
Os textos dissertativos são muito utilizados em avaliações como concursos e vestibulares, porém, para você conseguir escrever uma boa dissertação é preciso que esteja ciente da estrutura do texto, mas, além disso, saber o que é disserta e qual a importância de se escrever nesse formato. A professora Gamali Rodrigues Gomide do Curso CPT de Redação para Vestibular e Concurso, pode te ajudar a solucionar as suas dúvidas e a entender melhor.
— O que é dissertar?
Dissertar é fundamental em nossa sociedade, constituindo, hoje, a modalidade mais presente em todos os meios de comunicação (jornais, revistas, livros, rádio, televisão e outros), nos meios acadêmicos e profissionais de toda espécie, e em inúmeros outros onde a escrita é fundamental.
Qualquer pessoa que esteja concorrendo a um cargo em empresa pública ou privada, ou a uma vaga em curso universitário, precisa demonstrar capacidade de dissertar sobre determinado tema. Portanto, esta é a modalidade que mais devemos treinar.
Há muitas formas de dissertação. Até há poucos anos, só as dissertações tradicionais, no modelo escolar, eram solicitadas em exames vestibulares e concursos; hoje, cada vez mais se exige do concorrente o domínio das técnicas redacionais mais solicitadas pelo mercado de
Dissertar é discorrer sobre algum tema expondo um ponto de vista e os argumentos que o justifiquem. É um exercício vital para o desenvolvimento do raciocínio. Entre os vários tipos de dissertações, destacamos o texto expositivo, o injuntivo e o argumentativo.
— Dissertação Expositiva
A dissertação expositiva tem, como a própria palavra diz, o objetivo de expor, explicar ou interpretar ideias. Não há intenção de defender ou combater ideias. É uma exposição mais imparcial e impessoal no qual o autor identifica e relaciona fenômenos, explicando sua natureza, características, desdobramentos de conceitos, etc.
Geralmente, nestes textos, o autor apresenta como verdade o que expõe, e, para comprovar o que diz, usa exemplos, gráficos, imagens e outros recursos para facilitar a compreensão. São muito usados em livros didáticos e em algumas revistas especializadas, pois têm como objetivo ensinar e esclarecer.
— Dissertação Injuntiva
Outro tipo de dissertação é a injuntiva. Esta modalidade tem duas vertentes: a dissertação injuntiva-instrucional, conhecida também como prescritiva, muito usada em manuais de instrução, bulas, livros de receitas culinárias, manuais de auto-ajuda, enfim, em textos que ensinam como fazer, e a dissertação injuntiva-apelativa, usada nas propagandas.
As receitas culinárias ou um manual de negociação são exemplos de dissertação instrutiva, pois usa os verbos no modo imperativo: faça, corte, misture, coloque, prepare, etc.
Gostou da matéria? Quer aumentar seus conhecimentos sobre o assunto? Leia mais abaixo:
Como estruturar uma redação de qualidade
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da Área Vestibular e Concurso.
Por Eduardo Silva Ribeiro.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Maria Aparecida dos Anjos
15 de jul. de 2022Aprender redação disertiva expressiva

Resposta do Portal Cursos CPT
30 de ago. de 2022Olá, Maria.
Agradecemos sua visita ao nosso site!
Acesse os links para saber mais informações sobre o curso Como Passar em Vestibular e Concurso https://bit.ly/3AB6Gfg e o curso Redação para Vestibular e Concurso https://bit.ly/3QZA6Le.
Uma de nossas consultoras entrará em contato para esclarecer suas dúvidas.
Atenciosamente,
Equipe CPT