WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

"conhecimento-especifico-professor"

Torne-se um professor de sucesso

A formação do ser humano recebe muita influência dos meios onde ele vive. A família, os amigos e a escola são agentes determinantes para nossa cidadania. É no contato com eles que aprendemos os parâmetros e conseguimos distinguir o que é certo e o que é errado, e talvez o professor seja o principal disseminador dos valores humanos.

Perfil e atributos de um bom professor

Hoje, 15 de outubro, celebramos o Dia do Professor. Trata-se de uma forma singela e respeitosa de homenagear o profissional, que não somente compartilha conhecimentos como também pode transformar a vida dos alunos. Entretanto, a vida de professor não é nada fácil. Ser professor requer perfil e atributos tais que direcionem a própria carreira rumo ao sucesso e à realização profissional.

Professor, estimule seus alunos!

Ser professor não é uma tarefa fácil, qualquer atitude que ele tomar, estará errado. São muitas as situações onde professor sempre é o culpado. E, se ele é o culpado, nada deu certo em relação à aprendizagem do aluno. Daí a cobrança e a dificuldade em ser um bom professor. Sendo assim, “a pessoa com ambição de crescer na vida, de conduzir da melhor forma o seu trabalho, ampliando o seu domínio como coordenador, líder, consegue atrair olhares para o seu fazer e torna-se exemplo”, afirmam os professores Marcelo Henrique de Mello do Curso CPT de Como se Tornar um Professor de Sucesso. 

Como ser um professor nota 10

Para se tornar um professor nota 10, você deve instigar a criatividade dos alunos, ser criativo, ter conhecimento dos conteúdos, investir na formação continuada, entusiasmar, elogiar, ser objetivo, claro, preciso, oportunizar condições de produtividade, de descobertas, entre outros. Para isso, estude e pratique, o máximo possível, as dicas que se seguem. Com isso, certamente você contribuirá para que seus alunos aprendam e potencializem os conhecimentos adquiridos, não para tirar uma nota, mas para utilidade em toda a vida.

Como tornar a aprendizagem mais significativa?

O processo de aprendizagem é fundamentalmente dependente do conhecimento que o estudante já possui. O seu conhecimento prévio. De fato, podemos compreender aprendizagem significativa como uma mudança no conhecimento já existente. Isso deve ser compreendido tanto do ponto de vista quantitativo (mais conhecimento sendo conectado ao conhecimento já existente) e, de grande importância, qualitativo (mudança na qualidade do conhecimento já existente em função do novo conhecimento). A aprendizagem significativa é possível, por meio do diálogo entre professor e alunos e entre os próprios alunos, ajudando-os a fazer conexões entre conceitos não bem interconectados. No entanto, isso ocorre em salas com menor número de alunos. Daí a importância de limitar o tamanho das turmas em disciplinas de grande demanda, mas isso não ocorre na realidade, afirma o professor Per Christian Braathen do Curso CPT de Aprendizagem Significativa. 

Educação Infantil: o conhecimento da natureza e da sociedade

Desde o nascimento, as crianças observam e examinam ao seu redor, buscando informações sobre o mundo por meio dos sentidos. De início, sua compreensão do mundo físico está limitada ao seu campo perceptual: as coisas que elas não percebem não existem, e as que elas percebem, muitas vezes, parecem inexplicáveis. Por isso, elas obtêm sentido do mundo pelo movimento e pelas sensações. Principalmente, porque têm uma curiosidade impressionante, que as impele à ação - tocar, provar, pensar, misturar, derramar. É assim que surge o conhecimento da criança em relação à natureza e à sociedade.

A relevância do conhecimento nas aulas práticas e demonstrativas

Os conhecimentos são relevantes, quando o novo conhecimento a ser aprendido tem algo a ver com a vida do aprendiz, sendo importante para ele mesmo. Isso quer dizer que o conteúdo tem de ser contextualmente relevante, que esteja contextualizado com sua realidade e, consequentemente, seja concreto para o aluno. Esse é mais um aspecto conceitual que torna as aulas demonstrativas e práticas muito importantes no contexto da aprendizagem. Quanto mais concreto é o conhecimento e quanto mais próximo da realidade, mais relevante ele se torna para o aluno.

Profissão Professor

Até pouco tempo atrás, a educação formal, aquela aprendida na escola, baseava-se em princípios antiquados e limitados que definiam o contexto sala de aula como uma situação engessada, na qual cada indivíduo mantinha uma postura única, com um papel pré-estabelecido. Esses princípios defendiam a ideia errônea de que o professor era o único detentor do conhecimento, considerando os alunos meros recipientes vazios destinados a internalizar tudo aquilo que liam e ouviam. Assim, o processo ensino-aprendizagem era visto como um sistema estático, sem qualquer tipo de interação ou troca de conhecimento entre professor e aluno.

Como Stanislavski pode ajudar professores em sala de aula?

Constantin Stanislavski foi um ator russo que nasceu em 1863 e morreu em 1938. Foi um dos fundadores do Teatro de Arte de Moscou, criador do Sistema Stanislavski de atuação, ainda hoje fundamental para a arte do ator. "Trazer as técnicas de preparação de um ator, criadas por Stanislavski para a preparação do professor, vai colaborar para melhorar ainda mais o seu treinamento", afirma Jeane Doucas, professora do Curso a Distância CPT Técnicas de Ator para Professores, em Livro+DVD.

Kall Marx e a aquisição do conhecimento humano

Kall Marx, filósofo alemão do Séc. XIX, quanto ao que diz respeito à aquisição do conhecimento, defende o pensamento de que a “matéria é anterior à ideia”, portanto, o materialismo sobrepõe-se ao idealismo. Neste sentido, para que o homem consiga adquirir conhecimento, ele necessita ter como base as relações que trava com o mundo.

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?