Liderar é uma mistura de técnica e arte. É conseguir envolver um grupo no sentido da realização de algo. Para isso, é necessário que exista identificação entre esses objetivos, estilos de vida, pontos de vista, enfim, o líder precisa ter alguma ligação com o grupo, para que possa gerenciá-lo com sucesso.
Um dos aspectos que mais se destaca num gerente de qualquer tipo de estabelecimento ou empresa é a sua capacidade de liderar. Existem estilos diferentes de liderança e uma das principais verdades que temos a esse respeito é que não existem estilos melhores ou piores. O que existem são situações especiais que necessitam de pessoas especiais para gerenciá-las.
Sendo assim, é fato afirmar que não existe um tipo de estilo melhor que outro. Somos todos seres humanos e, com certeza, complexos em nossas qualidades e limitações. É importante conhecê-las para sabermos melhor como agir em determinadas situações, a fim fazer um ótimo trabalho de liderança.
Tipos de líderes
Aquele que Toma e Controla
São pessoas de ampla capacidade de realização. São indicadas para tarefas inovadoras, que careçam de grandes doses de energia. São realizadores por excelência e gostam do novo e do desafio. Têm dificuldades no trabalho de grupo, já que as metas são normalmente mais importantes que o desenvolvimento das pessoas. São pessoas dinâmicas, muitas vezes carismáticas, com grande condição de empreender batalhas árduas. Seu foco sempre será as metas e o grupo deve segui-lo destemidamente. O foco é sempre o objetivo. Ele, com certeza, vai conseguir. As dificuldades das pessoas talvez fiquem à margem da sua atenção, já os seus resultados não.
Aquele que Mantém e Controla
Esses preferem o conhecido. São ótimos replicadores de processos já estudados e estabelecidos. Gostam da rotina. São a ligação entre o ontem e o amanhã. Em sua mente a manutenção das coisas como está é um forte indicativo de que amanhã tudo estará bem. A frase “não mexer em time que está ganhando” é um forte indicativo de sua forma de ver o mundo. Uma das dificuldades desse tipo de posicionamento é a falta de análise das mudanças que acontecem no mercado.
Líderes do tipo que Dão e Apoiam são ótimos chefes de equipes onde a cooperação é especialmente necessária
Aquele que Dá e Apoia
Aqui está a pessoa necessária ao desenvolvimento do grupo. É a “liga” entre as pessoas. São ótimos chefes de equipes onde a cooperação é especialmente necessária. Buscam os resultados necessários sob plena observância das necessidades e possibilidades das pessoas. Gostam de treinar, de auxiliar, de ver as pessoas se desenvolvendo e alcançando metas. Sua meta é a harmonia entre o objetivo traçado e o crescimento das pessoas a sua volta. São profissionais muito importantes na qualificação da mão de obra de uma empresa. Formam líderes, auxiliares, técnicos de modo geral. Sua forma de atuação é mais pessoal, dá margem a alto nível de participação construtiva. Esse tipo de profissional é o que se encontra mais “na moda” ultimamente. Ele não é capaz de resolver tudo e, em muitas situações onde existe uma forte pressão de mercado ou mesmo um estresse intenso por ganhos de produtividade, algumas vezes, não será a pessoa indicada.
Aquele que Adapta e Negocia
É a pessoa mais indicada para se orientar disputas, para se chegar a um consenso. É o elemento de paz e harmonia. As metas podem ser facilmente alteradas em resposta às pressões do momento. O compromisso é com o bom astral, com a paz. Ele não controla o grupo, não se impõe, nem mantém o pulso firme diante das metas a serem alcançadas. Se pensarmos novamente em grupos de alto nível, onde todas as pessoas são extremamente conscientes, preparadas para a realização dos objetivos propostos, ele talvez seja o mais adequado. Em outras situações onde exista um momento de profundo conflito e o estabelecimento não possa, naquele momento, alterar os seus quadros de pessoal, talvez ele seja a pessoa indicada.
É claro que essas descrições acima não podem ser levadas ao pé da letra. São unicamente apontamentos a respeito das diversas formas (mais comuns) de se abordar problemas. Problemas similares devem ser resolvidos de formas diferentes.
Sendo mais claro: se você é, por características natas um “Toma e Controla”, cuidado nas horas de resolver questões que envolvam pessoas. Pense bem, não se permita perder o “tom da voz”, não se irrite com as limitações alheias. Tente desenvolver, nesses momentos, aquilo que exista dentro de você como características de um “Dá e Apoia”. Busque o equilíbrio que te possa levar a uma boa solução.
Muitas são as situações nas quais o conhecimento dos estilos gerenciais vão poder lhe ajudar. Veja só:
Líderes do tipo Controlador têm seu foco sempre voltado para as metas e o grupo deve segui-lo destemidamente
1 – Trabalhando com você no estabelecimento, há um funcionário que tem apresentado dificuldades no seu desempenho. Você o chama para conversar a respeito do que é possível ser feito com relação a isto. Ora, se o seu estilo gerencial é “Toma e Controla”, por exemplo, a sua tendência é de ver o mundo de forma mais direta, prática, focando nos objetivos em questão. Se o seu funcionário for uma pessoa mais irritável, um pouco instável psicologicamente e você não se preparar antecipadamente antes de conversar com ele, é bem provável que tenham um atrito forte, completamente desnecessário. Ele, ao ser questionado a respeito de seu desempenho, pode se sentir pressionado, reagir de forma mais agressiva. Você, que quer resolver aquilo de forma rápida e direta, talvez não esteja preparado para a necessidade de um pouco de calma e psicologia. Se você se conhece bem e se analisa o seu subordinado antecipadamente, pode se preparar adequadamente para uma conversa mais delicada, alcançando o sucesso necessário.
2 – Sabe-se que um profissional com estilo gerencial “Mantém e Conserva” é uma pessoa que valoriza bastante as experiências de sucesso do passado. Imagine que o dono do estabelecimento tenha um plano de grandes modificações. Se você for um gerente com esse estilo gerencial, tenha muito cuidado. A sua tendência será a de não concordar com as alterações – não porque elas sejam inadequadas, mas por sua tendência a replicar o dia de ontem. Sendo assim, partindo do conhecimento de suas possibilidades e limitações, esteja atento para “administrar” a situação. Tente deixar de lado o medo do novo e estude, com isenção, as modificações que o dono do estabelecimento estiver lhe apresentando.
3 – Um profissional com estilo gerencial “Dá e Apoia” tem grande tendência, por exemplo, a valorizar o treinamento de seus funcionários. As características gerenciais precisam ser administradas. Elas dão um colorido diferente para os planos e ação de cada profissional, mas não podem ser o foco de ação de ninguém.
4 – Imagine um grupo de trabalho onde as pessoas sejam um tanto dispersas e o gerente tenha por estilo o “Adapta e Negocia”. Ele tentará, de todas as formas, agregar o grupo, tomando por base as demandas particulares de cada um. Com certeza, cada problema admite diversas soluções, mas é mais provável que a utilização de uma pessoa com outra estrutura de estilo gerencial seja mais adequada. Para cada tipo de situação, existe um estilo que mais se adapta.
Será que conhecer os Estilos Gerenciais vai ajudá-lo só profissionalmente? Claro que não. Veja bem qual o seu estilo, com qual intensidade ele está presente na sua vida e em breve você vai perceber que existem pessoas que melhor se adaptam a conviver com você.
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Por Silvana Teixeira
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