WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Não sabe como plantar alcaparras? Aprenda com as melhores dicas!

Proveniente do mediterrâneo, a alcaparreira é uma planta arbustiva perene, que atinge até um metro de altura e produz por várias décadas

Não sabe como plantar alcaparras? Aprenda com as melhores dicas!

Proveniente do mediterrâneo, a alcaparreira (Capparis spinosa) é uma planta arbustiva perene, que atinge até um metro de altura e produz por várias décadas. As alcaparras produzidas por ela nada mais são do que botões florais imaturos. Estes são comercializados em conserva, para serem utilizados em molhos, saladas, carnes, além dos mais variados pratos da gastronomia mundial.

Clima


A alcaparreira se desenvolve em regiões com clima quente e seco, sob temperaturas elevadas, que podem chegar a 40°C. Muito resistente a diversas condições climáticas, a planta suporta até mesmo as baixas temperaturas, que podem alcançar -8°C. Por outro lado, as alcaparras não toleram alta umidade relativa do ar. Quanto à luminosidade, elas requerem luz solar direta.

Solo


Embora o cultivo de alcaparras possa ocorrer em vários tipos de solo, eles devem apresentar boa drenagem. O mais recomendado é cultivá-las em solo calcário, com pH 7,5 (apesar de aceitarem solos com pH 6 a 8). A alcaparreira pode se desenvolver até mesmo em solos pedregosos e em fissuras de muros.

Irrigação


Como é uma planta típica de regiões secas, a alcaparreira consegue sobreviver a longos períodos de estiagem. Entretanto, no cultivo comercial de alcaparras, o ideal é garantir à planta água suficiente para deixar o solo úmido (não por muito tempo). Água excessiva favorece o aparecimento de doenças e encharcamentos podem matar a planta.

Plantio e espaçamento


O plantio de alcaparras pode ser realizado por semeadura embora as sementes levem longo tempo até germinarem. Por esse motivo, o mais recomendado é o plantio por estaquia. Apesar de a planta apresentar baixa taxa de enraizamento de ramos, as mudas crescem mais uniformes. No processo, devem ser selecionadas estacas com aproximadamente 20 cm de comprimento e com um ano de idade, retiradas da base ou da metade dos ramos mais vigorosos.

Quanto ao espaçamento, ele depende principalmente da cultivar de alcaparra escolhida. Nesse sentido, ele pode variar de 2,5 metros a 5 metros entre plantas. Também é possível o cultivo de alcaparras em vasos.

Podas


Na fase de dormência da alcaparreira, deve ser realizada a poda dos ramos fracos e secos. Já durante a fase de produção, devem ser podados os ramos improdutivos. O processo deve ser realizado com cuidado para não prejudicar o desenvolvimento da planta.

Colheita e produção


A colheita das alcaparras deve ser feita, em dias secos, quando os botões florais estiverem totalmente fechados. O processo deve ser repetido a cada três dias nos meses em que ocorre a floração. Embora seja possível colher alguns botões florais já no segundo ano após o plantio, o mais recomendado é começar a primeira colheita no terceiro ano.

Conheça os Cursos CPT da Área Agroindústria:

Produção e Processamento de Pimenta

Produção de Tomate Seco em Conserva e Shiitake Desidratado

Produção de Palmito de Pupunha

Fonte: hortas.info

Por Andréa Oliveira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!