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RCN para a educação infantil - Introdução ao Referencial Curricular Nacional Completo e Atualizado

No RCN, a criança é vista como um ser social, psicológico e histórico e seu universo, como ponto de partida para o trabalho . Além disso, o Referencial Curricular Nacional defende uma educação democrática e transformadora da realidade, que objetiva a formação de cidadãos críticos, estabelecendo uma integração curricular na qual os objetivos gerais para a educação infantil norteiam a definição de objetivos específicos para os diferentes eixos de trabalho. Destes decorrem os conteúdos que possibilitam concretizar as intenções educativas, garantindo a coerência entre objetivos e conteúdos por meio das orientações didáticas.

Devo trabalhar com teatro na educação infantil? Sim ou não?

Devo trabalhar com teatro na educação infantil? Sim, deve. “O teatro na Educação Infantil é muito mais um grande jogo dramático, em que, brincando, as crianças exercitam outros tons de voz, testam a autoridade ou a submissão, a coragem e o medo”, afirma Maria Oliveira Cortes, professora do Curso CPT Teatro na Educação Infantil.

Guia para montar a melhor escola infantil da região

Embora montar escola infantil seja um negócio promissor e rentável, a concorrência é acirrada. Nesse contexto, torna-se fundamental se destacar dentre as demais. Para isso, é importante um forte diferencial competitivo. Falamos da tríade estrutura, segurança e metodologia, todos determinantes para a consolidação da empresa no mercado. E o planejamento aparece como estratégia de sucesso.

Educação Infantil: dever do Estado e um direito da criança

A Educação Infantil no Brasil vem conquistando novos espaços e reconhecimento. A partir da Constituição Federal de 1988, o atendimento à criança de zero a seis anos passou a ser um dever do Estado e um direito da criança (Artigo 208, inciso IV).

O que é a educação infantil?

A educação infantil compreende crianças de 0 a 6 anos de idade, período onde elas passam pela primeira etapa da educação básica. Nessa fase, o objetivo é desenvolver nas crianças não só a cognição, mas também a parte física e a parte socioemocional. Pode ser dividida em dois momentos: a creche, que recebe crianças de 0 a 3 anos, e a pré-escola, que recebe crianças de 4 a 5 anos e 11 meses.

Educação Infantil. Quais os desafios e descobertas nas crianças?

Na Educação Infantil, primeira fase da escolaridade, as crianças buscam ativamente o conhecimento; para elas, brincar é mais importante que a ação mental. É pela brincadeira que a criança aprende a conhecer a si própria e o mundo que a cerca.

PCN - o Ensino Fundamental II e os temas transversais

Respeitando as diversidades regionais, culturais e políticas existentes no país, os PCN ? Parâmetros Curriculares Nacionais visam ao processo educativo em todas as regiões brasileiras. Além de possibilitarem condições, nas escolas, que permitam aos alunos ter acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários ao exercício da cidadania. Os documentos presentes nos PCN são o resultado de um longo trabalho que contou com a participação de muitos educadores brasileiros, com base em suas experiências e em seus estudos. E o mais importante: eles foram produzidos no contexto das discussões pedagógicas atuais.

Musicalização infantil - formação do coral infantil

Todas as atividades apresentadas até agora podem ser utilizadas de uma forma coordenada, enriquecendo diversas atividades na escola. Você pode, por exemplo, formar um coral com as crianças. Formar um coral não é uma iniciativa tão difícil. Você irá, na verdade, formar grupos de crianças, por turma, que irão cantar juntas. Você irá se preocupar muito mais com a interação entre as crianças e a música, do que com a técnica musical.

Preparação, montagem e narração do conto infantil

Uma vez escolhido o conto, passamos ao trabalho de preparação. Primeiramente, deve ser feita a análise, o que facilitará a aprendizagem. A primeira leitura deve ser rápida, do princípio ao fim. Com essa primeira leitura, devemos ter capacidade para fazer um resumo limitado só ao eixo central: Onde está o clímax? Quais são os personagens principais? Em que ambiente se desenvolve a ação? Por fim, se o conto for complexo, convém separar as diferentes sequências.

Por que, para que e como trabalhar artes na Educação Infantil?

O trabalho de artes na Educação Infantil pode contribuir para o conhecimento físico, biológico, lógico-matemático, químico, linguagem oral, escrita, entre outros, que serão necessários na idade adulta. Isto pode ser observado quando descobrimos os ingredientes e fazemos o grude para a pintura a dedo, quando utilizamos as cores da natureza para realizar um trabalho, quando fazemos pintura invisível, colagens, recortes e tantas outras atividades que podem ser desenvolvidas, proporcionando um momento de aprendizagem.

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