WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Devo trabalhar com teatro na educação infantil? Sim ou não?

Devo trabalhar com teatro na educação infantil? Sim, deve. O teatro na Educação Infantil é muito mais um grande jogo dramático, em que, brincando, as crianças aprendem

Devo trabalhar com teatro na educação infantil? Sim ou não?   Artigos Cursos CPT

 

Devo trabalhar com teatro na educação infantil? Sim, deve. “O teatro na Educação Infantil é muito mais um grande jogo dramático, em que, brincando, as crianças exercitam outros tons de voz, testam a autoridade ou a submissão, a coragem e o medo”, afirma Maria Oliveira Cortes, professora do Curso a Distância CPT Teatro na Educação Infantil, em Livro+DVD e Curso Online.

É importantíssimo destacar que o professor, ao orientar as primeiras atividades de expressão da criança, precisa considerar, antes de tudo, suas manifestações espontâneas, a única coisa que permitirá a ela exteriorizar sua personalidade. Muitas sequelas podem ser deixadas por uma condução irresponsável no que diz respeito à prática dessas atividades, dentre elas um bloqueio, de que podem resultar em vários problemas, como timidez, agressividade, falta de fluência verbal e gestual, dificuldade de relacionamento com os companheiros, e outros mais.

Se o professor tiver sempre o cuidado de deixar a criança percorrer livremente seu caminho de descobertas, permitindo assimilá-las, transformá-las e expressá-las com prazer e naturalidade, ele estará criando um clima de liberdade e respeito em sala de aula, em que a criança expressa seus sentimentos e sensações sem medo de censura e num clima de brincadeira.

É nessa perspectiva que a concepção de teatro na Educação Infantil deve acontecer. As atividades de teatro ou, mais especificamente, o jogo dramático, são atividades orientadas, que dão oportunidade à criança para vivenciar situações que possibilitam a construção do conhecimento e o desenvolvimento de uma expressão ampla, verbal, gestual, criadora. Viver uma história, imitar, fantasiar na imaginação e na realidade, refletir-se na própria ação, dividir, esperar e reconhecer a ação de um companheiro ou um grupo, tudo isso faz parte do campo de experiências dos jogos dramáticos, imprescindíveis para essa faixa etária.

A criança aprende atuando, motivo pelo qual é fundamental que o professor lhe ofereça oportunidades de atuação. Essa maneira de aprender tem profundas implicações no amadurecimento de cada uma.

Os jogos dramáticos dão ainda às crianças uma chance real de brincar com outras formas de ser e de agir, possibilitando a formação da identidade e mostram, na prática, a importância dos valores, as consequências das atitudes e, acima de tudo, desenvolvem a cooperação e a habilidade no trabalho em grupo. É importante ressaltar que o clima adequado para a criança atuar deve oferecer ampla liberdade e respeito, levando em consideração principalmente o nível de desenvolvimento em que ela se encontra.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Quero trabalhar com teatro em minhas aulas. O que devo saber?
- Vai trabalhar com teatro em sala de aula? Escolha um bom texto!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Educação Infantil.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!