
Cientistas americanos lançaram um livro que pode ser considerado uma grande contribuição para a humanidade, chamado “O futuro roubado”, de autoria da Drª Theo Colborn e colaboradores. "Nesse livro, estão destacados os efeitos dos agrotóxicos e de outras substâncias químicas sobre a vida animal, seus acúmulos na cadeia alimentar e o comprometimento da saúde e reprodução da espécie humana", afirma Jacimar Luis de Souza, professor do Curso CPT Curso Cultivo Orgânico de Tomate, Pimentão, Abóbora e Pepino.
“O Futuro Roubado” oferece uma descrição realista sobre a pesquisa científica emergente que investiga de que maneira uma ampla variedade de agentes químicos sintéticos alteram delicados sistemas hormonais. Esses sistemas têm um papel fundamental, desde o desenvolvimento sexual humano até a formação do comportamento da inteligência e o funcionamento do sistema imunológico. Estudos com animais e seres humanos relacionam os agentes químicos a inúmeros problemas, como a infertilidade e deformações genitais; cânceres desencadeados por hormônios, como o câncer de mama e de próstata; desordens neurológicas em crianças, como hiperatividade e déficit de atenção; e problemas de desenvolvimento e reprodução em animais silvestres.
Para ilustrar os riscos e os malefícios dos agrotóxicos para a saúde humana, observe algumas complicações verificadas no organismo em virtude de doses exageradas dos resíduos desses compostos químicos identificados nessas análises citadas anteriormente:
- Intestino
Alguns fungicidas como o clorotalonil, encontrado na alface e em outras verduras, podem provocar irritação nas mucosas intestinais. Acima do limite permitido, geram também diarreias.
- Pernas
O metamidofós, inseticida fosforado encontrado com frequência no morango, é capaz de produzir atrofia dos membros inferiores e até paralisia temporária.
- Distúrbios Neurológicos
Em doses muito elevadas, os pesticidas clorados, como o endosulfan, aplicados no morango e na uva, podem afetar os sistemas neuromusculares central e periférico.
- Coração
A arritmia cardíaca é um dos sintomas de doses elevadas de inseticidas fosforados. É o caso do clorpirifós, também encontrado na cenoura e no morango.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Dica de saúde: prefira os alimentos orgânicos!
- Consuma qualidade, consuma alimentos orgânicos
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Agricultura Orgânica.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.