Ligue Agora (31) 3899-7000 WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça o seu tipo de inteligência e se livre dos 7 pecados capitais do vestibulando

Em primeiro lugar, para decidir que curso fazer, é preciso conhecer o seu tipo de inteligência e quais são os seus pontos fortes, para fugir dos 7 pecados capitais

Conheça o seu tipo de inteligência e se livre dos 7 pecados capitais do vestibulando.

 

Em primeiro lugar, para decidir que curso fazer, é preciso conhecer o seu tipo de inteligência e quais são os seus pontos fortes. Hoje, sabemos que a inteligência não se mede e que há vários tipos de inteligências, cada uma aplicada a um campo do conhecimento – é a teoria das inteligências múltiplas, que diz que todos somos capazes de aprender conteúdos de todos os campos, mas que cada um tem um tipo de inteligência mais desenvolvido – o grande segredo, então, é descobrir qual é o nosso tipo de inteligência e explorarmos o nosso potencial.

Inteligência linguística

Se você tem facilidade com as palavras, comunica-se bem, escreve com desenvoltura, interpreta corretamente o que lê, gosta de ouvir e contar histórias, gosta de literatura – a inteligência linguística é o seu forte. Pode trabalhar em qualquer área que exija muita leitura, falar e escrever. E são inúmeras as opções: jornalismo, professor, artes cênicas, escritor e outros.

Inteligência lógica

Quem tem inteligência lógica compreende as representações e relações abstratas: são os que têm facilidades em matemática, física e outras matérias afins, que exigem raciocínio lógico-matemático. As carreiras que exigem o predomínio deste tipo de inteligência são as diversas engenharias, a economia e muitas outras. Se você tem facilidade em cálculo pode ser este o seu tipo.

Inteligência naturalista

A inteligência naturalista é própria dos que têm maior percepção do ambiente natural e condições de interagir com a natureza e compreender seus segredos. São os cientistas, médicos, biólogos e outros.

Inteligência musical

A inteligência musical é facilmente reconhecida nas pessoas que a possuem, e todos nós já ouvimos falar de alguém que, sem nenhuma formação musical, consegue tocar um instrumento.

Inteligência intrapessoal

A inteligência intrapessoal é atributo dos que buscam o autoconhecimento, têm mais autodomínio, são pessoas equilibradas que conhecem seu potencial, que sabem de suas qualidades e defeitos e que, por isso, exploram melhor suas potencialidades.

A inteligência intrapessoal é atributo dos que buscam o autoconhecimento.

A inteligência intrapessoal é atributo dos que buscam o autoconhecimento, são pessoas equilibradas que conhecem seu potencial.

A inteligência interpessoal é própria das pessoas que têm facilidade de compreender a alma humana, entender seus desejos e seus anseios, o que lhes permite seduzir pessoas. Estas são qualidades dos artistas, apresentadores e líderes famosos conhecidos pelo seu carisma e magnetismo pessoal.

Inteligência cinética

Quem usa o corpo para trabalhar, como os dançarinos, coreógrafos e atletas, bem como os que possuem habilidades manuais, como os cirurgiões e mecânicos, precisam ter o seu lado cinético mais desenvolvido. É a inteligência cinética. Estas pessoas aprendem melhor fazendo.

Com certeza, você se encaixa em um dos tipos citados, algumas pessoas se encontram em até mais de um tipo de inteligência. Analise o mercado de trabalho, as suas condições, a sua base de conhecimentos, pois um aspecto que deve ser analisado com cuidado é se você tem reais possibilidades de passar em um curso muito concorrido.

Assim que encontrar o tipo de inteligência mais adequado a você, a escolha do curso será muito mais fácil. Entretanto, quando iniciar os estudos para o Vestibular, você deverá evitar cometer os 7 pecados capitais.

Sete pecados capitais do vestibulando:

1- Revisar material já totalmente conhecido, memorizando-o várias vezes.
2- Estudar dados que são irrelevantes tanto para a prova quanto para a vida.
3- Ler todo um capítulo e descobrir, no final, que já existe um sumário do que é relevante nele.
4- Não ter uma perspectiva geral daquilo que está estudando.
5- Ignorar as técnicas de memorização.
6- Ser desorganizado na captação de informação.
7- Estar desmotivado, cansando com facilidade.

Assim que encontrar o tipo de inteligência mais adequado a você, a escolha do curso será muito mais fácil.

Assim que encontrar o tipo de inteligência mais adequado a você, a escolha do curso será muito mais fácil.

Dicas especiais

Estude com conforto para render mais: utilize uma cadeira confortável na qual a sua coluna fique ereta, de preferência, com encosto levemente almofadado. O importante é que se sinta muito bem. Você vai passar horas nesta posição, portanto a mesa e a cadeira devem ser bem escolhidas.

Peça para não ser interrompido, desligue a TV e tudo o que possa desconcentrá-lo. E estude, não há outro jeito: é sentar na cadeira e concentrar-se. Ao estudar, o tronco deve ficar levemente inclinado para frente, os braços devem ficar bem apoiados sobre a mesa e as pernas devem ter espaço adequado debaixo do móvel.

O ideal é que a mesa seja posicionada de modo a receber farta luz do dia; providencie iluminação adequada para a noite. Prefira luz difusa, em que os raios reflitam na parede e no teto, mas que promova excelente claridade.

Se for utilizar luz direta, ela não deve incidir pela frente, para não prejudicar a visão, e sim, pelas costas.

Por Andréa Oliveira.

Confira os Cursos CPT, da área Vestibular e Concursos, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Entre eles, destacam-se:

Curso CPT Como Passar em Vestibular e Concurso

Curso CPT Redação para Vestibular e Concurso
 
Curso CPT Português para Concursos

Curso CPT de Matemática Financeira

Curso CPT Gerenciamento do Tempo

Curso CPT Técnicas de Memorização

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!