WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Coleta seletiva e reciclagem: qual a ligação entre eles?

Reciclagem é o termo utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto, a partir da coleta seletiva do popularmente chamado lixo

Coleta seletiva e reciclagem: qual a ligação entre eles?   Artigos Cursos CPT

 

Reciclagem é o termo genericamente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Suas maiores vantagens são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não-renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessitam de tratamento final, como aterramento e incineração.


Outros pontos positivos que merecem destaque são: a prática da reciclagem prolonga a vida útil dos aterros sanitários; diminui o desperdício e o depósito de lixo em lugares clandestinos e inadequados; minimiza o aparecimento de vetores que vivem e se alimentam de resíduos; reduz o consumo de energia na produção; e gera renda pela comercialização dos recicláveis.


O primeiro passo a ser dado para realizar a reciclagem de materiais descartados é a correta separação daquilo popularmente denominado lixo. “Separando, criteriosamente, os resíduos, ainda nos domicílios, separando os que são recicláveis dos que não são recicláveis e a matéria orgânica, o processo de transformação desses componentes em novos produtos, é muito melhor, mais bem feito e mais higiênico”, afirma a professora Svetlana Fialho do Curso CPT de  Aula de Meio Ambente - Ensino Médio. Para isso, no entanto, é necessário realizar uma coleta seletiva de alguns desses resíduos.


A coleta seletiva, por sua vez, é o ato de separar e coletar materiais já usados, mas que são recicláveis (papéis, plásticos, metais e vidros), para não serem descartados como lixo, possibilitando, assim, sua comercialização e transformação em novos produtos, por um processo de reciclagem artesanal ou industrial. Neste sentido, ela deve ser pensada sempre em associação com a melhoria do sistema de limpeza urbana como um todo.


Reciclar é muito importante para preservar os recursos naturais e o meio ambiente, pois diminui o material aterrado ou jogado a céu aberto, evitando a poluição do ar, da terra e da água. Contribui, ainda, para o adequado manejo dos resíduos sólidos, minimizando os problemas com vetores e doenças associadas aos resíduos e, além disso, torna o custo da produção menor, se comparado com o da produção originada diretamente da matéria-prima virgem.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Professor Eventual.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?