WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Duas funções do processo administrativo? Direção e controle!

Quais as duas funções do gestor? O planejamento e a organização. E quanto as funções que compõem o processo administrativo? Simples: a direção e o controle

Duas funções do processo administrativo? Direção e controle!   Artigos Cursos CPT


Quais as duas funções do gestor? O planejamento e a organização. E quanto as funções que compõem o processo administrativo? Simples: a direção e o controle. “Enquanto a função de planejamento cuida do futuro da empresa, traçando objetivos e estratégias, a função de organizar estabelece a estrutura e recursos para a realização desses planos”, afirma Rúbia Fonseca, professora do Curso CPT Fundamentos da Administração.

Dando sequência ao processo, o gestor interpretará os planos e orientará as pessoas sobre como executá-los e garantirá o alcance dos objetivos, exercendo, assim, a função de direção. Para completar o ciclo, o gestor realiza a função de controlar, que corresponde ao monitoramento e acompanhamento dos resultados obtidos, para assegurar ações corretivas quando necessário.

Como se trata de um processo cíclico e contínuo, o planejamento sempre será revisto, podendo levar a alterações na organização, que implicará novas formas de direção e controle, formando o processo que o gestor desempenha permanentemente na empresa.

Funções do processo administrativoDireção

Uma vez definido os planos e estruturada a organização, resta dar andamento e fazer com que os colaboradores realizem as atividades de forma satisfatória. Este é o papel executado pelo gestor, que chamamos de direção: fazer a empresa funcionar por meio das pessoas.

Funções do processo administrativoControle

No exercício de seu trabalho, o gestor se depara continuamente com as funções de planejar, organizar, dirigir e controlar. O controle está intimamente relacionado com as demais funções do processo administrativo, de forma a avaliar se o que foi planejado está sendo executado da melhor forma, se são necessários ajustes no plano (planejamento) ou na forma como os recursos estão alocados (organização) ou no desempenho da equipe (direção). O controle pode indicar a necessidade de mudanças significativas na estratégia ou na estrutura da organização.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Quer saber mais sobre o Curso? Leia a(s) matéria(s) abaixo:


- Afinal, o que faz um administrador de empresas?
- Administrador de empresas: uma única pessoa em vários papéis

Conheça os Cursos CPT da área Gestão Empresarial.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!