WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O biocombustível traz benefícios econômicos, sociais e ambientais

É possível produzir biodiesel para uso próprio, de maneira segura e econômica.

O biocombustível traz benefícios econômicos, sociais e ambientais   Artigos Cursos CPT

É possível produzir biodiesel para uso próprio, de maneira segura e econômica, utilizando o processo do craqueamento.É possível produzir biodiesel para uso próprio, de maneira segura e econômica, utilizando o processo do craqueamento.

A importância de se introduzir o biodiesel na nossa matriz energética é baseada em fatores econômicos, sociais e ambientais. O fator econômico é uma alternativa concreta para o consumo interno e diminuição da nossa dependência do mercado de petróleo,  além de possibilidades de exportação para o mundo. O fator social tem importância pela sua geração de empregos e manutenção do homem no campo. Por fim, ambientalmente temos um sistema que devolve à atmosfera aquilo que a planta retirou no momento do seu crescimento. Assim, é estabelecido um ciclo fechado de carbono, pois a planta absorve o CO2 enquanto cresce, e este é liberado quando ocorre a queima do biodiesel no motor.

É possível produzir biodiesel para uso próprio, de maneira segura e econômica, utilizando o processo do craqueamento. Esse processo é muito simples e permite produzir biodiesel para ser utilizado em propriedades agrícolas e em pequenas comunidades.

“Para o Brasil, a produção de biodiesel é uma oportunidade tecnológica e estratégica que permitirá crescimento econômico em vários sentidos”, afirma Paulo Anselmo Ziani Suarez, professor do Curso a Distância CPT Produção de Biodiesel na Fazenda. Em nosso curso você também pode conhecer muito sobre as alternativas para o fornecimento de óleo vegetal.

Para fazer o biodiesel, podem ser empregados diversos óleos e gorduras, animais ou vegetais. As alternativas para o fornecimento de óleo vegetal são diversas e podem ser obtidas conforme as espécies cultivadas em cada região. Veja:
 
Pinhão-manso


O pinhão-manso se destaca como uma planta com grande potencial para produção de biodiesel.

O pinhão-manso se destaca como uma planta com grande potencial para produção de biodiesel.

O pinhão-manso se destaca como uma planta com grande potencial para produção de biodiesel, devido a vários fatores, como: alto teor de óleo em suas sementes, em torno de 40%; características físico-químicas do óleo; rusticidade da planta, que se adapta a várias condições de clima e solo; boa resistência à seca e ao ataque de pragas e doenças; e vantagem de ser uma planta perene, que produz por mais de 40 anos.

O professor Nagashi Tominaga  do Curso a Distancia CPT, "Cultivo de Pinhão-manso para Produção de Biodiesel", afirma que, “Devido às suas características agronômicas e ao baixo custo do cultivo, o pinhão-manso é a grande aposta do agronegócio para a produção de biodiesel e também uma fonte de renda complementar para o agricultor”.
 
Mamona


O óleo de mamona também pode ser um substituto do petróleo na sintése de diversos produtos.

O óleo de mamona também pode ser um substituto do petróleo na sintése de diversos produtos.

O óleo de mamona pode ser utilizado para sintetizar uma grande quantidade de produtos, que têm emprego na área de cosméticos, lubrificantes, polímeros, tintas e vernizes. Pode ser um substituto do petróleo na síntese de diversos produtos. Os lubrificantes e fluidos usados em aeronaves são todos produzidos a partir do mesmo. O biodiesel, ou diesel vegetal, pode ser obtido a partir do óleo de mamona. Este óleo pode reduzir o uso ou mesmo substituir o diesel de petróleo, como combustível. Cada 100 kg de mamona em bagas, obtém, em geral, 45 kg de óleo e 50 kg de farelo e torta. Do óleo, 36 kg são do tipo 1, ou seja, de melhor qualidade, geralmente hidráulica; e 9 kg são do tipo 3, de qualidade inferior, obtidos por extração com solvente químico.

De acordo com o professor Reinaldo Nunes de Oliveira, do Curso a Distância CPT "Cultivo e Processamento de Mamona", “A mamoneira adapta-se a diversas condições climáticas, podendo ser cultivada em todas as regiões brasileiras. Por ser pouco exigente em água e bem resistente às altas temperaturas, a cultura da mamona tem-se mostrado excelente alternativa para as regiões do semi-árido. No Brasil, é tradicionalmente cultivada por pequenos produtores, que utilizam mão-de-obra familiar. Por isso, tem um importante papel na fixação do homem no campo e na complementação da renda dos pequenos produtores. Por outro lado, uma tecnologia mais avançada permite o cultivo com todas as operações mecanizadas, permitindo a condução de lavouras extensas”.

Coco Macaúna


A Acrocomia aculeata é uma planta nativa brasileira com grande potencial para extração de óleo vegetal destinado à produção de biodiesel.

A Acrocomia aculeata é uma planta nativa brasileira com grande potencial para extração de óleo vegetal destinado à produção de biodiesel.

Conhecida por nomes populares como bocaiuva, mucajá e, principalmente, macaúba, a Acrocomia aculeata é uma planta nativa brasileira com grande potencial para extração de óleo vegetal destinado à produção de biodiesel. A macaúba produz cachos com pequenos cocos, que podem produzir dez vezes mais óleo por hectare que a soja. Esse fato tem despertando a atenção de pesquisadores e empresários brasileiros e de companhias internacionais produtoras de biodiesel.
 
O coco macaúba é uma palmeira encontrada desde o Pará até São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. Com altura até 15 m, a árvore é ornamental, seus frutos são comestíveis e de sua amêndoa se extrai um óleo fino semelhante ao da oliveira. Do miolo do tronco se faz uma fécula nutritiva, as folhas são forrageiras e têm fibras têxteis usadas para fazer redes e linhas de pescar,  sua madeira pode ser utilizada em construções rurais.
 
De acordo com o professor Luiz Angelo Mirisola Filho do Curso a Distância CPT, "Cultivo e Processamento do Coco Macaúba para produção de Biodiesel", “É essa capacidade da Macaúba de produzir óleos e outros subprodutos que tem levado estudiosos e especialistas a indicarem a planta como uma cultura muito promissora em termos econômicos”.

Aprimore seus conhecimentos. Leia as matérias CPT abaixo:


- Petróleo ou biocombustíveis: qual o melhor, qual escolher?
- Desafios da produção de biocombustível no Brasil

Quer saber mais sobre o Curso CPT? Dê play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Biocombustíveis.

Por: Patrícia Tristão.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

marcia Mendes

28 de jan. de 2018

Srs., tenho agricultura e pecuária no MT (norte) é de intenso interesse desenvolver o biodiesel através da gordura animal. O que podem me indicar a esse nível? Existe algum curso ou que eu possa ir pessoalmente para um aprendizado e implantar em minha propriedade essa produção? grata

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de jan. de 2018

Olá Márcia,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nós temos os seguintes cursos a distância: Produção de Biodiesel na Fazenda; Produção de Álcool Combustível na FazendaProdução de Óleo Vegetal Combustível e Biocombustível. Para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

livia pereira.

19 de nov. de 2014

muito bem explicado.

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de nov. de 2014

Olá, Lívia!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso artigo sobre biocombustível.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?