Para apoiar o professor da educação infantil no desenvolvimento de suas atividades, particularmente na elaboração das aulas envolvendo educação ambiental, a professora Gínia César Bontempo do Curso CPT de Educação Ambiental Infantil, diz que: ''O trabalho da educação ambiental, nesse estágio do desenvolvimento, deverá ser levado adiante com base na realidade sociocultural, procurando sempre despertar a autonomia, criticidade e responsabilidade''.
A Educação Ambiental para a Sustentabilidade (EAS) é engajada e participativa em vez de ser passiva e sua ênfase está no aprender, em vez de ensinar. “Em particular, a pesquisa-ação com sua ênfase na reflexão crítica, ciclos de aprendizado experiencial e posse democrática dos processos de mudança, é inerente à EAS”, afirma Gínia César Bontempo, professora do Curso CPT Educação Infantil: Educação Ambiental Infantil.
A proteção ao meio ambiente hoje é debatida em todo o mundo, você sabia? Pois, acredite, é verdade, e no Brasil não é diferente. “A sociedade, em geral, tem consciência da importância da discussão ambiental, embora em diferentes níveis de compreensão e de profundidade. Neste sentido, discutir e debater sobre a proteção do meio ambiente é saudável, mas precisa ir mais longe”, explica
Devo trabalhar com teatro na educação infantil? Sim, deve. “O teatro na Educação Infantil é muito mais um grande jogo dramático, em que, brincando, as crianças exercitam outros tons de voz, testam a autoridade ou a submissão, a coragem e o medo”, afirma Maria Oliveira Cortes, professora do Curso CPT Teatro na Educação Infantil.
Embora montar escola infantil seja um negócio promissor e rentável, a concorrência é acirrada. Nesse contexto, torna-se fundamental se destacar dentre as demais. Para isso, é importante um forte diferencial competitivo. Falamos da tríade estrutura, segurança e metodologia, todos determinantes para a consolidação da empresa no mercado. E o planejamento aparece como estratégia de sucesso.
A educação ambiental, como instrumento de preservação ou de transformação da sociedade, é objeto de discussão antiga e está novamente no centro das sugestões de redefinições ou reorganizações do pensamento da humanidade. “Desde que começou a ser introduzida mundialmente no ensino, há cerca de 30 anos, porém, ela tem falhado na preparação de indivíduos adequadamente capazes de agir nas questões ambientais, gerando a necessidade da construção de um campo teórico denominado de Educação Ambiental para a Sustentabilidade (EAS), associando as preocupações da Educação Ambiental convencional, com o conceito de desenvolvimento sustentável”
Para que o professor possa traçar estratégias de trabalho com educação ambiental na educação infantil, é importante conceituar bem essa fase. Podemos, inicialmente, dizer que a educação infantil corresponde à educação oferecida para a criança do nascimento até aproximadamente os seis anos de idade. Considerada, nos dias atuais, como indispensável, é ela que vai oferecer os fundamentos para o desenvolvimento da criança nos aspectos físico , psíquico, cognitivo e social
Ao se propor um processo educacional sob o tema Educação Ambiental em sala de aula, apenas a compreensão do conteúdo não é suficiente, afirma Gínia César Bontempo, professora do Curso CPT Educação Infantil: Educação Ambiental Infantil. O educador deve preocupar-se com a forma de transmissão desse conhecimento que compreende, ao menos, disponibilidade de textos pertinentes ao assunto, informação oral passada aos educandos (submetida a interpretação do professor dado ao assunto), percepção e apreensão do assunto pelos alunos e a capacidade de produção de textos sobre o assunto pelos educandos.
Especial - Há peculiaridades correspondentes a cada fase da vida da criança que devem ser consideradas ao elaborar e propor a educação ambiental. Dessa forma, entender o que é a educação infantil e as características da faixa etária a que ela se aplica é primordial para que os professores desenvolvam com sucesso os temas referentes ao meio ambiente.
Impacto ambiental é qualquer modificação que ocorre no meio ambiente. Um Impacto Ambiental pode ter causa natural ou resultar de atividades humanas, também chamadas de atividades antrópicas. “Um Impacto Ambiental acontece, se houver um elemento gerador. O elemento gerador se chama Aspecto Ambiental”, afirma Ulysses Costa Freire, professor do Curso a Distância CPT Impactos Ambientais na Propriedade Rural - Prevenção e Controle, em Livro+DVD.