
O termo latim “agri” significa campo. Nesse sentido, a palavra agricultura quer dizer cultivo no campo. Em outras palavras, trata-se de todas as atividades agrícolas para a implantação de culturas, especialmente com fins comerciais. No Brasil, as particularidades regionais e a extensão territorial fizeram com que surgissem vários tipos de agricultura, desde a convencional e orgânica até a biológica e biodinâmica.
Agricultura convencional
A agricultura convencional começou com a fabricação dos fertilizantes químicos graças à Segunda Revolução Industrial do século XIX. Por meio dela, para tornar a terra produtiva e rentável, o agricultor deve ter capital disponível para investir em tecnologia e insumos.
Agricultura natural
“A agricultura natural se fundamenta no emprego de tecnologias alternativas, que procuram tirar o máximo proveito da ecologia e dos recursos naturais locais, em obediência às leis da natureza, de forma a preservar o ecossistema, explica Shiro Miyasaka, professor do Curso CPT Agricultura Natural.
Agricultura orgânica
Em âmbito mundial, o precursor da agricultura orgânica foi Sir Albert Howard. Graças a esse pesquisador inglês, formou-se o conceito “livre de agroquímicos” (cultivo sem fertilizantes químicos nem defensivos agrícolas).
Agricultura biológica
Idealizada Por Hans Müller nos anos 30, a agricultura biológica realiza o controle biológico de pragas e o manejo integrado de pragas. Trata-se de uma prática agrícola ambiental e ecologicamente correta, que também incentiva o uso de fontes de energia renováveis, como biocombustíveis, energia eólica, energia solar, entre outras.
Agricultura biodinâmica
A agricultura biodinâmica se fundamenta na integração e diversificação da exploração agroflorestal. Entretanto, não descarta o uso de substâncias, que aumentem a produtividade da lavoura. Além disso, ela considera a posição da lua para plantio.
Agricultura familiar
A agricultura familiar busca o desenvolvimento sustentável das famílias rurais com incentivos de programas governamentais e linhas de crédito para viabilizar a produção. O objetivo principal é melhorar a renda dos agricultores familiares em prol do desenvolvimento do país.
Permacultura
A permacultura surgiu na Austrália e significa cultura permanente (espécies de plantas permanentes e semipermanentes). Trata-se de práticas agrícolas e sociais fundamentadas na sustentabilidade da produção em observância à preservação dos ecossistemas.
Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura Orgânica:
Como Tornar sua Fazenda Orgânica
Cultivo Orgânico de Hortaliças - Sistema de Produção
Fonte: Tecnologia no Campo
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.