A análise
Uma vez escolhido o conto infantil, passamos ao trabalho de preparação. Primeiramente, deve ser feita a análise, o que facilitará a aprendizagem. A primeira leitura deve ser rápida, do princípio ao fim. Com essa primeira leitura, devemos ter capacidade para fazer um resumo limitado só ao eixo central: Onde está o clímax? Quais são os personagens principais? Em que ambiente se desenvolve a ação?
Por fim, se o conto for complexo, convém separar as diferentes sequências.
A aprendizagem
“Deve-se conhecer o conto a fundo, lê-lo muitas vezes, imaginar as situações visualizando os quadros. Mas não pode, de jeito algum, ser decorado: isso destrói a naturalidade de uma frase, de continuar a história”, afirma a professora Maria Oliveira Cortes, do Curso Educação Infantil - Literatura Infantil e Contação de Histórias, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
A memória
Já dissemos que o conto decorado destrói a naturalidade, a espontaneidade imprescindível à narração oral. É importante para o contador ter capacidade de improvisar, nos momentos em que for necessário, ajustando uma palavra ou informando um detalhe esquecido. No entanto, é preciso levar em conta o estilo único do autor que não pode ser diluído no estilo do contador ou pasteurizado na narração linear dos contos tradicionais.
O esquema
É preciso ter bem claro o esqueleto do conto, ter uma visão objetiva e suas sucessivas etapas. Isto nos dará segurança e tranquilidade na hora de contar, pois as macrosequências permitirão o domínio do conteúdo, enquanto o contador se ocupa em atender a forma do conto.
A seleção de gestos e as vozes
Essa seleção não pode ser deixada para o momento de contar: temos de ensaiar com antecedência os gestos, os movimentos e as vozes que vamos usar. Se podemos fazer várias vozes, muito bem, mas é preferível contar com uma só voz para todos os personagens a confundir as vozes ou começar com várias e abandoná-las logo. Também deve-se ter as mãos livres de objetos que não serão utilizados e não colocá-las nos bolsos ou atrás das costas, ou ainda cruzadas no peito, a menos que isso seja útil à história.
Outros elementos
A expressão corporal é importante, pois acentua a troca dos personagens com a mudança das expressões do rosto e atitudes diversas do contador. Os acessórios a serem usados devem ser mínimos. Se possível, os contadores devem apresentar-se com uma roupa de tons claros, com uma cor em comum, sem acessórios que possam dispersar a atenção do público.
A naturalidade
O contador deve escapar das sofisticações, das vozes afetadas, excessivas, com dramatizações ou tons de superioridade. A falta de espontaneidade e naturalidade diminui o efeito realista e sincero do conto, e dificultará a entrada do ouvinte na história. Mas a naturalidade não deve levá-lo a falar o conto em vez de contar, a entonação é diferente do falar cotidiano.
A visualizações das imagens
É importante para o contador visualizar as imagens do conto que está sendo narrado, para, assim, passar ao público a sensação de testemunha dos fatos, do lugar e dos acontecimentos.
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Por Andréa Oliveira.
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Comentários
TATIANE ROCHA GONÇALVES DE CASTRO
9 de mar. de 2015POR FAVOR ENVIE POR EMAIL NOVAS MATÉRIAS RELACIONADAS A ESTE TEMA.
Resposta do Portal Cursos CPT
10 de mar. de 2015Olá, Tatiane!
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Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos