As crianças devem explorar o ambiente para que possam se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse
Para que o professor possa traçar estratégias de trabalho com educação ambiental na educação infantil, é importante conceituar bem essa fase. Podemos, inicialmente, dizer que a educação infantil corresponde à educação oferecida para a criança do nascimento até aproximadamente os seis anos de idade. Considerada, nos dias atuais, como indispensável, é ela que vai oferecer os fundamentos para o desenvolvimento da criança nos aspectos físico , psíquico, cognitivo e social.
O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, no que se refere ao conhecimento do mundo, natureza e sociedade, determina que a ação educativa deve se organizar para que as crianças tenham desenvolvido as seguintes capacidades, conforme a idade:
Capacidades das crianças do nascimento a três anos
Explorar o ambiente para que possam se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.
Capacidades das crianças de quatro a seis anos
- Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando ideias;
- Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos;
- Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade da vida humana.
“Os conteúdos sugeridos pelo RCN deverão ser organizados e definidos em função das diferentes realidades e necessidades, de forma que possam ser, de fato, significativos para as crianças”, afirma a professora Gínia César Bontempo, do curso Educação Infantil – Educação Ambiental Infantil, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Os conteúdos deverão ser selecionados em função dos seguintes critérios:
- Relevância social e vínculo com as práticas sociais significativas;
- Grau de significado para a criança;
- Possibilidade que oferecem de construção de uma visão de mundo integrada e relacional;
- Possibilidade de ampliação do repertório de conhecimentos a respeito do mundo social e natural.
Conteúdos para crianças de zero a três anos
O trabalho nessa faixa etária acontece inserido e integrado no cotidiano das crianças. Não serão selecionados blocos de conteúdos, mas destacam-se ideias relacionadas aos objetivos, definidos anteriormente, e que podem estar presentes nos mais variados contextos que integram a rotina infantil, quais sejam:
- Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos;
- Exploração de diferentes objetos, de suas propriedades e de relações simples de causa e efeito;
- Contato com pequenos animais e plantas;
- Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas.
Conteúdos para crianças de quatro a seis anos
Nessa faixa etária, aprofundam-se os conteúdos indicados para as crianças de zero a três anos, ao mesmo tempo em que outros são acrescentados. Os conteúdos estão organizados em cinco blocos: Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar; Os lugares e suas paisagens; Objetos e processos de transformação; Os seres vivos e Fenômenos da natureza.
A organização dos conteúdos em blocos visa, assim, a contemplar as principais dimensões contidas nesse eixo de trabalho, oferecendo visibilidade às especificidades dos diferentes conhecimentos e conteúdos. Deve-se ter claro, no entanto, que essa divisão é didática, visando a facilitar a organização da prática do professor.
Os procedimentos indispensáveis para a aprendizagem das crianças neste eixo de trabalho e que se aplicam a todos os blocos foram abordados de forma destacada. São eles:
- Formulação de perguntas;
- Participação ativa na resolução de problemas;
- Estabelecimento de algumas relações simples na comparação de dados;
- Confronto entre suas ideias e as de outras crianças;
- Formulação coletiva e individual de conclusões e explicações sobre o tema em questão;
- Utilização, com ajuda do professor, de diferentes fontes para buscar informações, como objetos, fotografias, documentários, relatos de pessoas, livros, mapas, entre outros;
- Utilização da observação direta e com uso de instrumentos, como binóculos, lupas, microscópios, entre outros, para obtenção de dados e informações;
- Conhecimento de locais que guardam informações, como bibliotecas, museus, entre outros;
- Leitura e interpretação de registros, como desenhos, fotografias e maquetes;
- Registro das informações, utilizando diferentes formas: desenhos, textos orais ditados ao professor, comunicação oral registrada em gravador, entre outros.
A arte ambiental e a criança
A arte ambiental consiste em desenvolver técnicas e habilidades artísticas, reaproveitando elementos da natureza. As experiências com a arte ambiental possibilitam a sensibilização e a familiarização com os componentes da natureza, tais como folhas, flores, terra, sementes entre outros, proporcionando, também, o desenvolvimento de uma atitude de cuidado e carinho em relação à Terra.
Técnicas mais comuns
Desenho com carvão
Material: Papel branco e carvão vegetal.
Procedimento: Desenho livre sobre o papel, utilizando lascas de carvão.
Pintura com pigmentos naturais
Material: Folha branca, flores, folhas e cascas de alimentos.
Procedimento: Usar as flores, folhas ou cascas, para fazer o desenho diretamente no papel, friccionando-as contra o mesmo. A intensidade da fricção determinará tons mais claros ou escuros.
Aproveite o momento da oficina para trabalhar as propriedades físicas das folhas e flores como: cores e tons, textura, tamanho e formas.
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Por Andréa Oliveira
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