvoeira que, na agricultura, pode atuar como um ótimo condicionador do solo, melhorando suas propriedades físicas, químicas e biológicas”, explica Kunio Nagai, professor do Curso CPT Agricultura Natural.

O carvão vegetal tem uma estrutura altamente porosa e isto lhe dá condições de aumentar a porosidade e a capacidade de retenção de água do solo e facilitar a proliferação de microrganismos benéficos. Contém minerais como cálcio, potássio, sódio, cobre, fósforo, magnésio, ferro, chumbo e molibdênio. Tem, também, capacidade de absorver gases (odores) desagradáveis, por isso é utilizado como produto para higienização em lares. Na agricultura, é utilizado na preparação de fertilizantes orgânicos, como o bokashi. Acrescentando-se o fino de carvão e o extrato pirolenhoso ao bokashi tradicional, este se torna mais eficaz em sua eficiência.

O Brasil é o maior produtor mundial de carvão vegetal. Por motivos vários, inclusive de desconhecimento, ainda não aproveita esses recursos naturais, subprodutos de carvão, para se tornar, também, o maior produtor de extrato pirolenhoso e de fino de carvão. Ambos muito úteis na agricultura.

Por fim, para se ter ideia, em um teste realizado com o fino de carvão em lavoura de cerejeira, no município de Ibiúna, SP, 10 kg de fino de carvão/pé, foram aplicados sob a projeção da copa (em valeta). Como resultado, houve o revigoramento das cerejeiras que estavam secando.

Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Agricultura Orgânica.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!