Com o passar dos anos, houve um aumento significativo da demanda por eventos. Isso fez com que surgisse especialistas na organização de eventos, bem como empresas de produção de eventos. Atividades como a escolha do local do evento, o planejamento da estrutura, a determinação de regras, a divulgação, a montagem, as tarefas durante o evento são essenciais para que este obtenha sucesso.
A captação de eventos pode ser feita pela agência, em especial, quando se trata de eventos de pequeno porte, ou por meio de uma central de captação. A central de captação representa um núcleo formado por várias empresas que se associam, como agências de eventos, hotéis, agências de viagens, transportadoras, organizadores e presta dores de serviços e outros tipos de empresas ligadas ao turismo. Essas empresas mantêm financeiramente as centrais de captação.
Dependendo do tamanho do evento, é necessário que o organizador trabalhe com uma equipe de coordenadores, que atuarão no momento da execução do projeto. Esse pessoal é dividido em equipes de trabalho, responsáveis por tarefas específicas que fazem parte da realização do evento.
Um organizador de eventos deve ter o perfil de um profissional atuante e de extrema organização, além de conhecer profundamente sua atividade. A dedicação e a pesquisa, além de algumas regras de etiqueta, irão ajudar não somente no contato com o cliente, mas para deixá-lo preparado para possíveis situações que aparecerão.
Entre as mais interessantes e ricas formas de atrair novos hóspedes, manter os atuais e fazê-los frequentar mais o hotel, estão as promoções. A promoção de eventos é uma ótima oportunidade de divulgação de estabelecimentos, uma vez que os hotéis, geralmente, já possuem infraestrutura favorável para a acomodação de um número grande de pessoas. Para tal, a boa administração hoteleira poderá fazer uso de campanhas, por exemplo, para atrair mais clientes, divulgar o hotel de forma maciça, além de elevar a taxa de ocupação do mesmo.
Comemorações de aniversários e casamentos, shows, palestras, treinamentos, cursos, seminários, congressos, convenções e feiras, enfim, são inúmeras as oportunidades de eventos que podem acontecer em um hotel desde que o mesmo ofereça ao público uma infraestrutura adequada para a ocasião. Sendo assim, com o objetivo de atrair cada vez mais clientes, os hotéis têm investido pesado na adequação de suas dependências físicas. Para eles o investimento é promissor; para a organização dos eventos é melhor ainda, já que os participantes de outras cidades e, ou países podem hospedar-se no mesmo local do evento, com todo o conforto e comodidade.
Se você pretende trabalhar com organização de eventos ou simplesmente fazer uma festa de arromba para seus amigos e familiares, saiba que para ter sucesso nessa atividade uma série de cuidados e atitudes devem ser tomados. “A organização de um evento depende, prioritariamente, do planejamento, e para planejar é essencial reunir todas as informações necessárias para o desenvolvimento do evento”, afirma Antônio Máximo Borba, professor do Curso a Distância CPT Planejamento e Organização de Eventos, em Livro+DVD e Curso Online.
Os hotéis são construções de tradição em qualquer cidade, ajudando, muitas vezes, a impulsionar o turismo local, recebendo pessoas de várias outras cidades, estados e até países. Com esse tipo de empreendimento, é possível lucrar, além das reservas, com a realização de eventos, que, inclusive, podem ajudam a aumentar o número de hóspedes.
Evento pode ser definido como qualquer acontecimento que desperta interesse especial, capaz de atrair público e de mobilizar meios de comunicação. Engloba espetáculos, exposições, competições, etc. O surgimento de especialistas na organização desses ocorreu com o aumento do interesse e da demanda por eventos como forma de divulgação cultural ou comercial.
A realização de eventos é considerada, em todo o mundo, importantíssima para o desenvolvimento do fluxo turístico.