Resultados da busca para "quais-sao-os-tipos-de-aulas-que-existem"

Tipos de aula e seus respectivos conceitos

Há diversos tipos de estratégias que um professor pode usar em sala de aula para levar adiante seu trabalho. Ao ministrar as aulas, o professor torna-se o principal protagonista, ou seja, torna-se o principal elemento de apoio ao aprendizado. Entretanto, cada aula se diferencia na forma como é preparada e, posteriormente, conduzida. Entre os tipos de aula, temos o colóquio, o seminário, a aula expositiva, a aula dialógica, a aula magistral, a aula demonstrativa e a aula prática.

Professor - como ensinar bem para os alunos aprenderem mais em sala de aula

Em sala de aula, o ensino deve ser visto como um processo dinâmico, no qual a participação do aluno nas aulas é fundamental para o seu aprendizado. Para auxiliar os professores nesta tarefa, atingindo principalmente aqueles que menos aprendem, existe uma grande variedade de formas de como uma informação pode ser levada até o aluno, nas quais diversos canais representacionais podem ser combinados.

Conheça o seu tipo de inteligência e se livre dos 7 pecados capitais do vestibulando

Em primeiro lugar, para decidir que curso fazer, é preciso conhecer o seu tipo de inteligência e quais são os seus pontos fortes. Hoje, sabemos que a inteligência não se mede e que há vários tipos de inteligências, cada uma aplicada a um campo do conhecimento ? é a teoria das inteligências múltiplas, que diz que todos somos capazes de aprender conteúdos de todos os campos, mas que cada um tem um tipo de inteligência mais desenvolvido ? o grande segredo, então, é descobrir qual é o nosso tipo de inteligência e explorarmos o nosso potencial.

Diferenças entre o Diabetes Mellitus Tipo 1 e o Tipo 2

O diabetes Mellitus, classificado como tipo 1, é uma doença crônica, causada pela destruição autoimune das células beta pancreáticas produtoras de insulina, podendo ocorrer na faixa etária de 0 a 35 anos de idade. Esse tipo de diabetes era chamado de Diabetes Infanto-Juvenil ou Insulinodependente, pois acometia crianças e pessoas mais jovens, provocando dependência de insulina. Fatores como influência hereditária e genes como os HLA Dr3 e Dr4 podem possibilitar a ocorrência do diabetes tipo 1. Entretanto, alguns fatores ambientais, como situações de estresse, podem abrir a janela imunológica do indivíduo, gerando o DM1.

A aprendizagem significativa nas aulas práticas e demonstrativas

A ideia fundamental na teoria construtivista é de que o processo de construção do conhecimento é feito pelo aprendiz e não causado por outro agente. Ou seja, a construção de conhecimento é um processo individual, assim como seu resultado. A importante consequência disso é que o professor não causa aprendizagem nos estudantes embora tenha um papel extremamente importante.

Gestão empresarial - liderança e tipos de líderes

Liderar é uma mistura de técnica e arte. É conseguir envolver um grupo no sentido da realização de algo. Para isso, é necessário que exista identificação entre esses objetivos, estilos de vida, pontos de vista, enfim, o líder precisa ter alguma ligação com o grupo, para que possa gerenciá-lo com sucesso.

O Construtivismo nas aulas práticas e demonstrativas

A Teoria Construtivista de autoria do francês Jean Piaget é a base das metodologias educacionais do nosso país, principalmente quando falamos em aulas práticas e demonstrativas. Para o Construtivismo nada, a rigor, está pronto, acabado, e o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado. Ele se constitui pela interação do indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais, com a realidade dos alunos e com o seu lado prático, palpável.

Aulas práticas e demonstrativas para qualquer conteúdo

Nas aulas práticas de laboratório, os alunos têm acesso não apenas ao conceito literal de um determinado conteúdo, mas à sua substância, ou seja, o conhecimento se torna mais significativo. Além do mais, ao participar diretamente das experiências, o aluno adiciona elementos particulares de seu conhecimento e visão de mundo ao processo de aprendizagem. Com isso, evita-se que o professor tente fazer com que o aluno aprenda mecanicamente um novo conhecimento, de forma literal e arbitrária, condição proposta por David Ausubel para a aprendizagem significativa.

Gestão de sala de aula - funções do docente e do professor gestor

Especial - Aulas mais interessantes, que prendem a atenção e estimulam a participação dos alunos podem acontencer com mais frequência do que se imagina. Ao se deparar com dificuldades de gerenciar a sala de aula, muitos professores são acometidos pelo desanimo, mas é preciso que ele esteja comprometido com o aprimoramento das aulas.

As vantagens da aula expositiva

Entendemos por aula expositiva a atividade na qual o professor discorre sobre um tema, com a ajuda ou não de algum tipo de suporte tecnológico, seja o giz e o quadro, sejam transparências, demonstrações ou recursos multimídia.

Atendimento Online
Quer Facilidade