
A turfa é composta por material vegetal em decomposição, constituída de musgo, junco e outras espécies vegetais, normalmente encontrados em áreas encharcadas. Com ela, é possível fazer um fertilizante orgânico líquido, conhecido como turfa líquida fúlvica, que fortalece a imunidade das plantas e aumenta a sua resistência a doenças, e turfa líquida húmica, que maximiza a produtividade da lavoura.
Inúmeras são as culturas beneficiadas pela aplicação de turfa líquida, como hortaliças, grãos e cereais, ou ainda pastagens. Quando associada a outros fertilizantes orgânicos, sua ação é potencializada, o que aumenta a capacidade de as plantas absorverem os nutrientes do solo. No decorrer do tempo, a lavoura se desenvolve com vigor e vitalidade, o que pode ser observado nas folhas, nos frutos, nos caules e nas vagens das plantas.
Preparo do solo para a safra seguinte
Um dos benefícios da turfa líquida é preparar o solo para a safra seguinte. Com isso, o produtor rural melhora as condições do solo para que as plantas cresçam fortes e viçosas, o que aumenta a produtividade da lavoura em torno de 30% já na primeira aplicação do fertilizante orgânico. Além disso, ela ajuda a reconstituir solos desgastados e a incorporar matéria orgânica nos solos, o que aumenta a produtividade da lavoura ao longo do tempo.
Desenvolvimento vigoroso das plantas
A aplicação da turfa líquida nas culturas estimula o crescimento das raízes e o seu poder de absorção dos nutrientes. Com isso, as plantas são ainda mais nutridas com macro e micronutrientes. Fora que esse potente fertilizante orgânico impede a lixiviação do adubo e do calcário, o que melhora o aproveitamento dos nutrientes pelas plantas. Sem falar que ele disponibiliza fosforo e potássio no solo. Tudo isso, promove o desenvolvimento vigoroso das plantas.
Maior produtividade das culturas
“Como favorece a nutrição das plantas, a turfa líquida aumenta a produtividade da lavoura de forma significativa”, afirmam Kunio Nagai e Newton Miyasaka, professores do Curso CPT Agricultura Natural. Gradualmente, as plantas produzem mais que as safras anteriores até dobrar a produtividade, como é o caso da soja. A média de produção da soja chega a 50 sacas por hectare, mas quando esse fertilizante é utilizado, a produção passa para 100 sacas por hectare.
Maturação uniforme dos frutos
Geralmente, na fruticultura, os frutos não alcançam a maturação de forma simultânea. Com isso, o fruticultor tem de investir em mão de obra e tempo para colher as frutas, inúmeras vezes, de acordo com a sua maturação. Com a aplicação da turfa líquida junto a orgânicos minerais, as frutas se desenvolvem em tamanho maior e a sua maturação se torna uniforme, o que significa economia de dinheiro e aumento da rentabilidade para o produtor.
Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura Orgânica:
Como Tornar sua Fazenda Orgânica
Cultivo Orgânico de Hortaliças - Sistema de Produção
Fonte: Tecnologia no Campo
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.