WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como tornar sua fazenda orgânica

O sistema orgânico visa a obtenção de produtividade, sem perder de vista a saúde humana e a preservação do meio ambiente

O mercado de orgânicos tem alcançado crescimento expressivo no Brasil. Esse é o reflexo de uma tendência no comportamento dos consumidores. Eles têm se preocupado com a qualidade de vida e investido em alimentação saudável, o que gera a valorização dos produtos orgânicos. Tanto os de origem animal quanto os de origem vegetal são muito procurados. Além de proporcionar benefícios à saúde humana e ao meio ambiente, a agropecuária orgânica garante sucesso aos produtores rurais que investem nessa oportunidade.

Os consumidores têm buscado por alimentação saudável

Ao chegar ao Brasil, entre as décadas de 60 e 70, o fenômeno conhecido como revolução verde trouxe um estilo de agricultura marcada pelo uso intensivo de insumos químicos (adubos solúveis e agrotóxicos), sementes melhoradas para responderem a esses insumos e intensa mecanização, em todas as etapas da produção, e elevado uso de energia.

Em decorrência disso, é inegável que se obteve maior produtividade, entretanto resultados negativos também foram percebidos: compactação, erosão e perda da fertilidade dos solos; perda da biodiversidade; contaminação dos alimentos; intoxicações crônicas e agudas dos trabalhadores rurais; contaminação dos solos e das águas por nitratos e agrotóxicos; aparecimento de pragas resistentes aos agrotóxicos; surgimento de novas pragas, alimentos sem sabor e sem durabilidade.

Já a produção orgânica tem propostas que caminham em sentido contrário. Ela se baseia na agroecologia, portanto prioriza a saúde humana, tanto de consumidores quanto de trabalhadores rurais, e a preservação dos recursos naturais. Visa produzir sob essas cirscunstâncias, alimentos saudáveis, com valor nutricional elevado.

Agropecuária orgânica


Para entender a agropecuária orgânica, o primeiro passo é conhecer a agroecologia. "Trata-se de uma ciência de caráter multidisciplinar que apresenta uma série de princípios, conceitos e metodologias que nos permitem estudar, analisar, dirigir, desenhar e avaliar os agroecossistemas. Os agroecossistemas são considerados unidades fundamentais para o estudo e planejamento das intervenções humanas em prol do desenvolvimento rural sustentável", afirmam os professores do curso Como Tornar sua Fazenda Orgânica, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Portanto, entre as bases da agricultura orgânica está a sustentabilidade, característica das atividades que conseguem se manter através do tempo. Alguns dos princípios desse importante conceito são:

– Conservação dos recursos naturais;
– Adaptação da agricultura ao ambiente natural;
– Manutenção de níveis altos de produtividade, sem retrocessos;
– Redução de emprego de energia e insumos;
– Emprego de métodos produtivos que restaurem os mecanismos homeostáticos;
– Promoção do regresso ao solo e reciclagem da matéria orgânica e de nutrientes.

Produção vegetal

Além dos fundamentos da agropecuária orgânica, o produtor rural deverá conhecer as peculiaridades que envolvem separadamente agricultura e pecuária. No que diz respeito ao âmbito da produção vegetal, há vários aspectos a serem analisados, desde a classificação das hortaliças até o controle de pragas.

O curso aborda, por exemplo, as hortaliças a serem cultivadas. As espécies mais indicadas serão avaliadas a partir de dois fatores. O primeiro diz respeito às condições das quais as plantas são dependentes, como tamanho do área; localização da área e suas características e disponibilidade de tempo. O segundo é a preferência norteada por pontos como hortaliças mais rústicas; plantio em época mais adequada e favorável à planta e menores exigências culturais. Um outro aspecto abordado pelo curso é a adubação orgânica. Ela pode ser proveniente de resíduos orgânicos de origem animal, vegetal, agro-industrial ou outro.

Criação animal

Quanto à criação de animais, todos podem passar pelo sistema orgânico. Mas, existem recomendações a serem rigorosamente seguidas e que garantirão o sucesso da atividade. Entre elas está a análise do bem-estar animal. Fazendo os estudos necessários a respeito do comportamento animal e suas necessidades, será possível "contribuir para a adequação e a evolução de técnicas de criação e manejo que atendam aos interesses do homem, respeitando-se as necessidades dos animais. Isto implica conhecer a biologia das espécies domésticas e também a definição de atitudes éticas nas relações entre o homem e os animais", acrescentam os professores do curso.


Aprenda mais detalhes sobre esses e outros tópicos referentes ao promissor mercado da agropecuária orgânica. Transforme sua propriedade em uma fazenda orgânica. Acesse e conheça o curso CPT!

Por Luci Silva

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?