
Por que estudar ou para que estudar: qual pergunta você se faria? A pergunta certa a se fazer é "para que estudar?", afirma Ethel Peternelli, professora responsável pela Aula 3 – Motivação para Estudar, da Série Professor Eventual, Volume III, produzida pelo Centro de Produções Técnicas – CPT. E as respostas para a pergunta acima são várias:
- Estuda-se para adquirir conhecimento;
- Estuda-se para criar e mudar comportamentos;
- Estuda-se para adquirir hábitos.
É assim que começa-se a aprender. Mas, afinal, o que é aprender? Aprender é quando adquirimos conhecimentos e tornamo-nos aptos para chegar a um propósito traçado. Seja escrevendo, resumindo, assistindo ou esquematizando adquire-se conhecimento para alcançar objetivos. E o professor é o grande responsável por criar condições e oportunidades que facilitem o processo de aprendizagem do aluno. Como? Planejando e preparando muito bem as suas aulas, usando metodologias apropriadas e variadas, criando um ambiente em sala de aula que seja atraente e agradável, tornando o processo de ensino-aprendizagem um evento prazeroso, o que, obviamente, favorecerá a aprendizagem pelo aluno.
Na visão construtivista do processo de aprender, o professor não tem o poder de causar diretamente a aprendizagem do aluno. Quem causa a aprendizagem é o próprio estudante. Mas isso não torna menos importante o papel do professor. Pelo contrário, os professores são muito importantes. A missão do professor é a de facilitador. É o guia, é o exemplo, e, principalmente, é o motivador. É quem mostra o caminho. O aluno é, por sua vez, o orientado que participa do processo ensino-aprendizagem. Para mantê-lo envolvido e motivado, devemos pensar em metodologias práticas que vão colaborar no desenvolvimento dessas habilidades.
Existem questionamentos, porém, que revelam conceitos que os alunos têm sobre o ato de estudar. Alguns alunos acham o estudo chato, estudam porque os pais querem que estudem ou porque é realmente tarefa necessária. São estereótipos rotulados pelo simples fato de não se sentirem estimulados, por não usufruírem a vivência de práticas metodológicas aplicadas pelo facilitador.
Conheça toda a Série CPT Professor Eventual, Volume III, disponibilizada em DVDs. Nela são abordados os seguintes temas:
Aula 1- Transtornos Alimentares (Anorexia, Bulimia, Gordorexia e Vogorexia)
Aula 2- Jovem Cidadão
Aula 3- Motivação para Estudar
Aula 4- Postura Profissional do Estudante
Aula 5- Desenvolvimento de Carreira para Jovens
Aula 6- O desafio do Primeiro Emprego
Aula 7- Trabalho e Consumo
Aula 8- Ética para Jovens
Aula 9- Fotossíntese: A Equação da Vida
Aula 10- Posturas e Regras em Eventos Solenes
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.