Encontradas em praticamente todas as cidades do País, as lanchonetes fazem parte de uma atividade comercial simples de ser implantada e que dispensa grandes investimentos iniciais. Estão inseridas no ramo da alimentação, segmento este que dificilmente será atingido por crises financeiras. Além disto, trata-se de um tipo de comércio onde, diariamente, há certo volume de dinheiro girando em caixa, pois, por suas próprias características, as lanchonetes, raramente, adotam o sistema de vendas a prazo. Por todas estas características, e outras mais, muitas pessoas se sentem mais seguras em investir seu capital neste tipo de atividade, quando o assunto é abrir o seu próprio negócio e prosperar.
Nos dias atuais, é sabido que o sucesso de qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou de grande porte, se resume, basicamente, em oferecer produtos e serviços de boa qualidade. Portanto, as empresas que não tiverem seus produtos ou serviços de qualidade terão poucas chances de sobrevivência e menos ainda de crescimento, pois não serão competitivas. Sendo assim, a busca pelo fornecimento de produtos e ou serviços com qualidade deverá ser o principal alvo de qualquer empresa, e, no caso de uma lanchonete, isso não é diferente.
O sucesso de qualquer empresa, seja ela de que porte for, se resume, basicamente, em oferecer produtos e serviços de boa qualidade
Abrir uma lanchonete, mesmo sendo uma atividade promissora, exige do empresário fazer uma excelente administração de sua empresa se quiser que ela tenha sucesso, não colocando a perder todo o capital investido. Neste sentido, é desejável que ele esteja preparado para identificar e lidar com todas as adversidades que, por ventura, estiverem impedindo o bom desempenho de sua lanchonete. Bons exemplo disto, é saber lidar com a concorrência, prestar excelente atendimento aos clientes, oferecer produtos da melhor qualidade, entre outras. Veja as dicas abaixo:
1- Não ignore a concorrência
Pelo fato de existirem lanchonetes em grande número, os proprietários têm que lidar, diariamente, com a concorrência que, neste caso, é bem elevada, sendo considerada o principal fator responsável pela falência de algumas lanchonetes. Portanto, saber lidar com a concorrência deverá ser uma das principais características que o empresário, veterano ou iniciante no ramo, precisa ter de imediato.
2- Atraia o cliente
Muitas medidas podem e devem ser adotadas pelas lanchonetes para ganhar a preferência da clientela, como redução de preços dos produtos, cardápio variado, melhor instalação física e propagandas.
3- Prive a qualidade no atendimento ao cliente
Como as estratégias podem ser adotadas também pelos concorrentes, conclui-se, facilmente, que o único caminho a ser seguido será o de diferenciar dos demais concorrentes, por meio de uma estratégia de atendimento aos clientes com qualidade. Isto porque, nos dias de hoje, qualidade é algo que vem sendo exigido cada vez mais pelos consumidores, seja na aquisição de produtos ou na prestação de serviço, e, no que refere à alimentação, a qualidade exigida ganha uma dimensão maior, pois está intimamente relacionada com saúde e bem estar.
As lanchonetes fazem parte de uma atividade comercial simples de ser implantada e que dispensa grandes investimentos iniciais
4- Foco na higiene e na segurança alimentar
Para proporcionar um atendimento de boa qualidade aos seus clientes, o proprietário de lanchonete deverá ficar atento aos seguintes aspectos:
- Qualidade das mercadorias utilizadas na preparação dos alimentos;
- Adoção de técnicas de boas práticas de fabricação dos alimentos dentro da área de produção;
- Manutenção das instalações adequadamente higienizadas;
- Exigência de adequadas condições de higiene pessoal; e
- Manipulação dos alimentos respeitando as regras de segurança alimentar.
5- Treine seus funcionários
Outro aspecto muito importante para se tornar competitivo no mercado é entender que os clientes são o maior patrimônio de uma empresa e, por isso, precisam ser bem tratados. Assim, os atendentes de uma lanchonete deverão ser treinados para saber lidar com os clientes, o que significa saber ouvir, interpretar o desejo de cada cliente, dar sugestões, enfim, fazer de tudo, para que o cliente se sinta valorizado e satisfeito com o atendimento.
Conheça os Cursos CPT, das áreas Capacitação na Empresa e Gestão Empresarial.
Por Silvana Teixeira
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários
Maria do Rosario resende
7 de mar. de 2021Adorei as dicas muito produtivas agora e só colocar em pratica. Parabéns!
Resposta do Portal Cursos CPT
10 de mar. de 2021Olá, Maria do Rosário
Como vai?
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Ficamos felizes em saber que você gostou de nosso artigo.
Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que disponibilizamos na área e que serão fundamentais para o seu aprendizado.
Atenciosamente,
Erika
Ericka Teixeira Santos
14 de abr. de 2019Gostei muito das dicas vou pôr em prática o brigado
Resposta do Portal Cursos CPT
15 de abr. de 2019Olá Ericka,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site.
Ficamos muito felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto