WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Muda de pimenta a partir de sementes: aprenda a fazer

Apesar de algumas pimentas poderem ser multiplicadas por processos vegetativos, a forma de propagação mais utilizada por agricultores é a produção de mudas a partir de sementes

Estufa com mudas de pimenta

Apesar de algumas pimentas poderem ser multiplicadas por processos vegetativos como a estaquia  e a enxertia, a forma de propagação mais utilizada por agricultores na formação de lavouras é a produção de mudas a partir de sementes, principalmente os pequenos produtores que produzem  suas próprias sementes ou compram frutos maduros em mercados e feiras e deles extraem as sementes que serão utilizadas para o plantio.

De acordo com Roseane Mendonça de Figueiredo, professora do Curso CPT, em Livro+DVD e Online, Produção e Processamento de Pimenta, “A produção de mudas por sementes é a forma mais barata, fácil de executar e que gasta menos tempo para a formação da muda”. Uma das vantagens  é  que  a  produção  de  sementes  de  pimentas pode  ser desenvolvida nas mesmas regiões e sob as mesmas condições de clima e solo  recomendadas  para  a  produção  de  frutos.  A  desvantagem  dessa forma de multiplicação é que ocorre variação nas características da planta e dos frutos produzidos, quanto a produtividade, forma, cor dos frutos e resistência  a  pragas  e  doenças,  já  que  são  obtidas sem  seguir  regras básicas para a produção de sementes.

Com o objetivo de minimizar esses problemas, o produtor sempre deve  realizar  uma  rigorosa  seleção  das  plantas  e  dos  frutos,  dos  quais serão retiradas as sementes. Para isso, devem-se retirar frutos de, pelo menos, 25 plantas que apresentem as seguintes características:

- Bom desenvolvimento vegetativo;
- Isenção de pragas e doenças;
- Alta produção de frutos;
- Produção precoce; e
- Características desejáveis do fruto como o tamanho, a cor e o formato.


É  desejável,  também,  que  o  produtor  busque  uma  época  do  ano com temperaturas e umidades relativas mais baixas para a retirada das sementes,  para  se  evitar  a  elevada  ocorrência  de  pragas  e  doenças.  O clima  ameno  não  prejudica  a  produção  e  contribui  para  a  obtenção  de sementes de alta qualidade, com menores riscos de perda de produção. Para a extração e conservação das sementes, os frutos selecionados devem  ser  cortados  ao  meio  e  suas  sementes  retiradas  com  auxílio  de uma faca ou de uma colher. Em seguida, deve ser retirada a mucilagem que envolve a semente, esfregando-a com cal, areia ou cinza, lavando-as em seguida com água corrente.

Por fim as sementes são colocadas sobre um papel absorvente, por um  período  de  dois  a  seis  dias  para  secarem,  sempre  à  sombra.  Ao término  do  período  de  secagem,  devem  ser  armazenadas  em  sacolas plásticas, bem secas e fechadas.

Nesse  processo  de  preparo  da  semente,  o  trabalhador  estará manipulando as partes do fruto que apresentam maiores concentrações de capsaicina. Por isso, é indicado o uso de luvas para diminuir o ardor das mãos, que ficam bastante sensíveis e doloridas.  Esse processo não deve ser executado por pessoas que apresentem sensibilidade, nem conduzido em ambientes fechados.

Como o poder germinativo das sementes diminui com o tempo, as sementes assim preparadas devem ser plantadas o mais rápido possível. Se as sementes forem armazenadas em local seco, fresco e ao abrigo da luz, poderão ser armazenadas por até um ano.

Conheça os Cursos CPT em Livro+DVD e Onlineda área Agroindústria.
Por Silvana Teixeira.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Izaias gomes

1 de ago. de 2021

Plantei umas sementes a uns 15 dias ate agora não germinou. Comprei as semente pela Internet, umas deixei de molho por 24 outras não. Quanto tempo em média acontece a germinação?

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de ago. de 2021

Olá, Izaias 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

A melhor época de plantio é a partir dos meses de agosto e setembro para a maioria das regiões do Brasil. Como plantar: Cada semente irá originar uma planta. Faça a semeadura em sementeiras ou direto nos vasos. 

Dias para germinação:
Entre 7 a 14 dias as sementes começam a germinar. Vale lembrar que o local dos vasos deve pegar sol todos os dias.
 
Atenciosamente,
Erika

Antonio Batista Bologna

19 de fev. de 2021

Quero comprar 30 mudas de pimenta do reino como eu faço.

Resposta do Portal Cursos CPT

26 de fev. de 2021

Olá, Antonio 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

O CPT trabalha com a produção e comercialização de cursos de capacitação a distância, onde o aluno tem a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e enriquecer sua grade curricular.
No momento não trabalhamos com indicações de fornecedores.

Atenciosamente,

Erika

Edson santos figueira

10 de fev. de 2019

Bom dia,gostaria de saber prq a minha muda não está crescendo ela está com 1 centímetro a mais de 15 dias.

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de fev. de 2019

Olá Edson,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Ela vai crescer, é só aguardar mais uns dias.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Marcos Aguiar

31 de jul. de 2017

bom dia gostaria de saber o porque as folhas cai da minhas muda , apesar dela apresentar sadia ,

Resposta do Portal Cursos CPT

31 de jul. de 2017

Olá, Marcos.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. É preciso avaliar a sua planta, haja vista que ela pode estar saudável só aparentemente.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!