Em sala de aula, o ensino deve ser visto como um processo dinâmico, onde a participação do aluno nas aulas é fundamental para o seu aprendizado. Para auxiliar os professores nesta tarefa, atingindo principalmente aqueles que menos aprendem, existe uma grande variedade de formas de como uma informação pode ser levada até o aluno, nas quais diversos canais representacionais podem ser combinados.
As formas mais eficientes são aquelas que oferecem uma experiência concreta para o aluno, facilitando a busca pela compreensão, reflexão, interação e internalização do conhecimento. Trata-se da conhecida pirâmide de Dale, em cuja base estão os recursos que deveriam ser utilizados em maior quantidade em sala de aula, por serem mais concretos, enquanto no topo da pirâmide estão os que deveriam ser menos usados, já que são mais abstratos.
Em outras palavras, o ensino que usa o verbalismo, carregado de palavras vazias de experiências, deve ser evitado a todo custo. Neste sentido, o professor deve procurar recursos nos quais o aluno possa realizar uma experiência concreta, participando ativamente do processo e, assim, internalizando o conhecimento passado por meio da experiência.
Aprofundando a análise, podemos afirmar que as atividades práticas desenvolvidas em sala de aula, nas quais o aluno fala e faz, proporcionam até 90% de retenção de informação; nas de recepção e participação, 70% de retenção; as atividades nas quais o aluno vê e ouve em simultâneo, a retenção do conhecimento chega a 5%; as atividades nas quais o estudante apenas vê, a retenção diminui para 30%; nas que só lê, 20%; e, finalmente, nas atividades nas quais o aprendiz apenas ouve, a retenção é de apenas 10%.
Alguns recursos didáticos que podem ser usados em sala de aula
- Álbum seriado |
- Folders |
- Gravuras |
Vale lembrar, no entanto, que o professor deverá analisá-los conforme suas características sensoriais e de concretude, considerando também os seguintes critérios:
- Adequação do recurso aos objetivos da aula, ao conteúdo proposto, ao grau de desenvolvimento cognitivo dos alunos, seus interesses e necessidades.
- Adequação à função que o professor desenvolverá: cognitiva, afetiva ou psicomotora.
- Simplicidade e facilidade de operação e manejo, baixo custo de aquisição e manutenção.
- Qualidade e exatidão na apresentação das informações.
- Que seja atraente, ou seja, que desperte o interesse e a curiosidade dos alunos.
Um importante quesito na escolha de metodologias de ensino que utilizem equipamentos é o domínio, por parte do professor, da tecnologia educacional a ser utilizada. Independentemente do recurso, saber usá-lo adequadamente é condição fundamental para alcançar o efeito esperado.
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Por Silvana Teixeira.
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Comentários
Jackson Estevao de Araujo
12 de mar. de 2022Gostaria de receber dicas/ metodologias de exito
Resposta do Portal Cursos CPT
23 de mar. de 2022Olá, Jackson! Como vai?
Como é bom saber que há pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!
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Agradeço seu contato e precisando estou à disposição. Abraço!!
Karina Theodoro
MARIA DO SOCORRO BARROS BORBA
27 de mai. de 2018gostaria de receber dicas/metodologias de exito.
Resposta do Portal Cursos CPT
28 de mai. de 2018Olá Maria do Socorro,
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Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos