WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Professor, estimule seus alunos!

Um bom professor é aquele que dá um show de aula, ao invés de entediar seus alunos com conteúdos densos e cansativos

 

O professor deve adotar ténicas e dinâmicas para sua aula ser atrativa

Ser professor não é uma tarefa fácil, qualquer atitude que ele tomar, estará errado. São muitas as situações em que o professor sempre é o culpado. E, se ele é o culpado, nada deu certo em relação à aprendizagem do aluno. Daí a cobrança e a dificuldade em ser um bom professor.

Não só os professores mas também inúmeros funcionários da educação sentem-se injustiçados por não terem o reconhecimento do seu trabalho. Embora sejam competentes e dedicados, são desvalorizados. No entanto, a vaidade, a ambição e o orgulho são características positivas e intrínsecas ao ser humano. E, quando bem empregadas, geram vantagens para todos.

 

Sendo assim, “a pessoa que tem ambição de crescer na vida, de conduzir da melhor forma o seu trabalho, ampliando o seu domínio como coordenador, líder, consegue atrair olhares para o seu fazer e torna-se exemplo”, afirmam os professores Marcelo Henrique de Mello (especialista em Didática) e Rozimar Gomes da Silva Ferreira (especialista em Supervisão Escolar), do curso Como Se Tornar um Professor de Sucesso.

 

Ao ser bem sucedido em suas atividades, começam os elogios bem como o apreço pelo emprego. Com isso, surge a necessidade de tornar públicos os seus feitos, de receber menções publicamente pronunciadas, de aparecer em placas ou divulgações de sucesso em concursos.

 

Entretanto, ministrar uma única aula show é facil, o difícil é reconstruir essa prática dia a dia para agradar os alunos, a comunidade escolar, a administração entre outros. Tal prática envolve relacionamentos, preparação, formação, atualização, conhecimento de regras, estratégias, recursos, técnicas, marketing, dinâmicas, avaliação e autoavaliação.

 

Além disso, requer aprendizagem ampla de como ensinar e sobre como encantar. Também requer compreender que a formação dos jovens na sociedade moderna tem sido marcada por uma diminuição da convivência familiar que vem sendo suprida por uma presença intensa da televisão e da internet, como fonte primária de informações e conhecimento.

 

Quantas vezes você, professor, perguntou-se sobre o que levar aos seus alunos em um dia dos estudantes, em uma aula da saudade, por ocasião do aniversário da escola, em situações que era preciso fazer uma pausa, em meio ao trabalho com conteúdos mais densos, teóricos, polêmicos bem como cansativos para o seu aluno?

 

 

Estimule, não informe

 

É preciso estar sempre consciente de seus objetivos e deixar claro o porquê de cada aula, de cada conteúdo. Uma boa aula não deve finalizar com o seu interlocutor olhando para o relógio nem com o silêncio.

 

Evite erros no percurso

 

O mais importante em uma aula são os primeiros 30 minutos e os últimos 15 segundos. Dessa forma, você terá perdido muito do seu tempo e as suas explanações esquecidas, se você cometer erros no percurso da interação.

 

Facilite e simplifique

 

Use a clareza e a simplicidade tanto na linguagem como na escrita. Fazendo isso, você irá transmitir muito mais conhecimento bem como irá facilitar a compreensão da aula ou do diálogo. Assuntos ou questões dispostos em blocos curtos são melhor assimilados.

 

Use sentimentalismo e emoção

 

A emoção é muito importante, especialmente quando se observam dados estatísticos. Conforme os descritos a seguir, encontrados em estudos sobre o impacto de uma aula:

 

a) 55% correspondem a estímulos visuais, ou seja, voltam-se aos seus movimentos; como você se apresenta, anda e gesticula;

b) 38% destinam-se aos estímulos vocais; dizem respeito a sua fala, sua entonação e seu timbre;

c) somente 7% recaem sobre o conteúdo verbal, ou seja, o assunto sobre o qual você fala.

 

Exercite

 

Para evitar erros sérios, exercite-se, treine antes. Não se esqueça de que falar de determinado assunto para um leigo e fazê-lo entender o que se pretende está entre as maiores vitórias de quem ensina. Lembre-se de que uma aula só obterá melhores resultados com o treino constante.

 

Estude os estudantes

 

Faça um breve diagnóstico dos alunos, sondando o que eles aprenderam, descobrindo onde estão e quais os recursos que possuem.

 

Ofereça segurança

 

Segurança é algo imprescindível em uma sala de aula. Iluminação e cores corretas ajudam, além de diversos outros detalhes ao alcance do professor: reveja sugestões para humanizar o espaço e facilitar a interação.

 

Conheça outros tópicos referentes a técnicas e dinâmicas para uma aula show, conferindo os cursos da área Metodologia de Ensino.

 

Por Andréa Oliveira

 

 

 

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!