WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como Stanislavski pode ajudar professores em sala de aula?

Trazer as técnicas de preparação de um ator, criadas por Stanislavski para a preparação do professor, vai colaborar para melhorar ainda mais o seu treinamento

Como Stanislavski pode ajudar professores em sala de aula?   Artigos Cursos CPT

 

Constantin Stanislavski foi um ator russo que nasceu em 1863 e morreu em 1938. Foi um dos fundadores do Teatro de Arte de Moscou, criador do Sistema Stanislavski de atuação, ainda hoje fundamental para a arte do ator. "Trazer as técnicas de preparação de um ator, criadas por Stanislavski para a preparação do professor, vai colaborar para melhorar ainda mais o seu treinamento", afirma Jeane Doucas, professora do Curso a Distância CPT Técnicas de Ator para Professores.

Em resumo, esse grande diretor/ator deixou um legado. Segundo ele, para a preparação do ator (aqui no caso o professor) ser efetiva, tem de ser usada no seu cotidiano, para que o corpo fique marcado com esses novos hábitos e costumes. Para ele, não basta que você faça os exercícios específicos propostos e os “guarde” para usá-los mais tarde. Para alcançar movimentos que expressem sutileza, complexidade, fluidez entre outros é preciso que interfira na sua natureza cotidiana, prestando atenção nos músculos que aciona sem necessidade, na força exagerada que emprega para escovar os dentes, por exemplo, que inclusive os prejudica, o peso nas mãos ao abrir uma porta, o descaso com que senta numa cadeira, e procure agir de forma relaxada, sem tensões.

É esse novo corpo, com novos hábitos, perseguidos diariamente, a vida toda, que vai lhe dar base para usá-lo de forma relaxada durante o seu trabalho em sala de aula. O mesmo ocorre com o estado de presença que é fundamental durante toda a aula. É esse estado de presença que permite a você unir mente e corpo.

A linguagem cotidiana se expressa estimulada pelas nossas ansiedades, intenções, sentimentos, desejos, associações, que são demonstrados pelo olhar, pelo gaguejar, faces coradas, levantar de sobrancelhas e pequenos gestos descontrolados como o balançar das pernas, por exemplo. Durante uma aula, no entanto, o professor deve ter a dimensão de todos os seus gestos. Eles servirão para ensinar, expressar, e até para serem imitados por quem os observa constantemente. Um gesto realizado numa hora determinada marca aquele assunto que está sendo tratado naquele momento. Reforça o conteúdo teórico. Quando um professor ministra uma aula, reproduzindo apenas os movimentos habituais, a linguagem fica pobre de significados, genérica e sem cor.

É muito comum encontrarmos em nossa vida professores que, quando estão em evidência, subtraem de si os sentidos e vão direto para a prática discursiva. E todos sabem que uma aula discursiva não atrai o menor interesse. Para vencer a dificuldade que o acometia sempre que ficava em evidência, Stanislavski começou, desde muito cedo, a agir em diversas situações do seu cotidiano como se fosse um personagem; costume que continuou praticando até suas últimas atuações. Stanislavski exigia de si mesmo e de seus alunos que praticassem a observação ativa. Significa aguçar o que vê e o que ouve durante as relações para perceber as emoções, as intenções, os desejos das pessoas com quem você mantém contato no dia a dia. Com todos os sentidos em alerta! Além de enriquecer o seu “estoque” de gestos e expressões, ainda vai causar bastante empatia em quem estiver se relacionando com você.

Quando o professor desperta os outros sentidos do corpo e traz a energia necessária ao seu corpo expressivo, que veio dos exercícios praticados e dessa vivência da observação ativa, vem à tona o vigor poderoso, sutil e complexo que reforça as ações físicas que ele vai realizar. Quando você verificar o sucesso desse novo corpo, vai se tornar mais ousado a cada aula. Mas, para isso, é necessária uma prática diária, sistemática, insistente e entusiasmada.

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Metodologia de Ensino.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?