O Construtivismo nas aulas práticas e demonstrativas

As aulas demonstrativas e práticas, na concepção construtivista, ajudam a inverter pontos de vista inadequados, pois contextualizam o conhecimento ao meio cultural dos alunos, valorizando as suas particularidades

O Construtivismo nas aulas práticas e demonstrativas

 

A Teoria Construtivista de autoria do francês Jean Piaget é a base da maioria das metodologias educacionais do nosso país, principalmente quando falamos em aulas práticas e demonstrativas. Para o Construtivismo nada, a rigor, está pronto, acabado, e o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado. Ele se constitui pela interação do indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais, com a realidade dos alunos e com o seu lado prático, palpável.

O Construtivismo permite às crianças interpretar o mundo em que vivem de forma prática e demonstrativa

O Construtivismo se constitui por força de sua ação e não por qualquer dotação prévia, na bagagem hereditária ou no meio, de tal modo que podemos afirmar que antes da ação não há psiquismo nem consciência e, muito menos, pensamento.

Ele é, portanto, uma ideia; melhor, uma teoria, um modo de ser do conhecimento ou um movimento do pensamento que emerge do avanço das ciências e da Filosofia dos últimos séculos. Uma teoria que permite às crianças interpretar o mundo em que vivem de forma prática e demonstrativa.

A Teoria de Piaget permite que os alunos (re)interpretem o mundo ao seu redor, lançando-os para dentro do movimento da História - da Humanidade e do Universo

A teoria de Piaget não é uma prática ou um método; não é uma técnica de ensino nem uma forma de aprendizagem; não é um projeto escolar; é, sim, uma teoria que permite que os alunos (re)interpretem o mundo ao seu redor, lançando-os para dentro do movimento da História - da Humanidade e do Universo.

Pela visão Construtivista, o conhecimento não nasce com o indivíduo nem é dado pelo meio social, sendo construído na interação deste com o meio físico e social

Com isso, conclui-se que, pela visão Construtivista, o conhecimento não nasce com o indivíduo nem é dado pelo meio social, sendo construído na interação deste com o meio físico e social, num processo que depende tanto das condições do aprendiz, como das condições do meio. Essa visão se opõe a outras visões que ainda permeiam o mundo educacional, como o empirismo e o apriorismo.

As visões empirista e apriorista, em detrimento da visão construtivista, distorcem o real processo de aprendizagem

Na visão mais empirista da educação, o conhecimento é entendido como algo absorvido pelo ser humano por meio de seus órgãos dos sentidos, visão, audição, tato, paladar e olfato, que vem de fora da pessoa, entra e se instala independente da vontade dela.

Já a visão apriorista, que é oposta à empirista, considera que já existe algo inato ou programado na bagagem genética hereditária do aluno que depois amadurecerá, em determinadas etapas, até que se desenvolva, a partir dessa base, o conhecimento.

Para os aprioristas, como a base está feita em cada pessoa, o mundo exterior tem uma função menor, de abastecer o indivíduo com conteúdo, de forma que o conhecimento se faça, enfim, existir.

Por tudo isso, sob essa visão, uma criança não se torna um mau aluno, mas, sim, já nasce potencialmente mau, independente do meio que o cerca e da experiência vivida.

Professores construtivistas obtêm melhores resultados dos alunos.

Professores construtivistas obtêm melhores resultados dos alunos nas aulas práticas ou demonstrativas.

Professores com visão construtivista, em geral, obterão melhores resultados em termos de aprendizagem com seus alunos durante uma aula prática ou demonstrativa

Essas duas visões, empirista e apriorista, em detrimento da visão construtivista, distorcem o real processo de aprendizagem. Professores com visão construtivista, em geral, obterão melhores resultados em termos de aprendizagem com seus alunos durante uma aula prática ou demonstrativa.

Isso porque o profissional da educação que tem uma visão empirista acaba ensinando a teoria para que o aluno a aplique, na prática, procurando fazer com que o aluno memorize a teoria, estudando-a repetidas vezes.

A aula demonstrativa, na concepção construtivista, ajuda a inverter pontos de vista inadequados, pois liga a teoria à prática, contextualiza o conhecimento ao meio cultural e valoriza as particularidades do aluno

A aula demonstrativa, na concepção construtivista, ajuda a inverter pontos de vista inadequados. Ao conhecer seus alunos, ao ligar a teoria à prática, ao contextualizar o conhecimento ao meio cultural e ao valorizar as particularidades do indivíduo, o professor dará um grande passo na busca por maior eficiência do processo de ensino-aprendizagem.

O conhecimento, então, não é oferecido, de forma alguma, como algo terminado. É construído por meio da interação entre o indivíduo e o meio físico e social, e, ainda mais, pela força de sua própria ação, ou seja, construído, o conhecimento, dinamicamente, leva a construção de novos conhecimentos, como acontece aos bebês.

Em suma, a ação, a participação, a interação e a possibilidade de elaborar e reelaborar, construir e reconstruir o conhecimento representam uma epistemologia mais eficiente para a aprendizagem dos alunos submetidos a aulas práticas e/ou demonstrativas.

Por Andréa Oliveira.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Metodologia de Ensino, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Entre os cursos, destacam-se:

Curso CPT Como Ministrar Aulas Práticas e Aulas Demonstrativas

Curso CPT Como se Tornar um Professor de Sucesso

Curso CPT Aula Expositiva

Curso CPT Gestão de Sala de Aula

Curso CPT Estratégias de Ensino - Parte 1 - Estilos de Aprendizagem

Curso CPT Mídias na Educação

Cursos Relacionados

Curso Gestão de Sala de Aula Curso Gestão de Sala de Aula

Com Prof.ª Rozimar Ferreira

R$ 412,00 à vista ou em até 12x de R$ 34,33 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Como se Tornar um Professor de Sucesso Curso Como se Tornar um Professor de Sucesso

Com Prof. Marcelo Henrique de Mello

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Aula Expositiva Curso Aula Expositiva

Com Prof. Dr. Per Christian

R$ 412,00 à vista ou em até 12x de R$ 34,33 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Mídias na Educação Curso Mídias na Educação

Com Prof. Marcos Orlando de Oliveira e Prof. Dr. Per C...

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Como Ministrar Aulas Práticas e Aulas Demonstrativas Curso Como Ministrar Aulas Práticas e Aulas Demonstrativas

Com Prof. Dr. Per Christian

R$ 412,00 à vista ou em até 12x de R$ 34,33 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Estratégias de Ensino - Estilos de Aprendizagem Curso Estratégias de Ensino - Estilos de Aprendizagem

Com Prof. Dr. Per Christian

R$ 412,00 à vista ou em até 12x de R$ 34,33 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Outros artigos relacionados à área Metodologia de Ensino

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade