
Segundo Guilherme Castanheira Magalhães, professor do Curso CPT Empreendedorismo e Inovação, um dos passos essenciais seguidos por praticamente todas as empresas é a pesquisa do público-alvo. Por meio dela, é possível identificar os tipos de consumidores e seu comportamento no mercado. Com isso, a empresa consegue planejar estratégias mais assertivas para atrair cada vez mais clientes, conquistar a sua fidelização e aumentar as vendas.
Os principais tipos de consumidor são o comprador, o decisor, o influenciador, o iniciador e o usuário. Vejamos a seguir cada um deles com mais detalhes:
Comprador
O consumidor comprador é o tipo de consumidor determinado em comprar/contratar um produto/serviço. Convicto e seguro em sua decisão, ele não hesita quando deseja adquirir algo para suprir suas necessidades, principalmente quando o vendedor lhe apresenta bons argumentos. Trata-se de alguém, que não pensa duas vezes, quando o produto/serviço é de qualidade, pois consegue enxergar o seu real valor.
Decisor
Assim como o consumidor comprador, o decisor é resoluto quanto à aquisição de um produto/serviço. Entretanto, ele não precisa ser persuadido para realizar a compra, principalmente se tiver dinheiro disponível. Mães em busca de roupinhas para bebês são um bom exemplo desse tipo de consumidor. Outro exemplo são empreendedores que buscam um equipamento específico e indispensável para otimizar os processos em sua empresa.
Influenciador
O consumidor influenciador está presente em cada um de nós. Quem nunca influenciou um amigo ou parente a comprar algo? Em especial se sua experiência de consumo foi positiva. Quando alguém compra um smartphone de determinado modelo e este o surpreende por ser funcional, intuitivo e sem travamentos, certamente ele fará propaganda a favor da marca. Como resultado, outras pessoas passam a buscar o mesmo modelo, pois foram influenciadas.
Iniciador
O consumidor iniciador cria a necessidade por um produto ou serviço. Mas de que forma? Por meio de anúncios em redes sociais, que aumentam o seu desejo de compra. Quando uma criança assiste à televisão e vê o anúncio de uma boneca que fala, por exemplo, ela acha incrível e passa a desejar esse produto. Imediatamente ela corre até os pais para pedir o brinquedo, que se tornou uma necessidade para ela graças à propaganda.
Usuário
O consumidor usuário tem posse de um produto ou serviço mesmo que não tenha sido o consumidor direto, ou seja, quem comprou/contratou o produto. Isso pode acontecer, quando alguém ganha um presente, não apenas quando compra algo por necessidade ou impulso. Esse tipo de consumidor avalia a qualidade do produto, por experiência, para concluir se realmente ele atende às suas necessidades.
Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial:
Fontes: Blog Hotmart, Neipatel & Rock Content
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.