
Realizar um controle eficiente do rebanho traz excelentes resultados ao pecuarista. Uma forma de fazer isso é com a identificação de cada bovino com os brincos eletrônicos. Além de serem fáceis de aplicar, eles trazem importantes informações sobre o gado. Dessa forma, é possível saber as principais necessidades de cada animal, o que otimiza a produção e economiza significativamente os recursos.
Brincos eletrônicos
Graças aos avanços tecnológicos na pecuária, os brincos de identificação convencionais têm sido substituídos por brincos de identificação eletrônica. Semelhantes a botões, eles são aplicados na orelha do bovino. Cada brinco EID apresenta um número diferente de 15 dígitos, que pode ser lido por digitalização do código de barras com o auxílio de um leitor EID. Tanto o brinco como o código de barras têm durabilidade por toda a vida do bovino.
Principais vantagens dos brincos bovinos
Identificação individual
A identificação individual de cada bovino traz inúmeros benefícios ao pecuarista. Dessa forma, torna-se muito mais fácil saber informações importantes sobre cada animal separadamente. Na verdade, o reconhecimento de cada bovino facilita o rastreio do histórico e do desempenho produtivo de cada animal.
Com isso, o pecuarista pode tomar decisões com mais rapidez e maior assertividade que impactam positivamente no melhoramento genético, na produção leiteira e na engorda do gado.
Identificação precisa
Os brincos eletrônicos permitem a identificação de todos os animais coletando dados, continuamente, de forma precisa. Assim, o pecuarista, o gestor da fazenda pecuária e todos os funcionários ganham maior segurança no desempenho de suas funções, o que otimiza o processo produtivo e traz maior valor agregado aos produtos, o que aumenta a rentabilidade dos negócios.
Identificação rápida
Graças ao código de barras impresso no brinco, o pecuarista consegue digitalizar o número de 15 dígitos, rapidamente, à distância. Com isso, não há mais a necessidade de parar o bovino para a leitura visual da marca ou tatuagem. Além de economizar tempo, o pecuarista impede que erros na identificação do animal sejam cometidos.
Passos para a aplicação dos brincos
1° Organize os materiais a serem utilizados;
2° Posicione corretamente as peças do brinco no aplicador;
3° Aplique o brinco, no centro da orelha, entre as duas principais nervuras;
4° Verifique a aplicação após ouvir um “clique”;
5° Gire o brinco entre o “macho” e a “fêmea”;
6°Aplique um produto cicatrizante, com ação repelente.
Conheça os Cursos CPT da Área Gado de Corte:
Instalações e Equipamentos para Pecuária de Corte
Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte
Fonte: tecnologianocampo.com.br
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.