WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Onde e quando surgiram as ideias que deram origem à República?

Muito se houve falar sobre a República, mas você sabe responder onde e quando surgiram os primeiros movimentos para a sua formação? Não? Foi na Grécia antiga

Onde e quando surgiram as ideias que deram origem à República?   Artigos Cursos CPT

 

Muito se houve falar sobre a República, mas você sabe responder onde e quando surgiram os primeiros movimentos para a sua formação? Não? Pois bem, vamos aos devidos esclarecimentos então: as primeiras ideias de organização democrática do Estado surgiram na Grécia antiga. Ao longo de sua história, por vários séculos antes de Cristo, os gregos elaboraram conceitos estéticos, filosóficos e políticos que ainda hoje se encontram vivos nas sociedades ocidentais. “Sua sociedade é considerada a mais sofisticada da antiguidade e sua cultura influenciou fortemente a história ocidental”, afirma Francisco Tomazoli da Fonseca, professor do Curso CPT de Ética e Cidadania - Ensino Médio na Aula 1.


Entre os muitos pensadores que se destacaram na Grécia antiga, estava o filósofo Platão. Pensador político, Platão elaborou “A República”, uma obra cujo tema central é a justiça, onde é imaginada uma república fictícia visando ao estudo das formas de organização social. Em “A República”, Platão discutiu a elaboração das leis e seu cumprimento para o bem comum, combateu a tirania, a demagogia e a corrupção. Apesar de apresentar ideias um tanto radicais sobre a organização social que vislumbrava, na qual dividia a sociedade em castas, conforme sua capacidade (e não por hereditariedade), o mais famoso filósofo grego discutiu também a organização do Estado, de forma a buscar uma sociedade mais justa e igualitária, que influenciou a história futura da humanidade.


As ideias gregas sobre a democracia e o funcionamento do Estado tiveram grande influência em eventos históricos de grande importância na história da organização política da humanidade, como a Revolução Gloriosa de 1688 na Inglaterra, a norte-Americana de 1776 e a Revolução Francesa, iniciada em 1789. Artesãos, pequenos industriais, comerciantes, profissionais liberais e agricultores, enfim, a sociedade liberal, revoltaram-se contra uma organização do estado na qual a nobreza detinha o poder político e econômico, passado hereditariamente de pai para filho. Estes cidadãos, conhecidos como burgueses, viviam na pobreza, pagando pesados impostos e sem direito a voz sobre o destino do seu país. Empreenderam uma das mais sanguinárias revoluções da história, que durou 10 anos e eliminou a monarquia e iniciou uma nova forma de organização do país: a República.


Aliados aos burgueses, os pensadores da época, chamados de Iluministas e, depois, positivistas, foram fortemente influenciados pelos filósofos gregos e imaginaram uma maneira de organizar politicamente a sociedade de forma a garantir que os cidadãos pudessem ter voz junto a seus governantes. Esses mesmos pensadores acabaram influenciando também os ideais de independência dos Estados Unidos e a forma como o país se organizou política, econômica e socialmente, após a Guerra de Independência.


Nesse momento histórico, o poder sai das mãos do rei (imperador supremo) e passa para a autoridade do Parlamento, para depois ser consolidado o que chamamos hoje de Estado de Direito. A Lei Governa.


Conheça os Cursos CPT da Área Professor Eventual.

Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?