WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Aprenda a aproveitar melhor os alimentos

Em época de crise econômica, qualquer desperdício equivale a um rombo no orçamento familiar. Sendo assim, que tal aprender um pouco mais sobre alguns alimentos?

Aprenda como aproveitar melhor os alimentos

 

Em época de crise econômica, qualquer desperdício equivale a um rombo no orçamento familiar. Sendo assim, que tal aprender um pouco mais sobre alguns alimentos? Muitas vezes, por falta de conhecimento jogamos no lixo nutrientes importantes, encontrados nas cascas, folhas, talos e sementes de algumas frutas e legumes, e isso é ruim tanto para o nosso bolso quanto para a nossa saúde. Então, aprenda a aproveitar ao máximo aquilo que alguns alimentos têm a nos oferecer.

1- Casca de laranja

- Vantagens

A casca da laranja possui mais nutrientes que a própria polpa. Ela é rica em vitamina C, em fitonutrientes e em flavonoides. Seu consumo aumenta a imunidade do organismo, previne contra infecções, auxilia na digestão e alivia problemas gastrointestinais, como acidez e azia.

- Como aproveitá-la:

Pode ser caramelizada e servida com café, pode ser utilizada em compotas e pode ser utilizada em massas de biscoitos para dar mais sabor.

2- Talo e folhas de Couve-flor

- Vantagens

Ao contrário do que se imagina, talos e folhas de couve-flor podem ser mais nutritivos do que a parte nobre do vegetal. Eles contêm mais ferro, sem contar que o talo é uma excelente fonte de vitaminas C e A e de fósforo e cálcio.

- Como aproveitá-los

Com o talo de couve-flor é possível fazer bolinhos salgados e sopas. Já as folhas, podem ser feitas refogadas e usadas como recheios de esfirras e panquecas.

3- Casca e sementes de mamão

- Vantagens

A casca de mamão é rica em proteína, fibras, potássio, fósforo e vitamina A e C, além de ser uma importante fonte de betacaroteno e ajudar na digestão. O consumo das sementes, por sua vez, favorece o funcionamento do intestino.

- Como aproveitá-los

A casca do mamão pode ser aproveitada pura ou em bolos, sucos, ensopados e vitaminas. A semente, por sua vez, pode ser utilizada em saladas.

4- Sementes de jaca

- Vantagens

A semente de jaca é rica em proteínas, ferro e vitaminas. Seu consumo auxilia contra a prisão de ventre.

- Como aproveitá-las

Nutritiva e saborosa, a semente de jaca torrada e triturada vira uma farinha, podendo ser usada em bolos, tortas e até em quibes.

5- Casca da abobrinha

- Vantagens

A casca da abobrinha é muito rica em fibras. Quando consumida, ela auxilia no funcionamento do intestino, ajuda a controlar os níveis de açúcar e gordura no sangue e, ainda, ajuda a prevenir diabetes e doenças cardiovasculares.

- Como aproveitá-la

Ao ser picada, a casca de abobrinha pode ser utilizada em conjunto com a ricota em quiches ou misturada a outros ingredientes em recheio de tortas.

6- Casca de melão

- Vantagens

A casca de melão tem quase seis vezes mais cálcio e fósforo do que a polpa, além de possuir alta taxa de potássio. Ao ser consumida, além de auxiliar no bom funcionamento de todas as células, tecidos e órgãos do corpo humano, é também fundamental para a função cardíaca, chegando mesmo a reduzir a pressão arterial.

- Como aproveitá-la

Depois de cozida, a casca de melão pode ser utilizada em farofas e saladas, ou então para se fazer geleia, suco e até cocada.

7- Talo de agrião

- Vantagens

Informação pouco divulgada é que o talo do agrião contém a maior parte dos nutrientes do vegetal. O agrião é rico em vitamina C e é fonte de ferro, cálcio, vitamina A, B1 e B2. Ele ajuda a aumentar a imunidade do organismo e, portanto, prevenir infecções.

- Como aproveitá-lo

Uma boa dica é servir o talo de agrião como refogado. Para isto, basta misturá-lo ao tempero e depois acrescentar ovos batidos.

