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Como estruturar uma redação de qualidade

Você sabe como construir um texto dissertativo na forma correta para concursos e vestibulares?

Como estruturar uma redação de qualidade   Artigo CPT

 

Em todo concurso, vestibular ou mesmo nas avaliações da sua faculdade, ou escola são avaliadas as habilidades de escrita do candidato, para isso se pede que o candidato rediga textos nas diversas modalidades da língua portuguesa. Os vestibulares mais concorridos e nos concursos geralmente se pede dissertações expositivas, injuntivas ou argumentativas, aprenda com a professora Gamali Rodrigues Gomide do Curso CPT de Redação para Vestibular e Concurso, pode te ajudar a se dar bem!


Estrutura da dissertação
Todos os tipos de dissertação (expositiva, injuntiva e argumentativa) têm a mesma estrutura:


♦ Título

O título é a mola propulsora do texto. Ele deve ser bem pensado, sugestivo. O ideal, ao escrever, é iniciar com um título provisório; à medida que vamos escrevendo, novas ideias vão surgindo e se desenvolvendo e, ao término, teremos uma visão mais completa e um título mais interessante e inteligente pode se delinear.

Uma observação, no entanto, devemos fazer: procure saber se, na redação do exame que prestará, é para colocar título. Em muitos concursos e vestibulares é solicitado que se coloque título, em outros, pelo contrário, exigem que não se coloque. Geralmente, na proposta da redação, já vem explicitado se é para dar um título ou não ao texto. Na dúvida, examine as redações dos concursos anteriores. A Internet é uma fonte inesgotável de pesquisa.


O título de uma dissertação deve ser curto: duas ou três palavras, iniciadas com letra maiúscula, exceto as conjunções, preposições, contrações e artigos não-iniciais. Não coloque ponto final após o título, não o sublinhe, nem use aspas.


♦ Introdução

O parágrafo introdutório, também conhecido como tese, delimita o tema e apresenta o argumento.


O tema é a exposição do assunto; a apresentação inicial. É também um convite à leitura. É o momento de encantar e seduzir o leitor. Segundo Capitaint, “A introdução deve conter todas as noções necessárias para poder entrar, em seguida, no coração do assunto.” O tom deve ser solene, enfático. É um parágrafo e como tal é estruturado em partes com as seguintes funções:

— apresentar a ideia geral;
— situar o tema no tempo e no espaço;
— motivar a leitura; (isto é, seduzir o leitor); e
— apresentar as ideias e anunciar o plano.


Você pode iniciar o seu texto de várias formas:

— com uma retrospectiva histórica, explicando a origem da questão ou fazendo uma comparação;
— apresentando dados estatísticos;
— fazendo uma afirmação;
— fazendo uma ou mais perguntas;
— com uma citação;
— com uma definição;
— enumerando fatos, etc.;
— com uma breve narrativa, mas cuidado para não se entusiasmar e sua dissertação virar uma narração; e
— contestando uma ideia conhecida.
São muitas as possibilidades, mas o ideal é que no tópico frasal, isto é, logo no início do parágrafo introdutório, o tema já seja apresentado.


♦ Desenvolvimento

Em seguida à introdução, vem o desenvolvimento, o corpo do texto, onde os argumentos são desenvolvidos. Observe que, na maioria dos textos, os argumentos já foram apresentados na introdução, mas é, no desenvolvimento, que eles serão melhor explicados. Numa redação para exame seletivo, o ideal é um texto escrito em cinco ou seis parágrafos. Um parágrafo para a introdução; três ou quatro para o desenvolvimento e um para a conclusão.

É muito importante ter em mente que, numa redação tão pequena como a solicitada dos exames, é preciso cuidado para manter o foco e não introduzir várias ideias, pois o seu texto poderá ficar confuso e superficial. Em cada parágrafo deve ser abordado um só assunto, isto é, um só argumento.


♦ Conclusão

A conclusão de uma redação é quase sempre feita em um só parágrafo, no qual você pode retomar a ideia principal, dando ênfase ao seu ponto de vista; pode fazer uma síntese de tudo o que foi apresentado no texto; pode, também, apresentar sugestões para solucionar as questões expostas no desenvolvimento, apelando para a consciência geral; pode iniciar a conclusão com uma oração coordenativa conclusiva, usando uma conjunção coordenativa: logo, portanto, por conseguinte, então.

Resumindo
— A introdução apresenta e caracteriza o fato.
— O desenvolvimento apresenta e analisa as ideias relacionadas ao fato…
— Após apresentar e comprovar suas ideias, o autor faz a conclusão, reafirmando sua tese inicial ou apontando soluções.


Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!

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Por Eduardo Silva Ribeiro.

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