Ser professor não é uma tarefa fácil, qualquer atitude que ele tomar, estará errado. São muitas as situações onde professor sempre é o culpado. E, se ele é o culpado, nada deu certo em relação à aprendizagem do aluno. Daí a cobrança e a dificuldade em ser um bom professor. Sendo assim, “a pessoa com ambição de crescer na vida, de conduzir da melhor forma o seu trabalho, ampliando o seu domínio como coordenador, líder, consegue atrair olhares para o seu fazer e torna-se exemplo”, afirmam os professores Marcelo Henrique de Mello do Curso CPT de Como se Tornar um Professor de Sucesso.
Não só os professores mas também inúmeros funcionários da educação sentem-se injustiçados por não terem o reconhecimento do seu trabalho. Embora sejam competentes e dedicados, são desvalorizados. No entanto, a vaidade, a ambição e o orgulho são características positivas e intrínsecas ao ser humano. E, quando bem empregadas, geram vantagens para todos.
Ao ser bem-sucedido em suas atividades, começam os elogios bem como o apreço pelo emprego. Com isso, surge a necessidade de tornar públicos os seus feitos, de receber menções publicamente pronunciadas, de aparecer em placas ou divulgações de sucesso em concursos.
Entretanto, ministrar uma única aula é fácil, o difícil é reconstruir essa prática dia a dia para agradar os alunos, a comunidade escolar, a administração entre outros. Tal prática envolve relacionamentos, preparação, formação, atualização, conhecimento de regras, estratégias, recursos, técnicas, marketing, dinâmicas, avaliação e autoavaliação.
Além disso, requer aprendizagem ampla de como ensinar e sobre como encantar. Também requer compreender que a formação dos jovens na sociedade moderna tem sido marcada por uma diminuição da convivência familiar que vem sendo suprida por uma presença intensa da televisão e da internet, como fonte primária de informações e conhecimento.
Quantas vezes você, professor, perguntou-se sobre o que levar aos seus alunos em um dia dos estudantes, em uma aula da saudade, por ocasião do aniversário da escola, em situações que era preciso fazer uma pausa, em meio ao trabalho com conteúdos mais densos, teóricos, polêmicos bem como cansativos para o seu aluno?
Estimule, não informe
É preciso estar sempre consciente de seus objetivos e deixar claro o porquê de cada aula, de cada conteúdo. Uma boa aula não deve finalizar com o seu interlocutor olhando para o relógio nem com o silêncio.
Evite erros no percurso
O mais importante em uma aula são os primeiros 30 minutos e os últimos 15 segundos. Dessa forma, você terá perdido muito do seu tempo e as suas explanações esquecidas, se você cometer erros no percurso da interação.
Facilite e simplifique
Use a clareza e a simplicidade tanto na linguagem como na escrita. Fazendo isso, você irá transmitir muito mais conhecimento bem como irá facilitar a compreensão da aula ou do diálogo. Assuntos ou questões dispostos em blocos curtos são melhor assimilados.
Use sentimentalismo e emoção
A emoção é muito importante, especialmente quando se observam dados estatísticos. Conforme os descritos a seguir, encontrados em estudos sobre o impacto de uma aula:
a) 55% correspondem a estímulos visuais, ou seja, voltam-se aos seus movimentos; como você se apresenta, anda e gesticula;
b) 38% destinam-se aos estímulos vocais; dizem respeito a sua fala, sua entonação e seu timbre;
c) somente 7% recaem sobre o conteúdo verbal, ou seja, o assunto sobre o qual você fala.
Exercite
Para evitar erros sérios, exercite-se, treine antes. Não se esqueça de que falar de determinado assunto para um leigo e fazê-lo entender o que se pretende está entre as maiores vitórias de quem ensina. Lembre-se de que uma aula só obterá melhores resultados com o treino constante.
Estude os estudantes
Faça um breve diagnóstico dos alunos, sondando o que eles aprenderam, descobrindo onde estão e quais os recursos que possuem.
Ofereça segurança
Segurança é algo imprescindível em uma sala de aula. Iluminação e cores corretas ajudam, além de diversos outros detalhes ao alcance do professor: reveja sugestões para humanizar o espaço e facilitar a interação.
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da Área Metodologia de Ensino.
Por Andréa Oliveira
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.