8- Sementes de abóbora

- Vantagens

Além de ser rica em fibras, a semente de abóbora possui fósforo, que ajuda na retenção do cálcio nos ossos e dentes, e magnésio, que possui ação anti-inflamatória.

- Como aproveitá-las

Ao ser tostada e levemente salgada, a semente de abóbora pode ser servida como um saboroso aperitivo. Se preferir, você pode tostá-la, triturá-la e fazer deliciosa uma farofa nutritiva e gostosa. Outra possibilidade é ser misturada na massa de bolos e tortas.

9- Casca de banana

- Vantagens

A casca de banana é rica em fibras e em vitamina A, C e do complexo B.

- Como aproveitá-la

A casca de banana pode ser utilizada na confecção de bolo e bolinhos, pode ser acrescentada em farofas ou, até mesmo, ser parte dos ingredientes de um brigadeiro bem brasileiro.

10- Talo de salsinha

- Vantagens

O talo de salsinha é grande fonte de vitamina C, cálcio, fósforo, ferro e potássio.

- Como aproveitá-lo

Devido ao fato de ser muito saboroso, o talo de salsinha, assim como talos e folhas de vegetais diversos, como couve, espinafre e brócolis, pode ser utilizado como tempero. Outra possibilidade viável, é usá-los como ingredientes na preparação de saborosas farofas.

11- Casca de chuchu

- Vantagens

Por ser muito rica em fibras, a casca de chuchu ajuda no bom funcionamento do intestino e no controle dos níveis de açúcar e gordura no sangue.

- Como aproveitá-la

Você pode moê-la no liquidificador e utilizá-la em sopas. Outra opção é cozinhá-la com o feijão.

12- Folhas de cenoura

- Vantagens

As folhas de cenoura jamais devem ser jogadas no lixo, pois são ricas em vitamina A, importante nutriente para a saúde dos olhos, da pele, dos cabelos e para o crescimento.

- Como aproveitá-las

Depois de serem bem lavadas e picadas, as folhas de cenoura podem ser usadas como tempero na fabricação de bolinhos. Se houver necessidade, elas também podem ser usadas como substitutas da salsinha, já que as ambas são parecidas em aspecto e sabor.

13- Casca de abacaxi

- Vantagens

A casca do abacaxi contém proteína, lipídeos, fibras, cálcio, potássio, ferro e, ainda,  mais vitamina C do que a polpa da fruta. Seu consumo aumenta as defesas do organismo, auxiliando na prevenção e no combate de infecções como a gripe.

- Como aproveitá-la

Cascas de abacaxi, assim como as cascas de goiaba, viram deliciosos sucos. Outra dica é usá-las em substituição aos líquidos usados em receitas de bolos.

14- Casca de maracujá

- Vantagens

São muitos os benefícios da casca do maracujá. Além de ser excelente fonte de vitamina C, ferro e fibras, ela é rica em niacina, que desempenha importante papel no metabolismo energético celular, além de remover substâncias químicas tóxicas do organismo; e em cálcio e fósforo, que auxiliam a construir, proteger e recuperar ossos, músculo e sangue.

- Como aproveitá-la

A casca do maracujá, assim como a casca da tangerina, é ideal para fazer doce em compota ou geleia.

15- Casca de batata

- Vantagens

A casca da batata possui alta concentração de propriedades antioxidantes, que ajudam a retardar o envelhecimento do organismo.

- Como aproveitá-la

A casca da batata frita, assim como as cascas de mandioquinha, nabo, cenoura ou beterraba, são muito nutritivas e podem ser consumidas assadas ou fritas. A casca da batata, quando frita, é muito deliciosa, além de ser ainda mais crocante que a própria batata frita. Também pode ser consumida cozida e aproveitada no preparo de omeletes.

16- Folha e talo de beterraba

- Vantagens

A beterraba é um alimento rico em vitaminas e minerais. Em seu talo, é possível encontrar flavonoides, antioxidantes que auxiliam na prevenção do envelhecimento das células.

- Como aproveitá-los

A beterraba pode ter todas as suas partes aproveitadas. Com as folhas, faz-se charutos recheados, com seu talo, risotos e saladas, e até a água de seu cozimento pode ser aproveitada no preparo de gelatinas vermelhas.


Por Silvana Teixeira.
Fonte: Uol.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!