Estudos mostram que crianças que brincam bastante serão adultos mais ajustados e preparados para a vida
Brincar é de enorme valor e importância para a criança. Dependendo da qualidade das oportunidades que lhe sejam oferecidas, através de brincadeiras e brinquedos, pode-se garantir às crianças que suas potencialidades e sua afetividade se harmonizem.
“É necessário que a criança brinque para expressar suas fantasias, seus desejos e experiências, pois no mundo do faz-de-conta é possível destruir o que incomoda, sejam pessoas ou situações, e reconstruí-los, novamente, colocando-se no mundo externo à própria realidade interna, sem danos e culpas inadequadas”, afirma a professora Luciana Fiel, do curso Educação Infantil – Confecção de Brinquedos Pedagógicos com Sucata e Dobradura”, produzido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Por meio de brincadeiras, as crianças procuram dominar as suas angústias e os seus medos, provenientes de fantasias mescladas, muitas vezes, com a realidade. É também através das brincadeiras que as crianças exprimem sua natural agressividade, de forma tranquila e segura, de modo socialmente aceito.
É através das brincadeiras que as crianças exprimem sua natural agressividade, de forma tranquila e segura
As brincadeiras servem, também, para estabelecer e desenvolver a sociabilidade; para aumentar suas experiências e aprender que é permitido errar e que pode tentar de novo, sem críticas destrutivas. As brincadeiras servirão para promover sua criatividade e favorecer toda expressão da personalidade da criança assim como desenvolver de forma sadia sua própria sexualidade.
As crianças brincam para buscar prazer, para expressar agressão, para controlar a ansiedade, para estabelecer contatos sociais, para realizar a integração da personalidade e, por fim, para comunicar-se com as pessoas.
Com o avanço da industrialização, o brinquedo passou a ser um objeto a ser adquirido e consumido. Há pais que supervalorizam o brinquedo sofisticado, o mais caro, o mais eletrônico, o fato é que o brinquedo industrial tem seu papel na vida da criança da mesma forma que ela se diverte com os objetos mais simples. Ele pode ser uma pipa, um carrinho, uma pá, uma boneca de pano, como pode ser uma folha caída da árvore, pedrinhas achadas no chão, tampinhas e caixinhas de papel.
A ação de brincar e o interesse da criança evoluem conforme sua faixa etária, seu desenvolvimento sócio-afetivo, seus hábitos culturais
Um brinquedo pode ser visto de diferentes maneiras pela criança: como potencial de recolhimento e consolação, estímulo à autonomia ou à associação do coletivo, realização, cooperação e progresso; e como novidade, distração ou informativo. O brinquedo certo é mais do que um meio de gerar consumo e lazer. Ele é, também, uma forma de estimular a atividade criadora e a percepção infantil, possibilitando à criança desenvolver a inteligência, dotando-a de maior capacidade de apreensão e compreensão.
A ação de brincar e o interesse da criança evoluem conforme sua faixa etária, seu desenvolvimento sócioafetivo, seus hábitos culturais. Através da brincadeira, a criança aprende, exercita suas habilidades, percebe, fascinada, coisas novas, repete sem parar o que gosta, explora e pesquisa o que há de novo ao seu redor.
Estudos mostram que crianças que brincam bastante serão adultos mais ajustados e preparados para a vida. É brincando que se descobre como enfrentar situações de medo, dor, angústia, alegria ou ansiedade. É preciso que a criança tenha liberdade para brincar de forma que achar melhor. Os pais devem proporcionar espaços destinados a brincadeira da criança, passando para ela, nesses momentos, as noções de limite.
Brincar educa, ajudando a criança a adquirir o conhecimento técnico, o papel e os valores que serão necessários na idade adulta
Brincar educa, ajudando a criança a adquirir o conhecimento técnico, o papel e os valores que serão necessários na idade adulta. Como fonte de desenvolvimento, contribui para a criatividade infantil, o crescimento intelectual, social e emocional.
Brincar é um verdadeiro fenômeno. Uma criança consegue brincar ainda que não possua brinquedos. Entretanto, afirmam os educadores, uma vez que se pensa em dar um brinquedo a uma criança, é importante que ele seja adequado à sua idade e ao seu desenvolvimento.
Enquanto a criança não ingressou na escola, deve brincar o máximo que puder, depois, é conveniente estipular horários, de modo a conciliar o tempo dedicado aos brinquedos com as tarefas escolares, ainda assim uma boa escola infantil é aquela que usa a brincadeira e o brinquedo como recurso pedagógico.
Sugestão de atividade
Tartaruguinha - Essa atividade tem a finalidade de trabalhar a criatividade, coordenação motora, e desenvolver a percepção visual das crianças.
Material usado
· Garrafa de 2 L de refrigerante vazia, de preferência garrafa de guaraná, porque é verde
· Papel cartão amarelo, marrom ou branco
· Cola quente
· Tesoura
· Cola
· Canetinha preta
É brincando que se descobre como enfrentar situações de medo, dor, angústia, alegria ou ansiedade. É preciso que a criança tenha liberdade para brincar de forma que achar melhor
Confecção
· Cortar a garrafa em baixo, em cima de uma lista
· Recortar o corpo da tartaruguinha em um papel cartão
· Recortar o rabo e a cabeça da tartaruguinha
· Desenhar com canetinha preta os detalhes do olho na cabeça da tartaruguinha
· Colar o rabo e a cabeça com cola quente, no recipiente da garrafa
· Sobrepor a parte de plástico em cima do recorte do corpo da tartaruguinha
Confira mais informações, acessando os cursos da área Educação Infantil.
Por Silvana Teixeira
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Comentários
Kelvin
16 de jun. de 2016Olá, boa tarde. Qual o ano que foi feita essa publicação?
Resposta do Portal Cursos CPT
17 de jun. de 2016Olá Kelvin,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. O presente artigo fou publicado no dia 07/01/2013.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos