WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O que são custos?

Entenda esses conceitos para entender como um bom gerente trabalha

O que são custos?    Artigo CPT

 

Existem diversos conceitos que podemos usar a nosso favor na administração de um negócio, um bom gerente sempre estará a par das definições. Para nós, os custos serão os valores necessários para comprar ou transformar um determinado produto, assim afirma o professor Marcos Lanna do Curso CPT de Treinamento de Gerente de Loja.


''custo é a expressão, monetariamente quantificada, da utilização de recursos para adquirir ou processar um determinado bem, seguindo a sua cadeia de agregação de valores no âmbito de uma organização''.


Dessa forma, se comercializamos na nossa empresa mercadorias que já adquirimos prontas (roupas, por exemplo), os valores de compra desses produtos serão considerados como custos.


Conceitos básicos de custo:


1. Custos fixos: são aqueles que, num determinado tempo, não apresentam variações significativas, proporcionais ao aumento ou decréscimo das vendas. Como exemplo, podemos citar o aluguel do galpão onde está instalada uma fábrica de móveis. Se a empresa vender mais ou menos, não acarretará nenhuma variação no aluguel em questão. Caso o dono do imóvel solicite um aumento no valor, nós teremos simplesmente uma variação de valor. O montante a ser pago continua não sendo influenciado pelas vendas do período.


2. Custos variáveis: de forma contrária do primeiro, os custos variáveis flutuam proporcionalmente aos volumes de produção ou venda. Consideremos que a empresa em questão fabrica cadeiras. A madeira utilizada terá variações proporcionais ao volume produzido / comercializado. Além de ser inerente ao processo da empresa (custo), ainda varia proporcionalmente à ''demanda''.


3. Custos diretos: são os que estão fortemente associados à produção. A madeira citada no item "custos variáveis" também é um custo direto. O salário dos funcionários da produção é um custo direto, mas não variável. Caso eles ganhem comissão por produção esse custo será direto e variável.


4. Custos indiretos: é claro que, para serem considerados como custos, os valores precisam estar associados à produção, mas, nesse caso, não estão tão claros assim. Vejamos alguns exemplos: salários e encargos dos supervisores, energia elétrica da fábrica, custos com manutenção de máquinas, etc.


Necessário observar que as despesas também poderão ser fixas ou variáveis. Esses dois conceitos serão essenciais, quando estivermos calculando os preços de venda.


Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!

 

Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial.
Por Eduardo Silva Ribeiro.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?