WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Aulas práticas e demonstrativas para qualquer conteúdo

Nas aulas práticas de laboratório, os alunos têm acesso não apenas ao conceito literal de um determinado conteúdo, mas à sua substância, ou seja, o conhecimento se torna mais significativo

Aulas práticas e demonstrativas para qualquer conteúdo.

 

Nas aulas práticas de laboratório, os alunos têm acesso não apenas ao conceito literal de um determinado conteúdo, mas à sua substância, ou seja, o conhecimento se torna mais significativo. Além do mais, ao participar diretamente das experiências, o aluno adiciona elementos particulares de seu conhecimento e visão de mundo ao processo de aprendizagem.

Com isso, evita-se que o professor tente fazer com que o aluno aprenda mecanicamente um novo conhecimento, de forma literal e arbitrária, condição proposta por David Ausubel para a aprendizagem significativa.

A aula prática e a aula demonstrativa

Ambas são capazes de tornar um conhecimento muito mais plausível e até mesmo útil para um aluno. E não apenas em química, mas também em todas as ciências, sejam elas humanas, biológicas ou exatas.

Língua Estrangeira

A aula de laboratório é elemento fundamental do aprendizado. Nela, sistemas computacionais permitem a reprodução de falas e diálogos – em som e imagem, a gravação das falas do próprio aluno e a comparação entre suas falas com as do software.

Em sala de aula, na falta de um laboratório, o ensino de idiomas pode ser incrementado com a utilização de músicas acompanhadas das letras impressas, o que representa um excelente estímulo, particularmente no ensino da língua inglesa, que possui músicas de qualidade, populares entre crianças e adolescentes.

Língua Portuguesa

A aula prática de Língua Portuguesa pode ter por base atividades lúdicas, como ir com a turma do sexto ano para a cozinha da escola e preparar um bolo com base em uma receita, texto que, por necessidade do estilo, tipicamente, apresenta muitos verbos no modo imperativo.

História

As aulas práticas de História têm como principais exemplos aulas em que os alunos têm a oportunidade de visitar locais históricos, conhecer e conversar com pessoas que tiveram participação em algum momento importante da história, visualizar e até mesmo manusear objetos de valor histórico, de acordo com o conteúdo estudado.

Geografia

O mesmo vale para Geografia onde os alunos podem visitar locais marcantes na paisagem, de importância geográfica, como rios, serras e monumentos naturais, conforme o conteúdo trabalhado para a turma. Ou, ainda, a confecção de maquetes, desde o Sistema Solar até uma bacia hidrográfica ou um elemento do relevo importante.

Matemática

Em Matemática, no Ensino Fundamental, os alunos podem ser incentivados a produzir figuras geométricas em papel cartão, como pirâmides, cilindros, cones, esferas e triângulos e as possíveis combinações entre elas, para formar novas figuras, trabalhando a geometria, conteúdo tão abstrato, de uma forma concreta e lúdica. Da mesma maneira, a compreensão dos sistemas de medidas pode se tornar mais significativa se os alunos participam de uma atividade de medição e cálculo da área ocupada pela escola.

Física e Biologia

Tanto a Física como a Biologia, por sua vez, oferecem uma infinidade de fenômenos que podem ser experimentados, observados e explicados, tanto em aulas práticas no laboratório ou de demonstração em sala de aula.

As aulas de idiomas em laboratórios aprimoram a pronúncia dos alunos.

Nas aulas de laboratório de idiomas, os sistemas computacionais permitem a reprodução de falas e diálogos – em som e imagem, aprimorando a pronúncia dos alunos.

Importante!

A aula demonstrativa tem características que a tornam muito compatível com a Teoria Construtivista da aprendizagem de Piaget e Vygotsky e com a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. São características que indicam um grande potencial de trabalho com essa metodologia de ensino em qualquer etapa da educação, do ensino fundamental ao superior.

O conhecimento das teorias de ensino-aprendizagem e o entendimento de como funcionam os processos cognitivos, são de grande importância para o educador. Em sua formação, é de grande valor para o professor manter uma formação continuada sobre esse tema, como subsídio indispensável para o sucesso de seu trabalho.

Por Andréa Oliveira.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Metodologia de Ensino, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Entre os cursos, destacam-se:

Curso CPT Como Ministrar Aulas Práticas e Aulas Demonstrativas

Curso CPT Como se Tornar um Professor de Sucesso

Curso CPT Aula Expositiva

Curso CPT Gestão de Sala de Aula

Curso CPT Estratégias de Ensino - Parte 1 - Estilos de Aprendizagem

Curso CPT Mídias na Educação

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!