Enquanto brincam, muitas vezes, as crianças não têm consciência do que estão aprendendo, do que foi exigido delas para realizar os desafios envolvidos na atividade. Por isso, pedir que alguma forma de registro seja feita após a brincadeira faz com que as crianças reflitam sobre suas ações e permite ao professor perceber se eles observaram, aprenderam e se apropriaram dos aspectos mais relevantes que foram estabelecidos como metas, ao se planejar a brincadeira escolhida.
De acordo com Luciana Fiel, professora do Curso CPT Confecção de Brinquedos Pedagógicos com Sucata e Dobradura, as crianças trazem para suas brincadeiras o que veem, escutam, observam e experimentam. Enfim, as crianças revelam suas visões de mundo e suas descobertas. Nas Diretrizes Básicas da Educação, ressalta que “o brincar é uma necessidade básica e um direito de todos, é uma experiência humana, rica e complexa. O ato de brincar é muito sério, pois é no brincar que as crianças fazem a construção dos conhecimentos e das habilidades para a aprendizagem, além da linguagem e dos valores sociais”.
Aprender uma língua não é somente aprender palavras, mas também os seus significados culturais e, com eles, os modos pelos quais as pessoas do seu meio sociocultural entendem, interpretam e representam a realidade, afirma Eneida Pereira Gondim, professora do Curso a Distância CPT Educação Infantil - Linguagem Oral e Escrita, em Livro+DVD e Curso Online.
A principal atividade da criança na creche é brincar. As crianças são estimuladas por meio de brincadeiras, o tempo todo, portanto, a recreadora deve saber brincar, demonstrar habilidade nesse fazer, aproveitando sempre os momentos para educar a criança, conversar com ela com firmeza e carinho.
Segundo Luiz Sérgio Pessôa, professor responsável pela Aula 9 - Aproveite seu Tempo e Aprenda Mais - da série Professor Eventual, "Não existe fórmula para se aprender mais rápido, o que existem são técnicas de aprendizagem que podem ser adaptadas de acordo com cada um. Cada pessoa possui uma maneira de aprender e ainda depende também do tipo de inteligência que cada um possui".
Realizar um controle eficiente do rebanho traz excelentes resultados ao pecuarista. Uma forma de fazer isso é com a identificação de cada animal com os brincos eletrônicos. Além de serem fáceis de aplicar, eles trazem importantes informações sobre o gado. Dessa forma, é possível saber as principais necessidades de cada bovino, o que otimiza a produção e economiza significativamente os recursos.
O que será que acontece quando as crianças estão brincando? Você sabe responder? Pois bem, para alguém que observa fora do contexto em que a criança está inserida, trata-se de apenas brincadeiras e diversão. Porém, para um educador atento, muitas coisas importantes estão ocorrendo: assimilação e apropriação da realidade humana, construção de hipóteses, elaboração de soluções para problemas, enriquecimento da personalidade.
Seu filho gosta de brincar sozinho? Saiba, então, que isto é perfeitamente normal. Segundo Maria Oliveira Cortes, Prof.ª do Curso CPT Teatro na Educação Infantil, “é comum crianças gostarem de brincar sozinhas, pois nesses momentos são livres para fazerem o que querem, mas no coletivo as elaborações são mais amplas."
Brincar é de enorme valor e importância para a criança. Dependendo da qualidade das oportunidades que lhe sejam oferecidas, através de brincadeiras e brinquedos, pode-se garantir às crianças que suas potencialidades e sua afetividade se harmonizem.
Em época de crise econômica, qualquer desperdício equivale a um rombo no orçamento familiar. Sendo assim, que tal aprender um pouco mais sobre alguns alimentos? Muitas vezes, por falta de conhecimento jogamos no lixo nutrientes importantes, encontrados nas cascas, folhas, talos e sementes de algumas frutas e legumes, e isso é ruim tanto para o nosso bolso quanto para a nossa saúde. Então, com as dicas abaixo, aprenda a aproveitar ao máximo aquilo que alguns alimentos têm a nos oferecer.