WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Preparação, montagem e narração do conto infantil

Durante o conto infantil, é importante para o contador ter capacidade de improvisar, nos momentos em que for necessário, ajustando uma palavra ou informando um detalhe esquecido

Preparação, montagem e narração do conto infantil

 

A análise

Uma vez escolhido o conto infantil, passamos ao trabalho de preparação. Primeiramente, deve ser feita a análise, o que facilitará a aprendizagem. A primeira leitura deve ser rápida, do princípio ao fim. Com essa primeira leitura, devemos ter capacidade para fazer um resumo limitado só ao eixo central: Onde está o clímax? Quais são os personagens principais? Em que ambiente se desenvolve a ação?

Por fim, se o conto for complexo, convém separar as diferentes sequências.

A aprendizagem

“Deve-se conhecer o conto a fundo, lê-lo muitas vezes, imaginar as situações visualizando os quadros. Mas não pode, de jeito algum, ser decorado: isso destrói a naturalidade de uma frase, de continuar a história”, afirma a professora Maria Oliveira Cortes, do Curso Educação Infantil - Literatura Infantil e Contação de Histórias, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

A memória

Já dissemos que o conto decorado destrói a naturalidade, a espontaneidade imprescindível à narração oral. É importante para o contador ter capacidade de improvisar, nos momentos em que for necessário, ajustando uma palavra ou informando um detalhe esquecido. No entanto, é preciso levar em conta o estilo único do autor que não pode ser diluído no estilo do contador ou pasteurizado na narração linear dos contos tradicionais.

O esquema

É preciso ter bem claro o esqueleto do conto, ter uma visão objetiva e suas sucessivas etapas. Isto nos dará segurança e tranquilidade na hora de contar, pois as macrosequências permitirão o domínio do conteúdo, enquanto o contador se ocupa em atender a forma do conto.

A seleção de gestos e as vozes

Essa seleção não pode ser deixada para o momento de contar: temos de ensaiar com antecedência os gestos, os movimentos e as vozes que vamos usar. Se podemos fazer várias vozes, muito bem, mas é preferível contar com uma só voz para todos os personagens a confundir as vozes ou começar com várias e abandoná-las logo. Também deve-se ter as mãos livres de objetos que não serão utilizados e não colocá-las nos bolsos ou atrás das costas, ou ainda cruzadas no peito, a menos que isso seja útil à história.

Outros elementos

A expressão corporal é importante, pois acentua a troca dos personagens com a mudança das expressões do rosto e atitudes diversas do contador. Os acessórios a serem usados devem ser mínimos. Se possível, os contadores devem apresentar-se com uma roupa de tons claros, com uma cor em comum, sem acessórios que possam dispersar a atenção do público.

A naturalidade

O contador deve escapar das sofisticações, das vozes afetadas, excessivas, com dramatizações ou tons de superioridade. A falta de espontaneidade e naturalidade diminui o efeito realista e sincero do conto, e dificultará a entrada do ouvinte na história. Mas a naturalidade não deve levá-lo a falar o conto em vez de contar, a entonação é diferente do falar cotidiano.

A visualizações das imagens

É importante para o contador visualizar as imagens do conto que está sendo narrado, para, assim, passar ao público a sensação de testemunha dos fatos, do lugar e dos acontecimentos.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Educação Infantil.

 

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

TATIANE ROCHA GONÇALVES DE CASTRO

9 de mar de 2015

POR FAVOR ENVIE POR EMAIL NOVAS MATÉRIAS RELACIONADAS A ESTE TEMA.

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de mar de 2015

Olá, Tatiane!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Clique aqui e leia matéria interessantes sobre o assunto.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!