WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

PCN - o Ensino Fundamental II e os temas transversais

Os PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental elaboraram documentos referentes a temas sociais urgentes (temas transversais), como Ética, Pluralidade Cultural, Orientação Sexual, Meio Ambiente e Saúde

No meio social, é primordial o respeito aos diferentes grupos e culturas, pois a sociedade brasileira é formada não só por diferentes etnias, como por imigrantes de diferentes países.

No meio social, é primordial o respeito aos diferentes grupos e culturas, pois a sociedade brasileira é formada não só por diferentes etnias, como por imigrantes de diferentes países.

Respeitando as diversidades regionais, culturais e políticas existentes no país, os PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais visam ao processo educativo em todas as regiões brasileiras. Além de  possibilitarem condições, nas escolas, que permitam aos alunos ter acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários ao exercício da cidadania. Os documentos presentes nos PCN são o resultado de um longo trabalho que contou com a participação de muitos educadores brasileiros, com base em suas experiências e em seus estudos. E o mais importante: eles foram produzidos no contexto das discussões pedagógicas atuais.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, ao propor uma educação comprometida com a cidadania, elegeram, baseados no texto constitucional, princípios segundo os quais orientam a educação escolar:

Dignidade da pessoa humana

Implica em respeito aos direitos humanos, repúdio à discriminação de qualquer tipo, acesso a condições de vida digna, respeito mútuo nas relações interpessoais, públicas e privadas.

Igualdade de direitos

Refere-se à necessidade de garantir a todos a mesma dignidade e possibilidade de exercício de cidadania. Para tanto, há que se considerar o princípio da equidade, isto é, que existem diferenças (étnicas, culturais, regionais, de gênero, etárias, religiosas, entre outras) e desigualdades (socioeconômicas) que necessitam ser levadas em conta para que a igualdade seja efetivamente alcançada.

Participação

Como princípio democrático, traz a noção de cidadania ativa, isto é, da complementaridade entre a representação política tradicional e a participação popular no espaço público, compreendendo que não se trata de uma sociedade homogênea e sim marcada por diferenças de classe, étnicas, religiosas, entre outras. É, nesse sentido, responsabilidade de todos a construção e a ampliação da democracia no Brasil.

Corresponsabilidade pela vida social

Implica em partilhar com os poderes públicos e diferentes grupos sociais, organizados ou não, a responsabilidade pelos destinos da vida coletiva.

Visando desenvolver nos alunos noções de cidadania, os PCN elaboraram três volumes com seis documentos referentes aos Temas Transversais: o primeiro volume traz o documento de apresentação destes Temas, que explica e justifica a proposta de integrar questões sociais como Temas Transversais e o documento Ética; no segundo, encontram-se os documentos de Pluralidade Cultural e Orientação Sexual, e no terceiro, os de Meio Ambiente e Saúde.

Tema Transversal – Ética

Esse tema é bastante amplo e complexo, inspirado nos valores de igualdade e equidade. No ambiente escolar, o tema Ética situa-se nas próprias relações entre os agentes que constituem essa instituição: alunos, professores, funcionários e pais. Em segundo lugar, o tema Ética permeia as disciplinas do currículo, pois o conhecimento não é neutro, nem impermeável a valores de todo tipo. Por último, o tema Ética interliga-se aos demais Temas Transversais, pois estes englobam valores e normas. Por meio desse tema transversal, a escola deve possibilitar aos alunos o desenvolvimento da sua autonomia moral, condição para a reflexão ética. Para isso, foram eleitos como eixos do trabalho quatro blocos de conteúdo: Respeito Mútuo, Justiça, Diálogo e Solidariedade, valores referenciados no princípio da dignidade do ser humano, um dos fundamentos da Constituição brasileira.

Tema Transversal – Pluralidade Cultural

No meio social, é primordial o respeito aos diferentes grupos e culturas, pois a sociedade brasileira é formada não só por diferentes etnias, como por imigrantes de diferentes países. Além disso, as migrações colocam em contato grupos diferenciados. No entanto, a convivência entre grupos diferenciados nos planos social e cultural muitas vezes é marcada pelo preconceito e pela discriminação. Por isso, cabe à escola investir na superação da discriminação, possibilitando que os alunos conheçam a riqueza representada pela diversidade etno-cultural que compõe o patrimônio sociocultural brasileiro.

Para cada ser vivo que habita o planeta existe um espaço ao seu redor com todos os outros elementos e seres vivos que com ele interagem, por meio de relações de troca de energia.

Para cada ser vivo que habita o planeta existe um espaço ao seu redor com todos os outros elementos e seres vivos que com ele interagem, por meio de relações de troca de energia.

Tema Transversal – Meio Ambiente

Para cada ser vivo que habita o planeta existe um espaço ao seu redor com todos os outros elementos e seres vivos que com ele interagem, por meio de relações de troca de energia: esse conjunto de elementos, seres e relações constitui o seu meio ambiente. A escola deve mostrar aos alunos que o ser humano faz parte do meio ambiente e as relações que são estabelecidas — relações sociais, econômicas e culturais — também fazem parte desse meio e, portanto, são objetos da área ambiental. No entanto, é preciso que os professores estimulem nos alunos reflexões sobre o crescimento cultural, a qualidade de vida e o equilíbrio ambiental.

Tema Transversal – Saúde

Ao falar de saúde, estamos falando na qualidade do ar que respiramos, no consumismo desenfreado e na miséria, na degradação social e na desnutrição, entre outros aspectos. Por isso, cabe à escola formar cidadãos para uma vida saudável, capazes de valorizar a saúde, discernir e participar de decisões relativas à saúde individual e coletiva. Ou seja, a formação dos alunos para o exercício da cidadania compreende a motivação e a capacitação para o autocuidado, assim como a compreensão da saúde como direito e responsabilidade pessoal e social.

Tema Transversal – Orientação Sexual

O trabalho de Orientação Sexual no Ensino Fundamental visa propiciar aos alunos a possibilidade do exercício de sua sexualidade de forma responsável e prazerosa. No entanto, a escola deve mostrar aos alunos que comportamentos ligados à sexualidade demandam privacidade e intimidade.  Ao abordar o tema Orientação Sexual, o professor deve seguir três eixos fundamentais: Corpo Humano, Relações de Gênero e Prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis/AIDS. A abordagem do corpo como matriz da sexualidade tem como objetivo propiciar aos alunos conhecimento e respeito ao próprio corpo e noções sobre os cuidados que necessitam dos serviços de saúde. Já a discussão sobre gênero propicia o questionamento de papéis rigidamente estabelecidos a homens e mulheres na sociedade, a valorização de cada um e a flexibilização desses papéis. Quanto ao trabalho de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis/AIDS, o professor deve oferecer informações científicas e atualizadas sobre as formas de prevenção das doenças, além de combater a discriminação que atinge portadores do HIV e doentes de AIDS de forma a contribuir para a adoção de condutas preventivas por parte dos alunos.

Por Andréa Oliveira.

Leia os artigos relacionados ao tema:

PCN - o Ensino Fundamental I e as áreas de conhecimento.

PCN: Parâmetros Curriculares Nacionais do 1º ao 5º ano.

PCN: Parâmetros Curriculares Nacionais do 6º ao 9º ano.

PCN: Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio.

Complemente seus estudos, acessando os artigos sobre a LDB – Lei de Diretrizes e Bases, presentes no site CPT – Centro de Produções Técnicas.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

edilene pereira felao

28 de out de 2016

adorei o site muito proveitoso!

Resposta do Portal Cursos CPT

31 de out de 2016

Olá Edilene,

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!