WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cultivo orgânico de hortaliças, brócolis, couve-flor e repolho é qualidade de vida e saúde

Nessa prática agrícola está contemplada a preocupação com a saúde dos seres humanos, dos animais e das plantas

No cultivo orgânico das hortaliças está contemplada a preocupação com a saúde dos seres humanos, dos animais e das plantas.

Agricultura orgânica é o sistema de produção que exclui o uso de fertilizantes sintéticos de alta solubilidade e agrotóxicos, além de reguladores de crescimento e aditivos sintéticos para a alimentação animal. Baseia-se no uso de estercos animais, rotação de culturas, adubação verde, compostagem e controle biológico de pragas e doenças. Busca manter a estrutura e produtividade do solo, trabalhando em harmonia com a natureza.

Nessa prática agrícola está contemplada a preocupação com a saúde dos seres humanos, dos animais e das plantas. A agricultura orgânica tem crescido muito, no mundo, por causa da necessidade de preservação dos nossos recursos naturais e, também, pela exigência de toda a sociedade por alimentos mais saudáveis.

A população constantemente vem sendo informada sobre os perigos do consumo de alimentos contendo resíduos de agrotóxicos. E os consumidores, bem informados, vão em busca de produtos mais saudáveis. Neste contexto, a produção de alimentos em sistemas orgânicos torna-se uma atividade que traz retornos financeiros e melhoria da qualidade de vida do produtor rural.

Dentre os alimentos que são produzidos em sistema orgânico estão as hortaliças, sendo o brócolis, a couve-flor e o repolho de grande importância econômica. São hortaliças ricas em sais minerais e vitaminas essencias à saúde humana que fazem parte da mesa no dia a dia da família.

Essas hortaliças respondem bem ao sistema de produção orgânico, obtendo-se um bom nível de produtividade e a colheita de produtos de excelente padrão comercial. O Brasil é o terceiro maior país com áreas destinadas à plantação de orgânicos: 1,8 milhões de hectares. O apoio à produção orgânica está presente em diversas ações do governo brasileiro, que oferece linhas de financiamento especiais para o setor e incentiva projetos de transição de lavouras tradicionais para a produção orgânica.

O curso de Cultivo Orgânico de Hortaliças – Brócolis, Couve-Flor e Repolho, promovido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas vem divulgar os conceitos e as práticas dessa técnica que vem entusiasmando o produtor rural brasileiro, permitindo que monte seu próprio negócio. No curso, você receberá informações do professor Jacimar Luis de Souza, engenheiro agrônomo, pesquisador da EMCAPER - ES, especialista em agricultura orgânica.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada à ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.  

Com as informações sobre cultivo orgânico de hortaliças, os agricultores terão a possibilidade de se inserir em um mercado de excelentes perspectivas, considerando a crescente demanda por produtos de melhor qualidade e o forte apoio do governo à produção orgânica.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Maria Conceição Machado

28 de nov. de 2012

Tenho muito interesse de receber informações concernentes à horta orgânica. Disponho de um pequeno quintal e vou fazer esse tipo de horta. Se possível, enviem-me informações. Antecipadamente, grata.

Resposta do Portal Cursos CPT

14 de dez. de 2012

Olá, Maria!

Agradecemos sua visita e seu comentário em nosso site!

A implantação da horta envolve uma série de etapas a serem cumpridas:

  1. Escolha do local: o lugar para instalação da horta deve ser ensolarado, próximo a uma fonte de água, protegido de ventos, cercado e o terreno deve ser bem drenado.

  2. As hortaliças a serem cultivadas: alguns fatores devem ser considerados na escolha das espécies a serem cultivadas como, o tamanho da área; a localização da área; a disponibilidade de recursos (água, tipo de solo); as preferências e a rusticidade da hortaliça; a época de plantio mais adequada e favorável à planta e as exigências culturais.

  3. Ferramentas necessárias: cada ferramenta que auxilia no trabalho na horta tem uma finalidade específica. É importante conhecer cada uma.

  4. Preparação dos canteiros: os canteiros permitem condições ideais para o crescimento das planta, ou seja, uma terra mais solta, uma boa drenagem do excesso de água das regas e adubação adequada.

  5. Propagação das hortaliças: pode ser realizada via sementes ou mudas, dependendo da planta.

A partir daí, deve-se dar atenção aos tratos culturais, que são os cuidados necessários durante o desenvolvimento das hortaliças. São eles: capina, irrigação, desbaste (retirada do excesso de plantas nascidas) e desbrota.

É necessário também se atentar às pragas e doenças que podem atacar sua horta. Para proteger as plantas contra pragas e doenças, é preciso utilizar mudas fortes e sadias e manter as plantas em equilíbrio nutricional e sem estresse, durante o seu desenvolvimento.

A adubação requer cuidado especial. No caso da horta orgânica, utiliza-se resíduos orgânicos de origem animal, vegetal, agroindustrial e outros, com o fim de aumentar a quantidade de nutrientes do solo e melhorar as características físicas do solo. Os resíduos podem ser: esterco de origem animal e composto orgânico, contendo esterco de animais, plantas, forragem, ervas, cascas, palhas, sobras de cozinha, lagas, couros etc.

A finalização do processo de produção de hortaliças é o momento da colheita. O ponto correto de colheita é de extrema importância para o consumo das hortaliças com suas melhores características de sabor, aparência e qualidade. Esse ponto é determinado pela idade da planta, desenvolvimento das folhas, hastes , frutos, raízes ou de outras partes que serão consumidas.

O CPT- Centro de Produções Técnicas possui o curso Horta Caseira – Implantação e Cultivo que pode lhe orientar na implantação de sua horta.

Qualquer dúvida, entre em contato conosco.

Atenciosamente,

Natália Parzanini Brum

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?