Encontradas em praticamente todas as cidades do País, as lanchonetes fazem parte de uma atividade comercial simples de ser implantada e que dispensa grandes investimentos iniciais. Estão inseridas no ramo da alimentação, segmento este que dificilmente será atingido por crises financeiras. Além disto, trata-se de um tipo de comércio onde, diariamente, há certo volume de dinheiro girando em caixa, pois, por suas próprias características, as lanchonetes, raramente, adotam o sistema de vendas a prazo. Por todas estas características, e outras mais, muitas pessoas se sentem mais seguras em investir seu capital neste tipo de atividade, quando o assunto é abrir o seu próprio negócio e prosperar.
Sob a visão moderna, qualidade é a capacidade de um produto ou serviço satisfazer as necessidades de um cliente, expressas ou implícitas, a um custo competitivo. Neste sentido, tudo deve ser feito de modo a encantá-lo e é exatamente esse encantamento o fator que garante o sucesso de uma lanchonete. Contudo, manter consumidores assíduos e fiéis aos seus produtos ou serviços não é uma tarefa muito simples, principalmente, porque eles são seres humanos e, portanto, cada um têm necessidades diferentes e, muitas vezes, é difícil identificar seus desejos.
Quais as duas funções do gestor? O planejamento e a organização. E quanto as funções que compõem o processo administrativo? Simples: a direção e o controle. “Enquanto a função de planejamento cuida do futuro da empresa, traçando objetivos e estratégias, a função de organizar estabelece a estrutura e recursos para a realização desses planos”, afirma Rúbia Fonseca, professora do Curso CPT Fundamentos da Administração.
Saiba como lidar e o que esperar dos seus clientes na sua lanchonete, a professora Adriana Lara Fonseca do Curso CPT de Treinamento de Atendente de Lanchonete, estudou e elaborou alguns perfis de clientes que são recorrentes nas lanchonetes, e com essa informação podemos pensar em quais são as melhores estratégias de atendimento para aborda-los.
Além de produtos de excelente qualidade e um atendimento perfeito, um ambiente harmônico, aconchegante e extremamente limpo é de grande importância para a captação e fidelização de clientes, garantindo o sucesso das lanchonetes. No entanto, para que um atendente possa desempenhar suas funções de maneira satisfatória, será necessário que a lanchonete ofereça-lhe condições adequadas de trabalho. Portanto, antes de tudo, será necessário que exista uma infraestrutura que seja capaz de facilitar o atendimento dos clientes, permitindo que este seja realizado da melhor maneira possível.
Ser dono de padaria requer preparo, comprometimento e jogo de cintura, pois trata-se de um negócio bastante complexo, com alta competitividade. Dados coletados pela Abip - Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria, demonstram que, apenas em São Paulo, existem mais de 12 mil padarias.
Como realizam tarefas variadas e com curto tempo para decidir, os administradores dependem das relações com indivíduos internos e externos à organização para obterem informações com vistas à tomada de decisão. Como defendido por Henry Mintzberg citado por Sobral e Peci: Os administradores possuem autoridade formal pelo cargo que ocupam, que, por sua vez, lhes confere status.
A administração financeira, hoje, tem um papel muito mais estratégico do que disciplinador, ou seja, de controle, de cálculo, de administração de dinheiro, de papéis, passando, inclusive, a ter um papel de adequação das atividades administrativas às necessidades do mercado. Para isto, para conseguir de fato alcançar os seus objetivos e com grandes sucesso, ela precisará contar, se apoiar em sistemas, formas e metodologias no controle de gestão e de custos.
O gestor de uma empresa, geralmente, não é o executor, e sim o responsável pelo trabalho de um grupo a ele subordinado. É o indivíduo que tem a função de tomar decisões nas organizações, visando alcançar os objetivos previamente estabelecidos. “A empresa alcança seus objetivos por meio das pessoas. Assim, o administrador trabalha coordenando e dirigindo as atividades de outros”, afirma Rúbia Fonseca, professora do Curso a Distância CPT Fundamentos da Administração.
Em um mercado globalizado e cada vez mais competitivo, o sucesso ou o insucesso de uma organização está diretamente relacionado à forma como ela é administrada. “Entram aqui, dois conceitos dos quais depende a administração das empresas: Eficácia e Eficiência”, afirma Rúbia Fonseca, professora do Curso a Distância CPT Fundamentos da Administração.