A redação é decisiva em concursos e vestibulares. Todos sabemos o quanto a concorrência é grande. Preparar-se é o grande segredo. Com estudo, conhecimento de técnicas e prática, é possível fazer uma ótima redação e se destacar dentre os demais candidatos. No desenvolvimento do texto, o escritor deve explorar argumentos de autoridade para defender o seu ponto de vista.
Conhecer, com aprofundamento, as regras gramaticais é um dos passos mais importantes para passar em vestibular e concurso. Uma das que mais geram dúvidas por parte de vestibulandos e concursandos é o uso da crase. Trata-se da contração da preposição “a” com o artigo feminino “a” ou a letra inicial dos pronomes demonstrativos “aquele (s)", "aquela (s)" e "aquilo”.
Rozimar Ferreia, professora do Curso CPT Interpretação e Produção de Textos, levanta a discussão sobre a língua portuguesa, dizendo que embora a comunicação oral não seja prejudicada com o uso da linguagem informal, há inúmeros momentos em que se faz necessário empregar a norma padrão do idioma, principalmente quando em situações que exigem a modalidade escrita.
A educação move o mundo. Não há dúvidas de que a educação cria um impacto direto na vida de todas as pessoas. E, em meio à evolução tecnológica, novas alternativas têm surgido com a intenção de favorecer a educação. O bom e velho quadro-negro ainda é significativo, mas novas ideias aparecem a todo o tempo com a intenção de complementar a sua função.
O relato, como o próprio nome indica, relata um fato real. Pode ser um relato profissional, social, acadêmico, jornalístico, científico, pessoal entre outros. São características do relato: verbos sempre no passado; apresenta os elementos básicos da narrativa: personagens, tempo, cenário e outros; no relato pessoal, o narrador é o protagonista e o relato é feito na primeira pessoa; no...
Segundo Hermínio Sargentim, “A narração constitui o relato de uma progressão de fatos, dispostos em sequência temporal. Já na descrição, os aspectos da realidade captados pelo narrador acontecem ao mesmo tempo, são simultâneos. Não há entre eles qualquer marca temporal que indique progressão”. No entanto, ao contar uma história, o narrador precisa, em variados pontos da...
Você certamente já ouviu que o nosso cérebro “é uma máquina fantástica” e que “não utilizamos nem 5% de nossa capacidade”. Tudo isto é verdade comprovada por estudiosos da neurociência. “Porém, precisamos compreendê-lo melhor para explorarmos mais suas potencialidades”, afirma Gamali Rodrigues Gomide, professora do Curso a Distância CPT Como Passar em Vestibular e...
Dois aspectos são essenciais para que o seu texto seja bem compreendido pelo leitor, ainda mais quando este leitor é o avaliador com “olhos de lince”, especializado em encontrar erros são a coesão e a coerência; duas observações de quem avalia redações em processos seletivos.
A carta comercial é um documento muito utilizado por empresas. Até hoje, muita gente usa expressões feitas, chavões e modelos que não combinam com o perfil mais arrojado do profissional contemporâneo. “Na era da tecnologia e da informação, o que se espera é uma linguagem moderna e objetiva em que se usa o padrão culto da língua, mas sem exagerar na formalidade. O texto deve ser leve,...
Ao escrever, escolhemos a modalidade textual de acordo com os nossos desejos ou necessidades, por exemplo: quando precisamos escrever uma carta pessoal ou profissional ou quando vamos fazer um concurso ou vestibular, ou ao escrever um texto literário, que pode ser poema, conto, novela ou romance.